quinta-feira, 26 de abril de 2012

Secundário

Como fui por vezes referindo, não fiz um secundário "normal". Eu andei no Colégio Internato dos Carvalhos (colégio público) onde se podia escolher no 10º ano uma área - área de Ciências e Tecnologias e no 11º escolhíamos um curso dentro da mesma área:
  • Química, Ambiente e Qualidade
  • Biotecnologia
  • Animação Sócio-Desportiva
Depois, dentro de cada curso, existia a opção de ingressarmos na:
  1. via Científica (especialmente preparada para aqueles que pretendiam entrar na Faculdade) 
  2. via Tecnológica (que permitia entrar na faculdade, caso se mudasse de ideias (mas os alunos teriam de por si só fazer a Matemática A, Físico-química A e a Biologia-Geologia) ou então ingressar no mundo do trabalho, com uma estágio prático final numa empresa relacionada).  No final do curso,e concluído o respectivo estágio profissional, o aluno receberá um Diploma de Nível III, para exercer funções cometidas a quadros intermédios, como: 
    • Técnico de análises químicas; 
    • Técnico operador/controlador de fabrico; 
    • Técnico de controlo de qualidade; 
    • Técnico de ambiente; 
    • Técnico de higiene e segurança no trabalho.

Eu optei naturalmente pela via científica.
Para todos os curiosos e interessados, aqui fica o prometido programa curricular do meu secundário. 


 

E pronto, com tanta química e tantas horas de laboratório por semana comecei a perceber que não era Farmácia que eu queria, e não era nada relacionado com esta área.
Entretanto, no 12º, surgiu a verdadeira paixão à Medicina. Se tivesse optado por curso de Biotecnologia, poderia ter tido Genética e Fisiologia e outras coisas assim que até poderiam dar jeito na Faculdade, mas não me arrependo porque acabei por conhecer pessoas maravilhosas.

7 comentários:

  1. Este curso ainda existe?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi!
      Sim, ainda existe! Pesquisa no site oficial do Colégio: http://www.cic.pt/

      Eliminar
  2. É um bocado confuso :S

    ResponderEliminar
  3. Olá.
    Sou uma visitante assídua do teu blogue e desde sempre persigo o sonho de ir para Medicina. Estou no 11º ano de escolaridade e a minha média desde o 10º tem sido sempre de 18. Contudo, acho que deveria subir uma pouco mais para ver se não entrava "mesmo à rasca". Queria apenas fazer-te uma pergunta. Como é que estudas para os testes? É claro que sei que é necessário ter a matéria sempre em dia e tudo mais, mas costumas estudar noite adentro (deitas-te tarde) ou levantas-te às tantas da madrugada e começas a estudar logo de manhã (deitas-te mais cedo e acordas de madrugada)?
    Bjs e parabéns pelo teu blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia!
      Obrigada desde mais pelo comentário e elogio! É um prazer poder de certa forma ajudar!

      Olha para responder à tua pergunta: nem uma coisa nem outra!
      Nunca fico para além da meia noite. Aliás, às 23h30 o meu cérebro desliga-se, não vale mais a pena continuar...e vou sempre preparar-me para dormir a essa hora, independentemente de no dia seguinte ter orais, testes, trabalhos, o que for...
      Prefiro estudar de manhã, mas também não me levanto de madrugada! Começo às 8h, 8h30, 9h, dependendo do grau de importância das coisas, do adiantamento que levo ou não e sobretudo, do cansaço geral. É muito importante dormir bem e o número de horas suficientes!
      Em época de exames, faço questão de dormir no mínimo 8h, senão é impossível aguentar uma semana de estudo intensivo, e supeeeer impossível aguentar um mês e meio, que é normalmente o tempo que ando em exames.

      Quando andava no secundário as regras em termos de horas eram as mesmas... Costumava fazer resumos da matéria, porque me ajudava a perceber/decorar o que fosse preciso. (Excepto as Línguas, que nunca estudei muito). E já agora aviso que o importante não é os resumos ficarem BONITOS, perfeitos, mas sim esquemáticos, simples e objectivos... Não te ponhas a passar o livro à mão, porque faz o mesmo efeito ler 3x e é mais rápido...

      Espero ter ajudado!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá!
    Gostava de saber se na universidade de coimbra existe uma equipa de futebol feminina e se realmente existe patinagem :)
    Obrigada

    ResponderEliminar
  5. Olá!

    Podes encontrar esse tipo de informação no site da Associação Académica de Coimbra: http://www.academica.pt/

    ResponderEliminar