sábado, 21 de abril de 2012

Reflexões sem Lógica - 6º ano em Coimbra

Hoje é daqueles dias em que sinto uma certa nostalgia... Não sei se é pela chuva que ainda não parou de sair em Coimbra, se é da música de relaxamento que estou a ouvir desde que acordei, ou se simplesmente estou assim porque há dias em que nos apetece sentir desta forma.

Esta semana, no entanto, não deixou de ser bem sucedida... Está escrita a proposta da minha tese de mestrado e devidamente assinada. Só falta entregar e esperar que ma aprovem. Depois disso, é deitar mãos à obra e aprofundar conhecimentos.
O estudo não correu mal de todo,mas ter a obrigação de estudar terapêutica das dislipidémias é algo que não aprecio, mas há teste próxima 2ª feira...

Este fim de semana não fui a casa. A minha amiga e companheira de quarto vai fazer aquele que é o exame mais temido de todo o curso - a oral de cirurgia do 6º ano. Há quem diga que depois desta feita, "já somos médicos"... Sobre o Professor, diz-me imensas coisas e ninguém sabe ao certo onde começa a verdade e onde termina a mentira e o exagero. Sobre a pressão: essa não há dúvidas, não há oral pior... Não importa mais nada, a não ser ter sorte nas perguntas, transmitir segurança e confiança (tarefa mmmmmuito mais difícil do que o que pode parecer) e claro, saber expor o pensamento e raciocínio de forma correcta e clara.
Sinto-me preocupada com ela, e estou solidária à carga que eu sei que ela transporta nos ombros neste momento. Espero sinceramente que 2º feira seja um dia feliz para ambas!
E tudo isto me leva a pensar na quantidade de coisas que nos são exigidas no 6º ano! Não é tão somente ir aos estágios de manhã, como eu sei que acontece em algumas faculdades do país... Além dos nossos estágios começarem mais cedo e terminarem mais tarde que os das outras faculdades, o pessoal do 6º ano tem seminários 2 vezes por semana, toda a tarde, com presença obrigatória. E depois em cada estágio temos a seguinte lista de tarefas:
  • Cirurgia (2 meses): estágio + urgências + entrega de relatório de actividades do estágio + avaliação prática/oral (história clínica escrita + discussão com o Regente do Estágio e Tutor sobre o caso + perguntas teóricas) - que é eliminatório, e sem o qual não se pode fazer o Exame escrito.
  • Medicina Interna (2 meses): estágio + urgências + oral + teste escrito
  • Medicina Intensiva (1 semana) - avaliação enquadra-se dentro do estágio de Medicina Interna
  • Urgências de Medicina (1 semana) - avaliação enquadra-se dentro do estágio de Medicina Interna
  • Saúde Materna (1 mês): estágio + urgências + teste escrito
  • Saúde Infantil (1 mês): estágio + apresentação de artigo científico + oral + entrega de história clínica
  • Psiquiatria (1 mês) - entrega de história clínica
  • Oncologia (2 semanas)
A juntar a isto tudo, temos a entrega e defesa da tese de mestrado, o estudo para o famoso Harrison (tempo de estudo esse que fica super limitado com tantos trabalhos e orais e testes escritos)...

Enfim, talvez seja por causa disto que hoje acordei mais nostálgica. Esta realidade, iminente mais que nunca por estar a acompanhar o 6º ano da minha amiga, inevitavelmente torna-se assustadora... Dá a ideia que vamos ter de provar o nosso valor até morrermos, dá a ideia que as avaliações nunca vão terminar... E hoje, hoje sinto-me cansada demais para continuar esta batalha...

14 comentários:

  1. Oh. =(
    Se a intensão foi passar como realmente estas nostálgica, conseguistes. Parece-me que as coisas não são mesmo fáceis e, que terás sempre que mostrar o teu valor. É o complicado na profissão que escolheste. Também desejo que segunda-feira seja ótima para as duas. Aliás, felicidades para as duas (tu e tua amiga) sempre.
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh obrigada!!!
      Gostei muito da tua mensagem de força (que li para a minha amiga, que também gostou e agradeceu)!
      Mas não te preocupes... Deve ter sido da chuva, porque entretanto essa nostalgia passou. Ficou o peso da responsabilidade na mesma, mas de uma forma mais leve, porque fui eu que escolhi assim, e porque confio que para tudo há as melhores soluções, sempre...
      beijinho

      Eliminar
  2. Todos os profissionais de saúde são um exemplo para mim, pela responsabilidade com que trabalham a fim de cuidar dos doentes. Não é fácil tirar um curso de medicina, onde quase que é exigida a perfeição no trabalho que se faz, para se curar e salvar pessoas. E esta linda profissão começa com o estudo na escola, mais tarde na faculdade. E realmente é verdade que as avaliações nunca vão terminar, pois haverá sempre alguém que vai precisar de vós, seja nos hospitais ou onde quer que se encontre alguém doente.
    Um abraço,
    Ricardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre tão querido e atento!
      Estou ansiosa por te ver na 6ª feira! E depois vou escrever sobre isso, claro! E tenho a certeza que vais ser o primeiro a ler!

      Beijoca grande

      Eliminar
  3. Encontrei o seu blog por acaso enquanto pesquisava na net e fiquei desde logo impressionado com o que li. Sou aluno do 10º ano, em Coimbra, e desde sempre que sonho em ir para Medicina, mas isto não tem sido nada fácil. Pelo que percebi no seu post, as dificuldade ainda agora acabaram de começar e daqui para a frente é só a piorar. Que conselhos é que acha que me podia dar? É preciso mesmo estudar muito para alcançar este objetivo, certo? E Coimbra é mesmo uma boa universidade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Olha numa próxima, se quiseres assinar, torna tudo mais fácil, mesmo para responder aos vários comentários que vou recebendo...

      Sobre o que me perguntaste: olha eu também não quero passar uma ideia de que tudo isto é impossível e super difícil! O meu objectivo não é desmoralizar ninguém, antes pela contrário!
      Olha eu inicialmente não queria Medicina. As pessoas diziam para escolher medicina, que era um desperdício com a minha média e tal, mas quanto mais diziam isso, mais eu me opunha à ideia. Fiz o secundário com a ideia de química, farmacia ou algo por ai e por isso escolhi a via de quimica... Como tanta quimica no secundário (um dia explico isso melhor) enjoei e percebi que não tinha jeito nenhuma praquilo... E entretanto, no 12º ano, nasceu de verdade o amor à Medicina...

      Como entrei? O meu método sempre foi: tirar o máximo possível, para um dia poder escolher. Quando chegou à hora de escolher medicina, eu podia, porque desde o 10º ano tinha estudado para ter média de 18-19. Portanto: conselho nº 1: faz o teu melhor! Não é preciso deixares de viver, mas prepara-te com tempo para os exames nacionais, faz muiiiitos exercícios, tira todas as tuas dúvidas. Quando chegar à hora de estudar a sério, faz isso - estuda a sério.

      Sobre Coimbra: coimbra é a única faculdade do pais que não se rege por módulos. Ou seja, nós temos aquele horário clássico como eu já vos mostrei e no final do semestre temos avaliaçoes a tudo. A maioria das outras faculdades, já faz os "estágios" de especialidades... Estão um mês a dar o aparelho digestivo e passam esse mês na gastro e no final fazem teste e arrumam "aquele sistema"... Mas pelo que tenho ouvido, o Reitor quer mudar isso. Se isso vai ou nao acontecer, dependerá principalmente do dinheiro.
      Se és de coimbra, então porque não vir para coimbra? Eu sou estudante de fora, sou do Porto, e gastasse imenso dinheiro aos pais por causa disso... a distancia tras mais despesas, como transportes, alojamentos, etc... Coimbra é uma boa faculdade! Prepara-te muito bem para a teoria e pra prática é como eu já disse: quem quer, aprende!

      beijos e boa sorte

      Eliminar
  4. Estás a confundir-me com alguém que conheces! loool
    Nós nunca nos vimos e eu não sei quem és se te encontrar, apenas já postei alguns comentários aqui no teu blogue. Mas achei piada, estares a dizer que nos íamos encontrar na 6ªfeira, mas de certeza que não é comigo, é com outro Ricardo xD
    Quando sou eu a escrever algum comentário no teu blogue normalmente escrevo no fim "Um abraço, Ricardo". Mas qualquer pessoa pode escrever igual a mim. E apesar de escrever o meu nome, o que facilita caso queiras responder aos meus comentários, eu não deixo de ser uma pessoa anónima e nós não nos conhecemos de lado algum.
    Não te esqueças que Ricardo(s) há muitos e qualquer pessoa pode escrever no teu blogue usando esse nome.
    Não faz mal, até foi engraçado o que aconteceu. :)))
    Tenho pena de não ser o Ricardo que estás a pensar, pois ia gostar de me encontrar contigo. ;)
    Mas vou continuar a ler o teu blogue, disso podes ter a certeza!
    Um abraço,
    Ricardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh pois estou!!! Desculpa! Confundi o teu comentário com um amigo de infância, que também é bastante assíduo no meu blog e que costuma assinar como tu!
      Desculpa!
      Beijinho

      Eliminar
  5. Muito bom! :). "a ideia que vamos ter de provar o nosso valor até morrermos, dá a ideia que as avaliações nunca vão terminar". Cada vez acredito mais nisto!!

    Descobri um site porreiro para te divulgares, a ti e ao teu blog.

    www.capspeople.com

    ResponderEliminar
  6. Olá J.Castro,
    Vou iniciar em setembro o ensino secundário e já há muito tempo que eu tenho o sonho de entrar em medicina. Embora tenha sido um aluno excelente até agora (costumo tirar sempre 5 a tudo) tenho medo que no secundário baixe as notas e,por isso queria perguntar-lhe como é que estudava e como é que geria o seu tempo no ensino secundário. Eu tenho confiança em mim contudo a confiança nem sempre é suficiente. Para além disso gostava de saber como é a faculdade de medicina da universidade de coimbra.
    Um abraço,
    Gonçalo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Gonçalo!
      Podes tratar-me por tu, porque embora mais velha, sou ainda muito jovem! =P

      Olha sobre a faculdade de Medicina em Coimbra podes ler outras respostas que já deixei a outros comentadores nesta página, ok?

      Sobre o teu sonho e o teu medo: acho louvável um rapaz da tua idade já ter a noção de responsabilidade e objectivos fixos. Digo isto porque, e não é a ser feminista, as mulheres tendem a traçar objectivos mais cedo que os rapazes. Não é em vão que todos os anos entram mais de 2/3 de raparigas em Medicina...
      No entanto, creio que é demasiado precoce tanta preocupação! Creio que deves aproveitar ao máximo este bocadinho que falta antes de entrares no secundário e creio que deves ver por ti mesmo as dificuldades que terás... Eu não estudei num "secundário normal" por isso as minha dificuldades não foram iguais às que tu deverás ter.
      Quando, E SE TIVERES ESSAS MESMAS DIFICULDADES QUE TEMES, se ainda quiseres a minha opinião, contacta-me sem problema! Tenho o hábito de responder a todos os comentários que fazem no meu blog! Por isso estarei por aqui...

      Até, sinceramente, diverte-te! =P

      Eliminar
  7. E então, como foi o exame oral? Já podemos comemorar?

    ResponderEliminar
  8. Não estudas-te num secundario normal como assim?

    ResponderEliminar