domingo, 14 de dezembro de 2014

Pequenos prazeres das férias

Já mete um bocadinho de nojo a quantidade de fotos que aparecem no facebook de toda a gente! em todas as partes do mundo! (Caraças, não devia existir inveja na vida humana e eu jamais escreveria sobre isto!) México para uns, Brasil pra outros, República dominicana e Cuba para muitos, Tailândia, Nova York e mais não sei quantos destinos.
Enquanto muitos passeiam mundo fora, eu cá o vou construindo dia a dia...

Puzzles - um daqueles prazeres que de tempos a tempos tenho de satisfazer, e este já estava comprado à espera que o começasse desde os velhos tempos do estudo do harrison... O plano é fazer dele um quadro, e depois colocar um pionés a cada país que visitar.

Costura - um outro prazer que fora adormecido pelos ossos do ofício que entretanto foi acordado. São os meus "projectos", como gostamos de lhe chamar cá em casa. Malas, individuais de renda e serapilheira, mais malas para oferecer no Natal...




Filmes e séries - todos quanto possa e goste, todos os dias, noite fora até as 2 da manhã...para no dia seguinte...acordar bem tarde...oh! há quanto tempo!!!!

Ler - já tenho o livro, mas como não me inspirou o prefácio, parei. Tenho de voltar a dar uma nova chance, porque sei que vou gostar. "O Relojoeiro Cego", foi a escolha. Mas acho que por muitos anos que passem, o meu local prefiro de leitura serão sempre as viagens de comboio Espinho - Coimbra.

Procurar casas - hummmm, esse tem um sabor especial. Agora que já sabemos em que hospitais começamos a trabalhar em Janeiro, e eu já sei que ficarei pela Feira, ando a revirar a cidade à procura de um apartamento mobilado, mas missão impossível por preço acessível. Plano B - procurar casa não mobilada e deliciar-me com ideias de "Do it yourself" que há de decoração na internet.

E pouco a pouco, estamos já a meio do mês de Dezembro.
Estou cheia de saudades do ambiente hospitalar.

17 comentários:

  1. Tu bem que mereces essas férias! :D
    diverte-te enquanto nós marramos até mais não :)

    ResponderEliminar
  2. e vais ficar em que especialidade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em cima da mesa tenho:
      Anestesiologia
      Psiquiatria
      Repetir exame para voltar a tentar ginecologia.

      O inicio do ano comum vai ser crucial para eu decidir. Um dia de cada vez...a resposta irá surgir

      Eliminar
    2. vais repetir o ano comum?

      Eliminar
    3. Olá cara colega!
      Tb como tu, vou começar este maravilhoso ano de IAC.... e coincidência, temos as mesmas hipóteses em cima da mesa! (ok, tirando a parte da ginecologia, que embora goste bastante, descarto pelo facto de não conseguir lidar com os problemas éticos que a especialidade me impõe, e ter umas convicções um tanto ao quanto rígidas no que respeita à vida pré natal)...
      Tiraste o curso em coimbra, certo??? O que achaste do serviço de psiquiatria do CHUC??? já ouvi de tudo, e preciso de uma opinião imparcial, a ver se o incluo na minha lista de possíveis opções que começará a surgir...

      Eliminar
    4. Olá colega! =)
      A sério? que coincidência gira!
      Olha todos os serviços têm vantagens e desvantagens mas vou fazer-te um resumo:
      Vantagens: Coimbra é e será sempre uma cidade de professores catedráticos. O "staff" da psiquiatria de coimbra é optimo. Excelentes tutores, excelentes professores. Os internos podem ser convidados a dar aulas aos estudantes de medicina, o que é optimo para o curriculum. Fazem-se semanalmente sessões de Journal Club, há discussões de casos, etc. O serviço é enorme, dividido entre CHUC e Hospital dos Covões, por isso lidas com todo o tipo de patologia. Acho que em termos académicos, é excelente.
      Os CHUC estão divididos entre Homens e Mulheres, em espaços físicos diferentes. O das mulheres funciona maravilhosamente bem, todos adoram. O dos homens é uma desorganização. Fiz lá estagio no 6º ano e achei horrivel nesse sentido, mas eu também sou um pouco perfeccionista. Não há visitas semanais, cama a cama, pelo serviço como há em todas as outras especialidades, cada um faz um pouco aquilo que quer... Visto por outra perspectiva, haver estudantes de medicina por lá pode ser uma desvantagem, na medida em que o serviço tem sempre muita gente.
      beijinhos

      Eliminar
    5. Eu tirei o curso na FMUP, e consegui uma nota que se for para psiquiatria me permite escolher o sítio com relativa certeza (claro que pode haver sempre uma calamidade da dermatologia passar de moda e a psiquiatria assumir o seu lugar...)! Poderia ficar por cá, temos o Magalhães Lemos e o HSJ... Fiz o estágio do 6.º ano no HSJ e simplesmente adorei a especialidade...! :) E temos bons internos, bons profissionais, óptimos professores... Mas admito que no que respeita à psiquiatria, os CHUC despertam um certo "bichinho"... por vários aspectos:
      1) Os grandes nomes que por aí passam... Tive oportunidade de ler e ouvir em algumas conferências o Prof. Pio Abreu, e fiquei fascinado com a concepção da psicopatologia assumida por ele... Da mesma forma que o prof. Vaz Saraiva, e os seus estudos em comportamentos suicidários.
      2) Uma das grandes áreas que me fascina em Psiquiatria, é a psiquiatria forense... Em Coimbra, salvo erro é o unico sítio do país que oferece uma pós graduação em Psiquiatria Forense, em colaboração com o INML... Gosto de Medicina Legal (fiz lá a minha tese), mas sou incapaz de seguir enquanto especialidade, por considerar um tanto ao quanto redutor, ao sentir que acima de tudo sou um clínico, e não apenas um perito.
      3) Gostava de continuar a minha vida académica... Sempre tive um certo sonho de prosseguir com um doutoramento. Sonhar nunca faz mal! Não sei até que ponto em Coimbra há abertura e liberdade a esse respeito, ou se são "7 cães a um único osso"...

      Obrigado pelo esclarecimento, e boas escolhas! :)
      Se tiveres alguma dúvida sobre os hospitais do norte, dispõe! :)

      Eliminar
    6. =) olha o prof pio abreu foi meu professor da teorica, e o prof saraiva é o director da parte das mulheres, que funciona muito bem, e foi meu professor das aulas praticas! Foi graças a eles os dois que adorei a especialidade. =) tens outros nomes - prof macedo, director do instituto de psicologia medica, que foi o meu tutor da minha tese... É como te digo, acho que academicamente nao ae poderia esr melhor... Ha sempre muitos artigos, posters e etc desenvolvidos... Eu tenho um cero fascinio pelo magalhaes lemos, engracado!
      Olha as vagas em coimra nao costumam fechar muito altas, ao contrario do porto... Porque coimbra e uma cidde mais pequena, as pessoas preferem sempre porto/lisboa. Por iss nao te preocupes com isso, consegues entrar sem problema.

      Eliminar
  3. Olá Cara Colega! Conheci o teu blog durante a nossa "viagem harrisoniana"! Sou uma (ex) Psicóloga clínica, que aos 29 anos entrou em medicina e que agora inicia o ano comum em 2015.
    Primeiro, a minha teoria confirma-se, somos pessoas com afinidades, independentemente de tanta coisa, como, idade, país, background cultural, etc..pois penso e vejo o mundo em muitos aspectos de forma semelhante a Cara colega!
    Sim, realmente anda tudo a viajar e a partilhar fotos e comentários de vários locais...talvez fosse simpático existir alguma contenção, nem todos querem ou podem fazer a tal viagem após o final desta etapa.
    Adorei a opção dos puzzles! Ainda tem a vantagem de exercitar a função cognitiva. Também a costura explora a criatividade, tão necessaria a todos Nos! Eu optei por ler aqueles livros que estavam a minha espera na estante, alguns filmes e realizar voluntariado...algo que sempre fiz e que achei que faria sentido dedicar o meu tempo também nesta fase aos outros...mas no final sou eu que recebo muito mais!
    Estou ansiosa de iniciar a nova etapa, o ano comum, considero ser essencial para solidificar aprendizagem e para praticar e praticar muito....
    Quanto à escolha da especialidade, tenho várias hipoteses, gosto de muita a áreas...e mesmo que a nota depois não esteja de acordo com algo que até deseje....um dos fatores que considero de extrema importância e o local de formação, assim como o tutor...conheço muitos casos, em que estes aspectos e que foram determinantes na promoção de uma boa formação e não apenas a especialidade "per si".
    Acima de tudo estou super feliz, finalmente sou Médica, algo que aos 4 anos já dizia...fiz um desvio e hoje digo que foi o melhor, tenho mais maturidade pessoal e profissional e cheguei na mesma ao destino!
    Um Feliz Natal e o início cheio de sucesso a vida de Medica! :)

    ResponderEliminar
  4. Olá J.C! Tenho acompanhado o teu blog já por algum tempo e tenho de te agradecer por tudo o que escreves aqui. Sempre tive em mente uma carreira em medicina, mas sentia que me faltava um conhecimento verdadeiro do que realmente é estudar medicina. Tu ajudaste-me a ver o lado mais real do que realmente é passar por todos esses anos de estudo para perseguir um sonho, a pensar se realmente era isto que eu queria ou se seria apenas uma fantasia tudo aquilo que eu imaginava quando me via a estudar medicina. Apesar de ainda só estar no 11º ano, e saber que ainda vou mudar muito, acho que vou lutar realmente por isso, por uma vida que, certamente, me fará sentir realizada! Obrigada!

    ResponderEliminar
  5. Para entrar em medicina é necessária uma média de 18 valores, ou achas que posso entrar com um 17 e pouco? Adoro o blog! Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. onde se pode ver a lista dispononivel de especialidades?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "colégios de especialidades medicina" no google, deve aparecer.

      Eliminar
  7. Porque a VMER tem anestesiologista?

    ResponderEliminar
  8. Oi.

    Pensei em determinado assunto hoje e lembrei de você.
    O que achas do tema "espiritualidade e saúde"?


    Imelidiane

    ;)

    ResponderEliminar
  9. Olá! :) Descobri o teu blog e li uns quantos posts e gostei muito :) eu estou no 6º ano e estou agora a começar a batalha com o Harrison! :p espero que o ano comum esteja a correr bem e que entres no que queres! :)

    Também tenho um blog, se quiseres dar uma espreitadela:
    http://pretty-little-stories.blogspot.com

    ResponderEliminar