quinta-feira, 5 de abril de 2012

Semana de Páscoa

A semana passou rápido, num ritmo totalmente diferente do qual estava habituada. Trabalhar é substancialmente diferente de estudar e passar umas horas no hospital.

A 2ª feira acabou por não ser tão agradável como eu tinha imaginado, porque não pude "trabalhar". Havia uma interna do 3º ano a acompanhar a médica com quem eu estava e ela basicamente fazia tudo o que havia para fazer, sem me deixar nadinha...
Na 3ª de manhã estive a assistir a ecografias endovaginais e à tarde fui dispensada por uma médica mais velha, mais mázinha...(que me estragou o humor).
Ontem de manhã estive a assistir às chamadas, em calão, "anças", e que agora não me recordo do verdadeiro nome, mas que foi super divertido e estive na consulta da Patologia da Mama. Á tarde estive na consulta da Menopausa e pude fazer todos os exames ginecológicos, o que me agradou bastante, por puder "trabalhar".
Hoje estive nas urgências e a ver histeroscopias (incluí-se aqui uma laqueação das trompas).
Não passei no bloco nem na maternidade porque não calhou, mas já la tinha estado antes, por isso tenho a noção de como são as coisas por lá.

Em resumo: gostei muito da semana.
Deu para ver o que faz um interno de Ginecologia e agradou-me a ideia de nunca termos estado no mesmo sítio. Todas as manhãs foram diferentes, assim como as tardes. E também deu para desfazer aquele mito que eu tinha criado, de que os internos eram basicamente "lançados aos lobos" sem apoio... A médica que acompanhei nunca esteve sozinha nestes procedimentos e nestas consultas, havia sempre um médico especialista a explicar como, quando e porquê que fazia as coisas...alguns dirigiam-se também a mim enquanto falavam.
Acho que o bichinho da especialidade só cresceu durante estes dias...

Às vezes o que falta é coragem para pegar nos livros a sério, sem me distrair tanto... É difícil estudar tantos anos seguidos, sem ter férias verdadeiras e eu opto por me ir distraindo ao longo do tempo. Não sou pessoa de estar fechada dentro do quarto sempre a estudar, em todos os tempos livres, até às tantas da noite, sem pensar em mais nada na vida, como se só a Medicina fosse importante. E isso faz com que, quando realmente é necessário estudar, não tenha essa força, esse método de estudo que outros vão tendo, já por hábito, por não fazerem mais nada de útil na vida... E ter de estudar coisas que não me dizem absolutamente nada, que eu sei que de importante para o futuro até têm pouco...Ui..isso para mim é matar-me. Portanto posso adiantar-vos que esta semana não estudei quase nada... Chegava cansada, e preferia ver um filme, treinar o meu péssimo inglês ou simplesmente não fazer nada...

Agora? Agora estou a escrever exactamente para isso, para ver se a vontade de pegar na cirurgia digestiva surge...

9 comentários:

  1. Olá! Antes de mais, devo dizer que gosto muito do teu blog! :)
    Tou a pensar seguir medicina, a minha família sempre me incentivou para tal, mas ainda não tenho bem a certeza. Por coincidência, também tou a pensar ir para Coimbra e pelos teus posts dá para perceber que gostas mesmo de estudar lá. O maior problema é o facto deste curso exigir muito de uma pessoa, ter que estudar e DECORAR imenso (coisa que não gosto nada de fazer).. muita gente já me disse que os alunos que estudam medicina não têm vida própria, tão smp enfiados no quarto e raramente saem de lá. Além disso, são muitos anos a estudar e mesmo quando exercem a profissão, estão smp a trabalhar...
    Outro problema que eu tenho é que sou mt tímida e fico sempre muito nervosa qdo vou apresentar trabalhos orais...e pelo que sei, na universidade há mts trabalhos orais :s

    Espero que me respondas, beijinhos.
    A 16 years-old girl.

    ResponderEliminar
  2. Olá "16 years-old girl".

    Antes de mais, obrigada pelo comentário.
    Sobre tudo o que disseste a minha resposta é a seguinte:
    Não deves seguir Medicina, nem qualquer outro curso, só por influencia da família, dos amigos, do namorado, seja de quem for... Deves escolher o que queres para ti em privado, ou seja, só tu própria, o teu coração e a tua cabeça o devem escolher... até porque, infelizmente, Medicina não tardará a ser mais um curso a ter de enfrentar a realidade do desemprego... As vagas são cada vez mais, ainda abrem vagas especiais para licenciados e etc como se não houvesse estudantes suficientes e o país, pequeno, não aguenta com tanto.
    Sobre a realidade de estudar de Medicina: não é só decorar...Mal do médico que só decorou a matéria, em 3 tempos já matou não sei quantas pessoas... è óbvio que temos de decorar algumas coisas..Anatomia é decorar! Há determinados conceitos e guidelines que tens de saber...Fármacos é decorar...Mas tudo o resto é perceber... É necessário conseguir enquadrar a informação! Tens um doente à frente com determinados sintomas e sinais, tens umas análises com determinados valores e tens de saber INTERPRETAR E COMPREENDER o que lhe está a acontecer e porquê. Esse é o raciocínio diário... E garanto-te que a partir do 4º ano é muito giro isso tudo. É claro, também, que não te podem colocar no hospital nos primeiros anos...Precisas de bases mas isso é em todos os cursos.

    Quanto ao "passar a vida a estudar"... sim, sao 6 anos de curso, 1 ano de internato do ano comun, e mais 4-5-6 anos de especialidade... è verdade que acabas "tudo" aos 31 anos! Sim, mas entretanto fazes muito mais que estudar... A especialidade é praticar, é estudar, é aprender com os mais velhos, mas isso não te deve assustar, porque vais passar toda a tua vida a aprender... E se não o fizeres, independentemente da profissão, então não estás a crescer...
    Eu já disse mais que uma vez aqui no meu blog: EU TENHO UMA VIDA PARA ALÉM DA MEDICINA. Eu tenho um namorado e passo imenso tempo com ele, tenho amigos que não deixo de ver e sair, tenho uma família, que vejo todos os fins de semana, tenho imensas actividades extra-curriculares. Não tenho uma média de 17, mas a média que tenho chega bem e não acho que esteja mal preparada. Adoro ir para as urgências, para as enfermarias e lá também se aprende imenso... Adoro conversar com os médicos amigos mais velhos, amizades que vou fazendo ao longo do curso... Não passo a vida dentro do quarto a estudar. Agora, é obvio que há alturas em que tem de ser!!! A época de exames não perdoa! MAS ISSO É ASSIM EM TODOS OS CURSOS...TODOS TÊM EXAMES... Vou imensas vezes nas horas vagas para a biblioteca estudar...Não sou nenhuma baldas, apenas sei organizar o meu tempo e tu vais aprender a fazer isso.

    muito boa sorte e calma...ainda tens muito tempo pela frente...

    j.c

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Antes de mais, obrigada por me teres respondido :D
      Um colega meu disse-me que tinha uma amiga que estava em medicina, em Braga, e que no final do 1ºano não se lembrava nada do que tinha estudado, porque, praticamente, aquilo era decorar. É verdade que, pelo menos no 1ºano, se esquece de muitas coisas? x)
      É que, por exemplo, biologia e GEOLOGIA é decorar e há coisas que depois passado algum tempo já não me lembro... eu ainda tenho uma boa memoria.. tenho colegas que fazem o teste e na semana seguinte já não se lembram de quase nada. Eu tenho um bocado de medo que isso vá acontecer.. tenho medo de estudar e depois não saber.

      No entanto, eu acho que gosto de medicina... estava a pensar em ir para medicina e tirar a especialização em medicina legal. O problema é mesmo a empregabilidade no nosso país nessa área, mas pode ser que daqui até lá isto evolua :)

      Obrigada, beijinhos
      A 16 years-old girl :p

      Eliminar
    2. Bem sobre Braga e o método de ensino não me posso pronunciar porque desconheço. Sei apenas que é diferente do método de coimbra, aliás, quase todas as faculdades são diferentes de Coimbra, especialmente nos anos clínicos.
      Nós temos um horário normal, e ao longo de cada semestre vamos tendo as várias cadeiras... No resto do país, pelo que sei, eles estão por exemplo um mês só a ter aulas teoricas e praticas de uma cadeira, depois passam para outra e por ai adiante.
      É natural que se esqueça as coisas querida! Ninguém é o super herói que sabe tudo... As coisas mais usadas, mais importantes, vão dando lugar às mais banais e insignificantes no universo de o que é estudar Medicina... Creio que te estás a preocupar demais! Se entrares, é porque tens capacidade para lá estar e é só nisso que deves pensar ok?

      Boa páscoa!

      Eliminar
    3. ah! outra coisa: Medicina Legal dá muito dinheiro em portugal, estás mal informada! É uma especialidade pouco procurada e onde se facilmente se sobe na carreira, segundo o que o meu prof nos disse... e o meu prof só é o Presidente do Instituo Nacional de Medicina Legal, cuja sede se situa em Coimbra.
      Investiga melhor isso ok? Beijo

      Eliminar
    4. É bom saber isso :D
      Obrigada pela ajuda e pelas tuas palavras! ;)
      Já agora, lembras-te que disciplinas escolheste no 12º? Eu ainda não sei o que escolher... talvez vá escolher química e a outra não sei..uns amigos dizem para escolher uma disciplina que dê boa nota (tipo psicologia) para aumentar a média interna, outros dizem para escolher biologia, porque é importante para a universidade e "ganhas mais bases", no entanto, acho que a biologia não me vai ajudar a subir a média x)

      Obrigada e boa Páscoa para ti também!! ;D
      Beijinhos

      Eliminar
    5. Ah, e preferes o método de Coimbra? Ou não seria mais rentável fazer como fazem as outras universidades?

      Eliminar
    6. Olha eu andei numa secundária diferente, que nos preparava para o mundo do trabalho e para a faculdade, numa determinada área... Eu escolhi a via científica (para quem queria faculdade) do curso de Quimica, ambiente e Qualidade do Colégio Internato dos Carvalhos, por isso, e como tinha muito mais disciplinas do que no habitual, só escolhi uma cadeira no 12. Eu escolhi Biologia. Achei interessante e dá uma noção razoavel para a faculdade. Mas também não é má opçao psicologia, não por subir a média, mas porque te dará bases para a psiquiatria...

      Dizem que se costuma puxar a brasa à nossa sardinha, mas eu gosto muito de Coimbra. Acho mais produtivo todas as semanas termos um bocadinho de tudo... Ter um mês de uma cadeira e não voltar a tê-la é pedir pra esquecer... E assim a matéria tem tempo de ficar consolidada: tens um semestre pra aprofundar as coisas e para tirar dúvidas.

      Eliminar
  3. Thanks for your answer :)
    Acho que vou escolher Química e Biologia... tive a pesquisar e a maior parte diz que a matério de biologia é interessante, acessível e é importante para a faculdade, já vais com bases e safas-te melhor que os outros que não tiveram bio no 12ºano. Química é que dizem que é um bocado mais puxadote, mas que na universidade dá imenso jeito, é verdade?

    ResponderEliminar