quarta-feira, 4 de março de 2015

"o Ano Comum é o melhor ano para casar"

Ao longo dos anos, e de forma mais intensa no 6º ano e quando estamos a estudar para o Harrison, os colegas mais velhos fazem-nos acreditar que o esforço compensa, que vamos adorar estar no Ano Comum, "que é o melhor ano das nossas vidas". Agora que cá estou, confirmo. Temos responsabilidade na dose certa para quem está a começar, uma asa protectora sempre por trás das nossas decisões clínicas. Como tenho estado no centro de saúde, noto mais isso nas consultas em que a minha tutora que deixa fazer sozinha a entrevista, exame físico e até a prescrição (e aqui eu paro sempre, à espera de aprovação antes de mandar imprimir as receitas). Outra coisa que sempre ouvi falar é que este ano era o melhor ano para se casar, porque havia mais tempo para a organização dos ditos preparativos, não há problemas em parar o internato para se gozar as férias, etc. Pois bem, posso dizer também por experiência própria que é verdade! Casei há pouco mais de 2 semanas! (Isto também serve de mais um exemplo, que eu faço questão de salientar, de que os estudantes de medicina têm efetivamente vida social, têm namorados(as) e também se casam! Fantástico!) E eis que tive as férias merecidas, pelas quais aguardava já desde os tempos em que estava a estudar para o Harrison...

16 comentários:

  1. Muitos parabéns! Vocês merecem essa felicidade toda :)

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns! Que bom que tudo está a correr bem! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada...vai de certeza correr tudo muito bem!!! =)

      Eliminar
  3. Olá J.Castro :)
    Sou leitora assídua do teu blog. Quero desejar-te as maiores felicidades do mundo nesta nova etapa. Os nossos doentes precisam de médicas como tu!

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns e que tudo corra bem! :)

    Acabaste por decidir fazer o Ano Comum e entrar noutra especialidade? Ou ainda vais desistir?
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, obrigada!
      (Novo post como resposta a tua pergunta)

      Eliminar
  5. Boa noite! Encontro-me neste momento a estudar para o Harrison mas também gostava de me casar para o ano, ou seja, no ano comum. Mas sei que até dezembro não vou ter tempo de organizar nada e tenho receio que depois seja muito em cima para todos os preparativos (sendo que gostaria de casar em Setembro). Como fizeste para organizar tudo? Quando começaste e quanto tempo demoraste? E já tinhas algum dinheiro de parte para o efeito? Muito obrigada e muitas felicidades!!!

    ResponderEliminar
  6. Ola boa noite! Também estou neste momento a estudar para o Harisson e gostaria de me casar para o ano, ou seja, no ano comum. Mas sei que até despachar o exame não vou ter tempo para organizar nada. E tenho receio que 9 meses seja muito pouco tempo para organizar tudo (visto que estava a pensar casar em Setembro). Como fizeste? Quando começaste a organizar organizar tudo e quanto tempo demoraste? E já tinhas algum dinheiro de parte para o efeito? Obrigada e muitas felicidades!!!

    ResponderEliminar
  7. Olá Helena! Parabéns então!

    Nós casamos em Fevereiro, por isso tivemos de ir fazendo as coisas e ir estudando. Fazíamos intervalos ou tiravamos dias para tratar das coisas urgentes. Para mim isso era uma distração (para não estar sempre a pensar no Harrison), mas também tenho de admitir que muitas vezes me perdi em pensamentos de como fazer isto ou aquilo, quando era suposto estar a estudar. Ainda por cima, fui eu que fiz toda a parte de decoração (para poupar dinheiro e porque gosto de trabalhos manuais). Mas enfim, nós queriamos muito que fosse em Fevereiro, por isso lá nos desenrrascamos.
    Se estas a pensar em Setembro, tens mais de 10 meses. Acho que talvez agora só tenhas de pensar no local da comidinha, que dizem que em Fevereiro está sempre tudo cheio...de resto parece-me que podes tratar depois do exame perfeitamente.
    Quanto ao dinheiro: nós fizemos um festa muito íntima, para apenas cerca de 40-50 pessoas... Por isso não sei se se compra ao que pretendes fazer. Mas sim, já tinhamos algum dinheirinho de lado que fomos juntando.
    Beijinhos e bom estudo!

    ResponderEliminar
  8. Olá, chamo-me João e vou entrar no ano comum em Janeiro :). Se me pudesses esclarecer, como é mesmo o regime de férias no ano comum, quantos dias úteis são, podemos tirar dias de férias logo desde inicio... eu andei a ler, mas não percebi muito bem o que está em vigor em concreto.

    Obrigado desde já

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá João!
      Olha os dias úteis de férias não são exatamente iguais em todos os hospitais, injustamente, desde 20-25 dias.
      A regra é a seguinte: podes estar ausente 5 dias úteis por cada mês de estagio. Por ausente, entenda-se: férias, ausência por doença, casamento, etc. E podes juntar dias de ausência dentro de cada estágio. Vou dar-te um exemplo:
      - Estagio de Pediatria são 2 meses. Imagina que fazes em Janeiro e Fevereiro. Podes estar 10 dias seguidos de férias em Janeiro (mas não podes faltar por mais nenhum motivo até final de Fevereiro).

      No caso do casamento: tens 11 dias úteis extra, além das tuas férias.
      No meu hospital, sabemos que as nossas férias e etc são sempre aceites. Desde que respeitemos as regras com os recursos humanos, nenhum director de serviço se opõe, mas não é assim em todos os hospitais. Nos maiores creio que as coisas não são assim tão lineares, mas não devem ser muito diferentes.

      Espero ter conseguido esclarecer-te.

      Eliminar
  9. Muito obrigado :) . E têm que se marcar com antecedência se queremos tal dia de férias não é, por causa das escalas de Urgência nos estagios onde se faz e da organização de pessoal certo? Imaginemos que me marcam urgência em x dia, em principio ja nao deve dar para meter férias ai? Já agora pode-se trocar turnos de urgência com colegas :P? desculpa as perguntas todas

    ResponderEliminar
  10. Olá boa tarde :)

    Tendo lido este seu post, ocorreu-me colocar-lhe uma questão, se não se importar.

    O meu namorado e eu somos ambos estudantes de Medicina e, para o ano, ele fará o 6º ano. À partida fará o Ano Comum no ano seguinte, enquanto eu - supostamente - farei parte do primeiro ano que já não fará Ano Comum. Iremos, portanto, concorrer para o Internato simultaneamente.. Algures aqui no meio, gostaríamos de casar! E a propósito disto ocorreu-me o seguinte: existe algum tipo de "estatuto" para quem é casado? Isto é, a mim preocupa-me a hipótese de termos de fazer os Internatos em diferentes pontos do país, na pior das hipóteses. Existe algum mecanismo que salvaguarde este tipo de situação?.. Não sei se me fiz entender.. Mas gostaria muito de saber se me pode ajudar. Mesmo na minha faculdade não sei bem onde me dirigir para tentar esclarecer este assunto :/

    obrigada desde já! E felicidades! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Desculpa não ter respondido logo...
      Entendi o que perguntas. Sinceramente acho que não. Nem mesmo na especialidade, ser casado "te protege" ou te dá o direito de mudar de local de especialidade. Creio que no ano comum não podes mesmo! NA especialidade podes pedir transferência, mas nunca nos primeiros 2 anos se não estou em erro, e tem de ser muito bem justificado isso, é muito burocrático e demora muito...

      Eliminar