quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Uma inspiração para a vida

Há voltas e mudanças na vida que sabem tão bem, que só por sabermos determinadas coisas, até parece que temos mais força, ou vontade de lutar.
Foi isto que me aconteceu na última época de exames - quando não queria estudar, pensava nela; quando estava nervosa pr causa de uma oral, pensava que não podia senão enfrentar a situação, por ela... E creio que os resultados foram claramente melhores, e me senti muito menos cansada, porque tive um apoio extra - a minha sobrinha. Tem pouco mais de 15 semanas, ainda está a viver feliz no útero da minha irmã, mas já me preenche mais um pouco a vida. Na altura nem sabia se seria um menino ou menina...Vivia na ideia que seria um menino. 
Por sorte, por destino, ou por outra coisa qualquer, quando cheguei a santa maria da feira para fazer o meu estágio e fui apresentada às demais colegas, percebi que uma das médicas que estava comigo era a obstetra da minha irmã. A partir daí creio que recebi atenção especial por parte dela e da sua equipa. No final do estágio até me deixou FAZER um amniocentese.
E fui eu, através do ecógrafo, que revelei à minha irmã e cunhado que afinal as minhas suspeitas estavam erradas, e era uma menina...
Creio que o próximo semestre só pode correr bem, porque vou estudar obstetrícia/ginecologia e pediatria a pensar que há alguém na minha família que precisa de todas as informações...

Só queria partilhar que faltam apenas 3 dias para voltar para Coimbra, e que levo uma inspiração comigo!

15 comentários:

  1. Olá! Antes de mais queria felicitar-te pelo percurso que tens feito até aqui. Eu vou este ano concorrer para a FMUC ( em 1º opção, conto entrar com 194,2). No entanto tinha algumas dúvidas que gostava que me esclarecesses:
    1- É mesmo verdade que as instalações andam pelas ruas da amargura (isto é: o polo novo não presta, não há lugar para todos nas salas de aulas)?
    2- É verdade que o ratio aluno/tutor é assim tão mau?
    3- Nas práticas de anatomia fazem-se dissecações?
    4- Ainda existe o exame final do 6º ano?
    5- Os alunos do primeiro ano têm direito a uma madrinha/padrinho, estes já estão escolhidos a priori ou são os alunos que escolhem?
    (desculpa pela minha ignorância e desde já obrigado)
    P.S. Que tudo corra bem para a tua sobrinha :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá João!
      Antes de mais, obrigada pelo carinho e parabens pela nota!

      Sobre as tuas perguntas:
      1 - "Ruas da amargura" é uma expressão muuuuito forte! O pólo 1, onde está a Faculdade de Medicina, é de facto velhinho, mas faz parte da história da faculdade e tens poucas aulas lá. Só o 1º ano e pouco mais e a partir do 3º não voltas lá... Entretanto foi feito o pólo 3, perto do hospital, que é todo novo, e ainda estão a construir mais edifícios, e a intenção final é ter as aulas todas lá, acho que as instalações são boas. A nova biblioteca do pólo 3 é enorme e muito bem equipada.
      Também temos aulas nos auditórios do hospital, a partir do 4º ano. É verdade que há algumas vezes o pessoal se senta nas escadas de lado, mas isso é porque têm vindo muitos erasmus que alteram as contas. Só no ultimo semestre, no meu ano, tínhamos 70 alunos.

      2 - O racio tutor/aluno é diferente das restantes universidades e está incorrecto colocá-lo no mesmo saco.
      Nas restantes universidades, a partir do 3º ou 4º ano, os anos clínicos, as cadeiras são feitas por módulos, segundo o que sei, e de facto há uma média de 2 alunos por médico.
      Na FMUC temos aulas práticas por semestre, e todos temos as mesmas cadeiras até ao 3º ano. O que significa que de facto uma turma de anatomia tem 25 alunos. A partir do 4º as turmas são 10 e funciona por semestres. 5 turmas têm umas cadeiras num semestre e as outras 5 têm outras e depois no semestre seguinte troca. Isso possibilita que certa de 150 alunos possam ter numa semana uma aula de cirurgia. Dentro de cada turma, dessas 5, são feitas sub-turmas, ou turnos, como lhe chamamos. Temos por isso 10 turmas praticas que se distribuem ao longo da semana pelas cadeiras. Em média temos 12 alunos por turma. Mas as aulas são de 2-3h. Ou seja, não seria possível haver um racio tutor/aluno 1:2 porque não haveria médicos suficientes e com tempo para dar uma aula de 2h, naquela hora exacta como manda o horário.
      NO 6ª ANO, tal como todas as outras faculdades, temos estágios, onde aí sim, o racio é de 1:2.

      3 - Nas aulas práticas de Anatomia não há dissesões porque, infelizmente, NÃO HÁ DOAÇÕES DE CORPOS SUFICIENTES EM COIMBRA. Como o nosso querido professor de anatomia diz, "só se pode queixar disso quem já se inscreveu e fez tudo como manda a lei de forma a garantir que quando morrer, o seu corpo será doado à ciência". Como podes compreender, poucas pessoas fazem isso. As aulas de anatomia são simulações de orais, em que cada aluno se levanta da sua cadeira e fala em frente a todos sobre uma parte da matéria. É assustador, mas é excelente treino pras IMENSAS orais que vais fazer no curso todo.
      Em maio, na queima das fitas, há sempre um curso de 2 dias de disseção, com tutores a explicar como usar o material e com peças anatómicas naturais, ou seja, cadáveres. Ainda ensinam a fazer pontos cirurgicos. Vale a pena...O curso é gratuito e livre, só faz quem quer.

      4 - O exame final de 6º ano era exclusivo da FMUC - ridiculamente. Mas houve uma ano que fez um protesto gigante e conseguiram terminar com isso.

      5 - Os meninos têm direito a um PADRINHO e meninas a uma MADRINHA e isso não é alterável, pelo código de praxe. Não fica nada definido. Existe um convite. Ou os padrinhos perguntam aos caloiros ou vice-versa. Isso nasce da empatia que se cria na praxe. As praxes em coimbra são mmmuito leves, e são fundamentalmente pra fazer a caloirada conhecer coimbra e conhecer-se uns aos outros, sobretudo. Pelo menos no meu tempo era assim... Vais ver muita gente mal trajada, muita gente que não sabe nada do código, porque o "relax" é tanto que até se abusa.

      6 - Se puder ajudar em mais alguma coisa, diz!
      Beijinho

      6 -

      Eliminar
    2. Muito obrigado por teres respondido às minhas questões! :)
      Felicidades,

      Eliminar
  2. Olá,
    Mais uma vez se percebe que tens um fundo feito de muito respeito, carinho e sobretudo generosidade.
    Encontrar uma rapariga que se inspira na mais pura dádiva que é uma nova vida, é no mínimo inspirador.
    Fica bem,
    Flora

    ResponderEliminar
  3. \o/ os bebês são uma imensidão de fofura. A tua família esta crescendo... Bem, queria mesmo dizer que cuidar da família é sempre um pouco estranho (para mim, ao menos), mas é sempre bom quando temos pertinho assim da gente alguém que precisa das informações que estamos adquirindo. É como se o porque do que a gente faz estivesse bem ali ao nosso lado, pertinho. Não sei se deu para me entender...
    Felicidades a tua irmã, cunhado e sobrinha. Ah, e teus pais? o que estão achando de ser avós?
    PS. Sabia que sempre que vejo este blog aqui, lembro da tua amiga, aquela que já terminou o curso. Não sei o que há... mas lembro.
    até logo.
    Imelidiane

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      O meu pai esta a adorar a ideia, a minha ainda a habituar-se. Mas estamos todos bem, obrigada.
      A minha colega tem vindo a estudar o Harrison todo o Verão... E vai gostar de saber que há alguém que torce por ela, sem sequer a conhecer. Acredito que o mundo gira porque somos energia...Acredito em positivismo. Obrigada

      Eliminar
  4. Oi, tudo bem? Queria saber mais sobre a seleção para a faculdade de Medicina. Será que podes me ajudar? Minha irmã é brasileira mas acabou de tirar a nacionalidade portuguesa. Então, queria saber como ela pode concorrer a uma vaga na universidade daí. Se puderes me responder, ficarei imensamente agradecida. Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Eu não sei nada de leis e regulamentação. Creio que a tua irmã poderá entrar na faculdade portuguesa se fizer os exames nacionais, como os outros alunos, que este ano já decorreram.
      Não sei dizer muito mais.
      Beijo

      Eliminar
  5. olá,
    Parabéns pelo teu blog... acabei o 12º e espero entrar em medicina, no entanto tenho algumas duvidas. No final de entrar na faculdade os professores fazem algum teste ou exame aos alunos do primeiro ano, para testar os conhecimentos do secundário? Para além disso gostava de saber qual a diferença entre um tutor e uma madrinha? ouvi dizer que os tutores sao professores e a madrinha é uma aluna de anos mais acima, é verdade?
    Desde já, muitos Parabéns pela sobrinha e muita coragem para a tua colega que está a estudar para o exame mais temível da carreira de um medico.
    P.S. Excelente trabalho no blog, acho que o teu blog inspira os futuros estudantes de medicina, talvez tanto como a tua sobrinha te vai inspirar. Boa Sorte e muita Força para o próximo semestre, mas não pares de inspirar futuros aspirantes a medicina ao escrever no teu blog.
    Obrigado
    Patricia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Caloirinha Patrícia!

      Sobre as tuas questões:
      1) Parte-se do principio que se entraste na faculdade, deves saber alguma coisinha... Se não souberes algo que já deverias saber a solução é simples: tens de ir estudar.
      Os professores dão a matéria deles e pronto.

      2) Tutor...só se for "tutor de mestrado", é isso? o Tutor de mestrado é o professor que é responsável pela tua tese, que te irá orientar. Esse tutor só se "começa" a procurar entre o 4º e o 5º ano, a não ser que queiras fazer investigação num laboratório, e aí poderás/deverás começar mais cedo.
      Madrinha/Padrinho é de facto um aluno mais velho, normalmente do 2º ano, que te vai orientar nos primeiros tempos e te vai ajudar em tudo referente às tradições académicas e aulas/afins.

      Obrigada pelo comentário!
      Beijinho

      Eliminar
  6. Olá.
    Vou entrar em medicina este ano, em Coimbra, e tenho andado com umas dúvidas acerca da organização do curso de medicina em si. Pelo que tenho percebido, depois dos 6 anos que englobam o curso, andas mais um ano a estudar para o exame de especialidade, fazes o exame e depois segues direto para a especialidade, já que agora não há ano comum. Será que é isto mesmo ou estou errada em algum ponto? E já agora, quais são exatamente as vantagens e desvantagens do fim do ano comum?

    Obrigado, e muitos parabens pelo teu excelete blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Leonor.

      Então, estas um pouco enganada... =P

      ACTUALMENTE, as coisas são assim: 6 anos de curso. Terminas o curso em Julho de 2018, se as contas não me falham, e em Novembro de 2018 fazes o exame de especialidade. Entras na especialidade, à partida, se se confirmarem as alterações previstas, em Janeiro de 2019.

      Sobre o ano comum, já escrevi um post... Vai lá dar uma espreitadela.
      Beijinho

      Eliminar
  7. Olá! Adorei um post que fizeste sobre uma situação que vivest na CVP e gostava de saber como consegues falar e lidar tão bem com a morte. No post falaste na tentativa de reanimar a pessoa, mas não explicaste como é para ti lidar com estas situações e como se consegue ultrapassar os sentimentos qd se assiste a uma morte, e como o aprendest a fazer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se respondi à tua pergunta, mas escrevi um post sobre o teu pedido... Se ficou algo por esclarecer, insiste!
      Beijo

      Eliminar
  8. Gostava de saber como tiveste a inspiração para o tema da tua tese de mestrado (não querendo perguntar qual é). É que tenho receio de não conseguir um dia vir a descobrir um tema.

    ResponderEliminar