sábado, 4 de agosto de 2012

Exame de Especialidade - as novidades

Saiu o resultado do estudo que andavam a efectuar sobre as mudanças do internato médico. Por tópicos, o que importa é o seguinte:
  • A partir de 2015 a nova prova de seriação será uma adaptada do Nacional Board of Medical Examiners, que engloba Medicina Interna, Cirurgia, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Psiquiatria, Medicina Geral e Familiar e Saúde Pública (ou seja, o que damos nos 4º e 5º anos de estudos e no 6º ano de estágio)
  • Essa prova entrará com 75% do nota final de ingresso à especialidade, sendo que os outros 25% serão a nota da média do curso. Como há enormes discrepâncias entre notas das diferentes faculdades, vão ser criado já a partir de Outubro deste ano um sistema que permita fazer a análise estatística das médias de acordo com a média de cada faculdade. Não sei se me fiz entender...
  • Eu portanto vou fazer o famoso "Harrison". Serei a "ultima geração" e para mim este exame ainda contará como actualmente, com 100% da nota para entrar na especialidade..
  • Outra enorme mudança: a partir de 2015 não haverá "ano comum". Eu, que iria em Janeiro de 2015 para o ano comum, vou então directa para a especialidade.
O que não percebo aqui neste ponto é como vão ser as candidaturas nesse ano. Porque para entrar na especialidade em 2015 estaremos então nós, e os colegas mais velhos que passaram 2014 a fazer o ano comum. Será que em vez de concorrer contra 1500 terei 3000? Não faço ideia..é assustador...

Outra coisa que terei de gerir é o seguinte: vai haver a partir deste ano um esforço para reorganizar o 6º ano, melhorando a sua qualidade. Por que se vai deixar de haver ano comum, é fundamental que os alunos saiam bem preparados do ensino pré-graduado. Esse reforço vai sem dúvida ajudar os colegas que irão fazer o novo exame, porque tudo o que virem nos estágios poderá sair. Será um exame muito prático. Nós, desgraçados que temos de estudar o Harrison, de forma geral, estamos sempre ansiosos para vir para casa, para pudermos estudar... Mas também recuso-me a chegar à especialidade sem saber o mínimo das restantes áreas, mesmo que não saiam no exame de especialidade... Vai ter de haver aqui um jogo de cintura muito bem jogado...


Até lá, ando a estagiar na Ginecologia/Obstetrícia do Hospital S. Sebastião e estou a adorar!!! Já vi muitos partos, já quase sei interpretar uma ecografia de forma completa... Acreditem que ver aquilo a preto e branco não é fácil! Mas já vi a fazer muitas..pelo menos já sei distinguir os sexos.
Fui 2ª ajudante numa histerectomia por laparotomia e for genial! Andei lá a aspirar o sangue e a fazer outras coisas! E fui 2ª ajudante ontem, numa anexectomia esquerda por laparoscopia. 
Vi amniocenteses, biópsias de vilosidades coriónicas, fetos não evolutivos, um histerocelo gigante, etc etc etc.
Estou a gostar muito do hospital em si. Creio que entrou para a minha lista de preferências!

16 comentários:

  1. Olá!
    Também já tinha lido estas alterações. Como em princípio me formo em 2016, vou apanhar todas estas alterações. Uma das coisas que acho que estão menos bem é mesmo acabarem com o ano comum! Por aquilo que vejo e o que os médicos com quem já estagiei dizem, esse ano é óptimo para aprender um pouco de tudo e para começar a ter consciencia do que é realmente a prática...
    Enfim, mas ao menos fiquei contente com a proposta de redução do número de vagas nacionais em 1/3 (pelo menos acho que foi isto que li)...
    Continuação de um bom estágio (espero que quando chegar ao 4º e 5º anos que eles ainda estejam a ser feitos, pq deve ser uma experiência fantástica!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os CEMEF's são já uma tradição a nível nacional, tenho a certeza que ainda existirá na tua altura.

      Sobre o ano comum: é como sempre digo - quem quer aprender, aprende. Temos 6 anos de curso, não precisamos de mais um... Um conselho: vai dedicando-te à prática clínica ao longo do curso...
      Beijinho

      Eliminar
  2. Este comentário nada tem a ver com o post. É só para perguntar se conhece este blog...
    encontrei-o por acaso... http://deco97.wordpress.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Sim conheço o Deco! è brasileiro! Também costumava seguir o blog dele...

      Eliminar
  3. Olá! Queria só agradecer pela criação deste blog. Quero muito ir para medicina e gosto muito de ler os posts pois penso que me dão alguma ideia do que é ser estudante de medicina. Vida dura, mas estou pronta a arriscar!
    Continua com o bom trabalho
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!
      Podes sempre perguntar o que quiseres e ir comentando o que coloco!
      Abraço!

      Eliminar
  4. Olá.
    Estive olhando o site da Cruz Vermelha brasileira. Pensei em te perguntar. Como é o teu voluntariado na CV? O que fazes?
    Obrigada.
    Imelidiane

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Imelidiane!
      Olha eu normalmente só tenho tempo para fazer socorrismo, que são turnos de 8h por semana. Há depois outras actividades, como apoio aos sem abrigo aos sábado à noite (mas como não sou de coimbra, nunca participei), apoio aos peregrinos, etc.
      Fazemos também apoio a jogos nos diversos desportos, nos concertos, nas festas de coimbra, no natal (embrulhar prendas no continente), na queima das fitas...
      Os turnos consistem em estar na base à espera de uma chamada do CODU, que nos transmite o local e o tipo de ocorrencia. Nós saimos imediatamente com as ambulancias e fazemos o que for preciso - desde os simples cuidados de primeiros socorros, a coisas mais intensas e de maior responsabilidade, como é no caso de acidentes rodoviários e coisas assim...

      Beijinho e desculpa a demora!

      Eliminar
    2. Olá Juliana,
      Gostava de saber que curso frequentaste para ter as competências necessárias ao teu voluntariado de socorrismo na CV. Interessava-me imenso fazer o mesmo tipo de voluntariado.

      Beijinho,
      Francisco Portugal (sou teu colega de ano na fmuc :p)

      Eliminar
    3. Francisco,
      Antes de mais, "olá colega!"... Acho que tenho muitos leitores, mas nunca nenhum se apresentou como meu colega do meu ano...

      Sobre a tua pergunta: eu fiz o curso TAT - Tripulante de Ambulancia de Transporte, de 50h, mas na verdade tenho competências de TAS - Tripulante de Ambulancia de Socorro (as ambulancias do INEM). Fiz o curso na Cruz vemelha, na delegação mesmo, na avenida fernão magalhães.
      Não te sei informar quando haverá novas inscrições. O melhor é passares por lá a saber datas e condições.

      Beijinho, dispoe sempre

      Eliminar
    4. Foi através de colegas do nosso ano que ouvi falar no blog, fico surpreendido por ainda ninguém ter dado sinais de vida. Talvez prefiram ficar no anonimato. Apesar de não ser um leitor assíduo já dei algumas espreitadelas. É interessante ver publicada na internet uma perspectiva diferente do nosso dia-a-dia. Pelo que pude ver não faltam seguidores mais novos.

      Beijinho

      Eliminar
    5. Não sabia que se "falava do meu blog" no ano... Calculo que já saibas quem sou... Adicionei-te no face.
      E sim, a quantidade de perguntas que caem aqui por dia dos futuros caloiros e pessoal mais novo é uma coisa incrivel... Acho que sou madrinha de metade do pessoal da FMUC!

      Beijinho e obrigada

      Eliminar
  5. Olá, digo desde já que gosto muito do teu blog e que me ajuda imenso a acalmar e a ver as coisas de outra maneira. Também estudo medicina em coimbra, vou agora para o segundo ano e estou um pouco assustada! Nem sei como explicar, mas deixar de ser caloira parece que nos deixa com mais responsabilidade e estudo em cima porque já não vamos ter aquelas cadeirinhas tipo Introdução, biomatemáticas, etc e vamos começar a ter cadeiras "a sério". Sinceramente aquela Anatomia 3 está a deixar-me com os nervos em franja e ainda nem sequer conheço o professor :p este ano não me correu especialmente bem, custou-me muito a adaptar ao ritmo de faculdade e a arranjar um método de estudo que fosse ideal para mim, além disso ainda não tirei a preguiça toda de cima de mim!
    Depois de ler isto fico ainda mais assustada porque 25% ser a média de curso não me ajuda nada visto que as minhas notas não são brilhantes, não sei o que pensas sobre isso. E acabarem com o ano comum também não é de todo agradável, acho que não vou sair tão preparada como os nossos colegas mais velhos saíram.
    Ainda nem sei que especialidade gostava de seguir, já tive muitas em mente, gostava de tirar oncologia mas ainda tenho 5 anos de estudo.

    Bem, depois do meu desabafo só posso prometer que vou continuar a ler os teus posts para me aguentar na fmuc :) beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá S. Neto!

      Bem tanta preocupação para uma cabecinha só... Deixa ver se eu te posso ajudar.

      1º - vou ser sincera: o 2º ano foi o mais complicado para mim, porque é muito teórico. As matérias já têm mais a ver com Medicina, o que é optimo, mas ainda assim não deixa de ser alguma matéria. Tudo o que tens a fazer é organizares o teu estudo e ir estudante frequentemente aquilo que mais custa, como a Anatomia. De facto o professor não é nada de especial, e está sempre a mandar bocas ao bernardes, pelo menos no meu tempo era assim... Por isso eu deixei de ir às aulas. Não te aconselho a fazer isso. Vai, porque fica sempre alguma coisa. Eu tive de estudar tudo sozinha, por opção claro, e olhando para trás creio que custou mais.

      2º - Ser caloiro é uma fase. Vais ver que vais adorar ter tu uma caloirinha, fazeres o fato para o cortejo em outubro, enfim... Se gostares de praxe, podes sempre te distraires com isso, mas nunca se esqueçam que o espirito da praxe em coimbra é a união e dar a conhecer aos caloiros a cidade e os colegas... Não sejam muito maus!

      3ª - a mudança para a média passar a contar é de facto assustadora. a minha média também não é das melhores. Mas tens de ter em conta que só fizeste um ano! Se este não correu bem, serviu de certeza pra te ajudar a entender o que não fizeeste tão bem, quais as dificuldades... Eu acho que só aprendi a estudar e a organizar-me decentemente no 3º ano! è normal, não te preocupes. Se há alguma das tuas notas do primeiro ano realmente baixa, entre 10 e 12, por exemplo, aconselho a tentares fazer melhoria, porque esse tipo de notas depois sao dificeis de compensar. Mas não stresses demasiado com isso... Cadeiras como propedeutica, que valem 12 creditos, são optimas pra subir a média, aliás, de uma forma geral, a partir do 3º ano tudo é bom pra subir medias porque se torna mais interessante, mais clinico!

      4º - sobre o ano comum: tens uma enorme vantagem - estás no inicio do curso. a noticia não foi uma bomba como está a ser pro meu ano. Vou pro 5º ano e já não há muito tempo pra tentar compensar isso... Tu podes ir pro hospital, podes fazer estagios de natal, verao, etc... Basta querer. Mas não te chateies com isso agora. Faz isso a partir do 3º ano. Até lá não sabes nada de clínica e por isso não vais conseguir acompanhar metade dos raciocinios ou explicações.

      5º BOA SORTE! Tens de aprender a relaxar nas férias! Só te podes stressar com a Anatomia no dia da oral!

      beijo

      Eliminar
  6. Ola, andei a pesquisar na net sobre esta informação e não encontrei nada em concreto,
    pode-me esclarecer, afinal quando vale a media do curso agora e o exame da especialidade?

    E sabe-me dizer como estão neste momento mais ou menos as medias para as especialidades?

    Muito obrigada, adoro o blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Filipa

      Este post está desatualizado, é já de 2012....entretanto já lá vão 2 anos.
      De tudo o que eu descrevi aqui na altura, que era o a informação que tínhamos, nada se está a aprovar, pelo menos para mim: eu vou fazer o "exame de seriação nacional", o dito harrison, e vou ter ano comum.

      PORTANTO POR AGORA E ATÉ NOVIDADES EM CONTRÁRIO:
      - A média do curso serve atualmente para: escolheres o hospital onde queres fazer o ano comum. Isto é, tens 25 opções e tens de te candidatar a 25 hospitais, tal como fizeste para entrar na faculdade, és colocada consoante as outras candidaturas/notas.
      - Depois de fazeres o exame de especialidade, a média de curso serve para desempate, ou seja: se 500 pessoas tiram 75% no exame, essas 500 pessoas são "ordenadas" pela média de curso, com 3 casas decimais.

      Sobre as especialidades, cada especialidade/zona do país tem mais ou menos as suas "médias" e como compreendes nao te posso dizer tudo de todas...se fizeres uma pergunta mais concreta, talvez possa ajudar. Não sei de que ano de curso és, mas não stresses com isso em excesso! =)

      Eliminar