domingo, 8 de julho de 2012

Coimbra tem mais encanto na hora da despedida...

Há já algumas gerações que se ouve este fado em Coimbra, e é e será sempre eterno e verdadeiro... Coimbra é de facto uma cidade especial. Tem o tamanho e o ambiente que considero perfeitos. Tão depressa se está na antiga baixa, perto do rio, perdidos pelos ruelas de comércio, como se está na alta, perto das sés, das faculdades, da cabra...
Onde quer que se vá, existem estudantes trajados, existem caloiros perdidos e existe um povo que acolhe e adora quem sabem estar de passagem...
E assim se vai fazendo um curso, anos e anos afio, achando sempre tudo uma eternidade, até que o último dia chega e só nos apetece prolongar por mais um pouco aquilo que sabemos que não voltará atrás... Fica a esperança do que vem depois ser tão bom quanto o que passou...
Esta sexta-feira terminou mais um ano de estágios para os colegas do 6º ano - são médicos! E a minha melhor amiga, felizmente englobada nesse grupo de jovens aquisições médicas de Portugal, foi hoje embora. 
Chorei tanto que creio que o Mondego subiu... Mas à frente dela, sempre o sorriso de um profundo e verdadeiro orgulho... Orgulho por ter feito um curso longo, difícil e cheio de obstáculos com tanto amor...Orgulho por ter tanta sensibilidade para os doentes,para a vida.
Por isso este post hoje é para ela, só para ela... Porque hoje Coimbra ganhou outro sentido para mim... Deixou de ser o nossa cidade para passar a ser o lugar de bonitas lembranças, que eu sei que irão ser frequentemente reavivadas com mais e melhores recordações...

Obrigada, por teres invadido o meu quarto e por me teres feito chorar no início e no fim!

7 comentários:

  1. Este ano vou para Coimbra para as férias de verão. Ando no 11ºano e gostava muito de seguir medicina em Coimbra. Infelizmente, os exames nao correram bem e as notas sao insuficientes para o curso.. para o ano vou ter que fazer os 4 exames, vai ser complicado.. mas nao posso perder a esperança! :)
    Gosto do teu blog, parabéns!
    Tudo de bom para ti! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem... Na minha opinião os exames de 11º ano acabam por ser uma experiência... Vais ver que para o ano as coisas correm muito melhor...Sabem como te preparar, sabes o que falhou e isso faz parte e é necessário, por isso não desanimes!
      Eu fiz os exames no 11º e tirei 14 nos dois! =) No 12º fiz os 4 exames e consegui media suficiente para entrar! Vais ver que não é nada de mais fazer 4 exames...especialmente porque na faculdade são muitos mais... Pensa nisso como um mini passe entre as duas etapas!
      Boa sorte!

      Eliminar
  2. ohh. Esntão a tua amiga (aquela dos testes orais que falaste algum dia desses???)terminou o curso... Bem, despedida faz a gente chorar, mas é bom né? É bom saber que agora ela é médica.. que agora ela findou uma parte do caminho...??
    os meus parabéns a tua amiga... toda sorte e felicidade possíveis..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é ela mesmo!
      Sim, é como eu dizia: eu fiquei triste claro porque agora olho à volta e o quarto está demasiado vazio...mas acima de tudo estou orgulhosa por ela... Quem está de fora por vezes nao entende, mas de facto é um curso que merece todo o mérito, não pelo "status" que a sociedade foi criando, nem por sermos melhores que os outros, porque não é isso... Merece respeito, a meu ver, porque é muito longo, muito difícil e é preciso muita dedicação e muito amor às pessoas... são muitos fins de semana sem ver a família para estudar, são muitas propostas de amigos, de piqueniques, disto e daquilo recusadas porque "ah e tal tenho exame amanha..."

      Ela é um exemplo para mim, e sabe disso.
      Obrigada tambem eu pelo teu comentário.

      Eliminar
  3. Obrigada pela resposta e pelo ânimo que me deste :)

    Vou à 2ªfase para ver se conseguir manter a nota interna, mas vou sem estudar muito, vou apenas rever algumas coisitas :)

    Obrigada! Beijinhos! =D

    ResponderEliminar
  4. Olá. eu estou no 11º ano, mas nao sou de portugal e nao vivo aí, mas quero fazer medicina em coimbra. a minha irmã estudou direito lá e agora vive em lisboa, mas eu quero mesmo ir estudar em coimbra, só que, para o meu país (Cabo Verde) só dão 2 vagas para medicina, este ano deram 1 para o minho e 1 para a Covilhã, e 2 vagas para um país inteiro é muito pouco, eu sei que Portugal ainda nos está a fazer um favor e eu sei que dão o que podem, por isso nao estou a reclamar, mas é que as minhas notas baixaram agora no 11º e no 12º vou ter de me esforçar muito e pelas minhas contas, se tudo correr bem, vou ter uma media final de 18 valores +/- e é pouco para conseguir uma das 2 vagas, então a minha irmã quer matricular-me directamente aí, mas eu vou ter de fazer testes de admissao?? estou muito preocupada porque eu nao sei se vou fazer testes para entrar e se fizer eu nao sei de quais disciplinas e outro problema é que as materias que damos aqui nao sao iguais às vossas por isso, de qualquer forma vou em desvantagem para esses tais testes... :S estou tão confusa.
    Ps- adoro o teu blog.. andas a escrever muito pouco :P parabens e sucesso! bj

    ResponderEliminar
  5. Olá Sue; Desculpe me meter na conversa... mas vc é de cabo Verde?? serio? eu sou do Brasil e tbm acompanho o blog. (legal, né?)
    Também adoraria estudar em Coimbra. Pelo que pesquisei, temos que fazer o Concurso Nacional e depois se candidatar a qualquer uma das Universidades que oferecem o curso que desejas. Mas nas provas do concurso nacional, só precisamos fazer algumas disciplinas, de acordo com o curso que pretendemos.
    Bom, aqui no Brasil é TOTALMENTE diferente. Aí eu não sei como é.
    PS-adoro conversar com pessoas de lugares diferentes. Bj.

    ResponderEliminar