quinta-feira, 19 de julho de 2012

"Primeiro dia de Férias"

Quem me acompanha há algum tempo sabe perfeitamente o que sinto hoje: é o chamado "primeiro dia de férias" e isso, por si só, dá-me imensa alegria. Não pelas férias em si, que na maior parte das vezes até nem são grande coisa, mas por isso significar que mais um ano está terminado, com todas as cadeiras "arrumadas", como se diz na gíria universitária.
Ontem fiz o último exame - Endocrinologia, e amanhã as notas já estão cá fora. Mas este foi o "último exame obrigatório", porque regresso a Coimbra na próxima semana para mais 3 dias de algum trabalho. Na 3ª apanho o Alfa Pendular das 8h, passados 45 minutos estou em Coimbra e às 10h faço melhoria de Cirurgia. Não sabemos ao certo o que aconteceu, mas todo o curso tirou entre 10 e 12... Ficamos todos com as bocas abertas de espanto. Eu fiquei incrédula, tinha mesmo corrido bem! Como cirurgia faz média interna com Oftalmologia, e como tive uma boa nota nesta última, não me posso render à preguiça... De 3ª para 4ª faço turno na Cruz Vermelha e nesse dia de manhã vou tratar de arrancar com a minha tese de Mestrado. Fico grata por ter tido a sorte de encontrar uma tutora tão dedicada, que se propõe a trabalhar no verão para que "no próximo ano se possa começar a trabalhar a sério na primeira semana". De 4ª para 5ª de novo turno na CVP e às 8h30 do dia seguinte melhoria a Ética. Só mesmo porque já lá estou, porque a vontade não é muita... E pronto, a bem dizer as minhas férias começam só daqui a uma semana!

Depois o plano é ir estagiar 2 semanas no Hospital S. Sebastião, em Santa Maria da Feira, no serviço de Ginecologia/Obstetrícia durante as manhãs, e ir pra praia à tarde... Aproveitar ao máximo os poucos dias de férias que tenho. Dia 3 de Setembro regresso à faculdade, para enfrentar o ano que sempre quis alcançar - o 5º.

Até breve!

11 comentários:

  1. Que legal... Ferias, estágio, praia e ... quinto ano! Você deve estar sentindo-se muito feliz.. e a tua amiga? como está? Boas ferias para ti...

    ResponderEliminar
  2. Olá Imelidiane!

    Para te ser sincera ainda estou um pouco confusa com isto tudo... Passei estas duas últimas horas a ver um filme e como disse, ainda tenho duas melhorias para fazer... As coisas para estudar estão abertas à minha frente, mas a vontade é mmmuito pouca.
    A minha amiga está optima, ao que sei, obrigada! ela está a estudar afincadamente para o exame de especialidade, em Novembro. É o tudo por tudo...
    beijinho

    ResponderEliminar
  3. Pois bem, eu terminei o meu curso e ainda ando meio confusa também... tem algumas coisas para estudar tbm, mas sabe como é.. sem exames, sem testes.. daí a vontade de voltar para os livros vai embora. Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. ola J.C.
    Fico feliz pela tua amiga e por já estares no 5º ano. Se tudo correr bem, em Setembro tambem estarei a estudar medicina, no 1º ano. No entanto, ainda nao tenho muita informação relativamente às cadeiras de medicina, e, segundo o que ouvi dizer, no primeiro ano, tenho de escolher uma cadeira opcional, que poderá ser ou ingles, ou Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), ainda nao sei bem a que escolher, porque nao sei os objectivos, nem o que se pretende com cada uma destas cadeiras. Se me podesses ajudar a perceber o que se faz em cada uma destas cadeiras, principalmente na TIC, ficaria muito grata.
    PARABENS pelo teu blog que nos permite ficar a conhecer o dia a dia de uma estudante de medicina, permitindo-nos conhecer a verdadeira realidade do estudo na faculdade.
    e... MUITOS PARABENS por entrares no 5º ano, já em setembro.
    Espero que as melhorias corram bem e Boas férias, que bem as mereces.

    Muito obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Podes deixar o nome ou um pseudónimo, é mais fácil para mim responder!

      Olha não percebi se vais entrar em Medicina em coimbra ou não. Se não for em coimbra, não te posso ajudar muito porque nao sei nada sobre os objectivos das cadeiras nas outras faculdades.
      Se for em Coimbra: aqui fica o que eu escolhi.
      1º ano: sociologia médica e patologia experimental
      2º ano: prescriçao de exercicio e biologia molecular aplicada (que dá muito trabalho pros creditos que vale)
      3º ano: nutriçao clínica e neurociências (que actualmente esta ainda mais exigente - aulas em ingles, trabalhos e exame final. muito interessante, mas dá muito trabalho)
      4º ano: medicina oral (aconselha mesmo) e geriatria (tambem muito bom).

      Nas opcionais, uma vez que valem só 2 créditos, temos que pesar bem o "benefício-trabalho"...

      Beijo e obrigada pelo comentário.

      Eliminar
  5. Olá :)
    Antes de mais, quero dar-te os parabéns por ires já para o 5.º ano. Daqui a nada já és médica! Anseio pelo momento em que irei chegar ao 5.º ano. Parabéns :)
    queria perguntar-te se sabes alguma informação da cadeira opcional de cirurgia experimental. Vou agora para o 3.º ano e estava a pensar em escolher essa cadeira e nutrição. Outra coisa que também queria perguntar, se não for indiscrição, é: como é que conseguiste ir estagiar para o hospital S. Sebastião. Foi através dos CEMEF's? Se por alguma razão não puderes responder, compreendo :)
    Obrigada desde já, e continua a escrever. Gosto muito do teu blog !
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Cristina!
      Obrigada eu pelo comentario.
      Olha cirurgia experimental pelo que ouvi dizer, como agora e muitos alunos, deixou de ser pratico e e teorico, por isso nao me parece uma boa aposta!
      Eu fiz nutriçao e ate gostei. O exame e acessivel e faz sempre jeito saber alguma coisa disso.
      Eu vou estagiar porque me inscrevi nos CEMEF's, mas estes estagios sao so pro pessoal a partir do 3º ano (sendo que o 3º ano so se pode candidatar na ultima fase e os do 4º, 5º e 6º nas primeiras fases). Como deveras compreender, e preciso saber alguma coisa de clinica.

      Beijo, pergunta sempre o que precisares.

      Eliminar
  6. É Cristiana, não Cristina. Não és a primeira a confundir nem serás a última x)
    Ok, obrigada pela informação. Ainda não sei o que vou escolher porque tenho cirurgia experimental, patologia experimental, neurociências e BMA, mas estas duas últimas dão muito trabalho e amigas minhas tiveram patologia este ano e não deram nada nas aulas e estavam completamente à nora sobre como iria ser o exame ou que matéria é que iria sair...
    Pois é, estava a confundir com os CIC's. Os CIC's é que são para os anos mais novos.
    Muito obrigada!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Olá J. Castro, me chamo Bianca e a pouco tempo comecei a acompanhar seu blog, porém, gosto muito das suas postagens, parabéns!
    Bom, encontrei teu blog quando comecei a pesquisar coisas sobre Medicina em Portugal. Sou brasileira e já conclui o ensino médio aqui. Porém, irei morar em Portugal, por motivos familiares.
    Meu sonho é estudar Medicina, já me informei a respeito e terei que fazer as provas do ensino secundário e de ingresso. Tenho muitas dúvidas quanto a essas provas, pois, por se tratar de outro país não sei quais assuntos são mais cobrados. Se puder me aconselhar quanto a essas provas, o que estudar mais, quantas questões têm etc. E afinal, existe algum site onde as provas anteriores são disponibilizadas para download? pois aqui no Brasil, as provas sempre são disponibilizadas.
    Espero que possas me ajudar,
    bjos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola bianca tudo bem???
      Bem eu nao sou a melhor pessoa para te dizer isso... Ja fiz esses exames ha 5 anos atras.
      Para entrares em medicina precisas fazer os exames de biologia-geologia, fisica-quimica e matematica.
      Nao sei ao certo quais as materias mais abordadas.
      Os exames anteriores estao disponibilizados, assim como a correcao. Tenta ver no site do acesso ao ensino superior.
      Beijinho e boa sorte!

      Eliminar
    2. Oi J. Castro, tudo bem sim, e com vc? Obrigada pela resposta, não imaginei que seria tão rápida. Consegui encontrar o site que disponibiliza os exames anteriores, agora vou dedicar-me aos estudos!
      Obrigada, bjos!

      Bianca

      Eliminar