sábado, 22 de novembro de 2014

O que fica depois...

Bem, após mais de um ano a batalhar pelo mesmo, ganhei muitas coisas: uma pele mais seca e caspa, borbulhas na testa, umas linhas de expressão mais marcadas, e a necessidade de voltar a trocar de lentes, no espaço de 6 meses. Perdi dias espetaculares de sol, tive de "dispensar" imensas vezes i meu sobrinho, quando ele me pedia para brincar enquanto eu estava a estudar. Fiz tudo o que sabia e podia para conseguir o que queria - tirar nota para entrar em ginecologia/obstetrícia. Se tivesse de fazer tudo de novo, não mudaria nada.
Ainda assim, e pela primeira vez na minha vida, não consegui essa tal nota. Devo ser uma privilegiada por só sentir isto aos 24 anos de idade...tantas outras pessoas têm uma vida de desilusões.
O que fica depois é uma enorme e esmagadora sensação de choque. Nunca, em dia algum, pensei não atingir o meu 80 ou 90... E porquê? Então as coisas não são lineares? Se nos esforçamos, somos recompensados... Não é assim que funciona com o pai natal? Somos bons meninos, estudamos muito, temos prendinha!
Não, pelos vistos não é assim... Não somos robots programados ao sucesso, "nem mesmo nós", alunos de medicina, de quem todos esperam, até nós próprios, só o melhor. E pai natal sabemos nesta altura todos que não há.
O que fica depois é uma sensação de desorientação. Que é suposto fazer agora? Abdicar daquilo a que chamam "melhor ano das nossas vida" - o ano comum - e passar outro ano a estudar e correr o risco de não conseguir? Seguir em frente e adaptar-me a uma especialidade que eu possa entrar com a nota que obtive? Voltar a pensar na psiquiatria, explorar outras?
Acima de tudo, fica a consciência tranquila, que é a minha melhor amiga agora... Não saberia fazer melhor do que o que fiz.
E se este é um blog onde partilho o que é ser estudante de medicina, este post que agora publico não poderia faltar, não o poderia omitir por vergonha ou o que quer que seja... Esta é a melhor lição de todas - uma nota não nos define.

19 comentários:

  1. Acho que na vida só nos aparece algo se formos capazes de enfrentar. Só tu podes agora sentir e decidir qual será o próximo passo. Acredito que somos do tamanho dos nossos sonhos.
    C

    ResponderEliminar
  2. Oh :( :( :( Tens mesmo a certeza que não dá para GO? Nem que seja num hospital que não seja dos primeiros a ser escolhidos...
    Lamento tanto, tanto. O Harrison é tão injusto!
    Força para o que quer que decidas agora.
    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  3. Não, não dá mesmo, nem no alentejo... Resta-me pensar o que fazer...

    ResponderEliminar
  4. Olá! :) Fui acompanhando os teus escassos posts... Também no dia 20 estive em pleno campo de batalha! :)
    Percebo perfeitamente essa tua sensação de incerteza quanto ao futuro.
    Mesmo sem te conhecer, digo-te o que sempre disse a mim mesmo: somos médicos, e não é este exame que nos define.
    Agora, acabou. Temos férias, temos IAC, temos uma especialidade para tirar.
    E se há coisa que me "irrita", é a alienação que todos nós temos por certas especialidades. Todos nós. Não vemos um único aluno de medicina dizer "eu gostava de ir para Anatomia Patológica, Medicina Nuclear, Fisiatria". A verdade, é que aquilo que definimos como gostos baseiam-se apenas em estudo teórico que tivemos ao longo do curso. longe estamos de saber o que é a verdadeira vida de cada especialidade, à excepção daquelas com as quais contactamos no 6.º ano/IAC.
    Calma... Respira e aproveita. Talvez encontres a especialidade dos teus sonhos mesmo ao lado dos teus olhos e nem reparaste.

    (Btw, se fores para Psiquiatria, talvez nos encontremos... apenas uma simpes hipótese ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Escassos porque não se tem muito para dizer sempre e não vale a pena fazer um blog de repetições. =P
      Eu agradeço o teu apoio. Eu não escolhi para mim gin/ob por gostar da matéria teórica, pelo dinheiro na privada ou qualquer outra coisa. Gosto dela porque desde o 3º ano que faço estágios de verão/páscoa em diferentes serviços do país nesta especialidade, devo ter assistido a mais partos que turmas inteiras juntas, de todas as formas e feitios, e em nenhum deles deixei de sentir a lágrima no olho quando o bebé dá o primeiro grito. Pode ser porque sou uma rapariga e bla bla, mas é a única de todas que tem o dom de me emocionar...e era essa felicidade e emoção que gostaria de sentir todos os dias.

      Eliminar
  5. Fico triste por saber que não conseguiste alcançar o teu objetivo, mas lembra-te no final irá dar tudo certo, pois sempre que se fecha uma porta abre-se uma janela.
    De que modo é que o Harrison influencia a futura carreira de um estudante de medicina? Não percebo muito bem no que consiste...

    ResponderEliminar
  6. O "harrison" é um exame que serve para nos seriar, nos dar uma ordem. Somos mais de 1600 a terminar o curso este ano e nao podemos escolher todos ao mesmo tempo que especialidade vamos fazer. Por isso, quem tira a melhor nota escolhe primeiro, e quem tira a pior em último. E claro, as vagas nos diferentes hospitais/especialidades vao esgotando...

    ResponderEliminar
  7. J. Castro, também sou estudante de medicina. Imagino o quão ingrato é passar um ano a dar o melhor de nós e não conseguir atingir o objectivo.
    Custa desistir de um sonho por isso, na minha opinião, essa deverá ser a ultima hipotese. Já pensaste noutras possibilidades? Tirar a especialidade fora e depois voltar? Sei que pode parecer assustador quando nunca equacionámos essa hipotese antes... mas tenho visto imensa gente a ponderar essa alternativa. Sou da opinião de que não se pode sacrificar toda uma vida por meia duzia de anos... Se calhar ainda sou demasiado ingénua mas custa-me ver as pessoas abandonarem os seus sonhos. Desejo que independentemente das tuas escolhas, encontres o caminho que mais te fará feliz.

    ResponderEliminar
  8. Tenho pena que não tenhas alcançado o objetivo.
    Como dizes muitos têm uma vida de desilusões.. e outros têm o privilégio de não a ter.
    Tive de ficar este ano para trás para conseguir entrar em medicina.. e o sentimento que tens, esse de desorientação, tenho-o eu tambem.. Sei como te sentes. Mas,agora, pergunto-te..Estudar mais um ano para uma coisa que nos correu mal, vale a pena? A resposta não é bem valer a pena, mas sim que tem tudo para correr mal.. como também tem tudo para correr bem.
    Não desanimes, as coisas na vida não são tão lineares como todos nos gostaríamos que fossem.. ''Esforço-me, logo vou ter muito boa nota'', não é bem assim, como dizes, não é uma nota que nos define. Contudo, é ela que nos pode trazer a felicidade de sermos os primeiros a entrar ou os primeiros a escolher determinada especialidade.
    Explora todas as opções e estuda tambem, vale sempre a pena, se der deu, senão der sabes que tentaste mais uma vez e que não te deixaste ficar pelo que seria simples.
    A maior das forças para o Harrison ou para o que quer que tu decidas fazer.

    ResponderEliminar
  9. Primeiro de tudo,por favor não desanimes. As notas são o que são,e não é um exame de algumas horas que define o nosso conhecimento. Não mesmo. Acredita que já tive algumas frustrações a nível académico,e sei mais ou menos como é. É terrível. Um trabalho de muitos anos que não se concretiza no nosso objetivo. Por vezes, não é fácil lidar com a situação. A verdade é que somos humanos e,devido a tal,falhamos. Não somos perfeitos. O importante foi o que referiste acima. Estás de consciência tranquila. Deste tudo o que podias,deixaste de fazer coisas que gostavas para tirar a melhor nota possível. Não alcançaste o teu objetivo,mas deste o teu melhor para tal. Isso já significa muito. Agora,pensa com alguma calma no futuro,e escolhe fazer aquilo que realmente te fará feliz. E não te esqueças,a vida não acaba aqui.

    ResponderEliminar
  10. Olá doce menina,
    Hoje, mas do que palavras de encorajamento, dou-te o meu colo de mãe.
    Posso apenas pressentir a frustração e até alguma mágoa que sentes.
    Define uma nova prioridade, encontra nessa escolha, ainda que à força, a comoção e a motivação que te guiaram até ao dia de hoje, e sê a melhor.
    Torna-te única, deixa que o teu trabalho faça as apresentações.
    Fica bem,
    Flora

    Ps. um passo "atrás" é muitas vezes o único movimento que nos permite avançar de novo, pelo que, faças o que fizeres, não te esqueças que quem faz o teu caminho és tu.

    ResponderEliminar
  11. Acho que é a primeira vez que publico em qualquer tipo de blog, mas encontrei-o neste Verão enquanto estudava para o Harrison e fui lendo o que escrevias e identifiquei-me com tantas coisas que escreveste. Acho que só quem passa pelo Harrison percebe o que isto é. Vi também que o exame não te correu tão bem como esperavas.. mas na verdade o exame foi horrível. Algo que me consolou foi o facto de ter pensado "se eu tivesse estudado mais um mês, ou dois ou três isso teria influenciado a minha nota?" Não porque sei que aquilo que falhei e provavelmente a maioria falhou foram capitulos que raramente são perguntados e todos nós orientamos o nosso estudo por uma questão de probabilidades. Acho que até é provável as notas baixarem por isso até pode ser que dê para entrar naquilo que queres!
    A mim o exame até correu relativamente bem. Mas tive sorte, não nego. Mas mal saí do exame apercebi-me que não confirmei as perguntas todas no fim. Todas as que sabia passei para a folha de respostas. As que nao sabia fui deixando para o fim. Mal sai da porta do exame fiquei pálida. "Não confirmei as respostas". Agora até Janeiro/Fevereiro vou lidar com a ansiedade de não saber a nota exata que tive. Posso me ter enganado a passar 1 ou 10. Cada vez que me perguntam quanto tive, não sei responder.
    Sei que isto provavelmente não se compara sequer ao que estás a passar.. Ver os teus sonhos defraudados por um exame estúpido que não avalia as nossas capacidades. Mas queria dizer que estou a torcer por ti e que consigas ficar naquilo que queres. Ou se não for sei que vais entrar em algo que te vai fazer mesmo feliz. E um dia vais olhar para trás e pensar que se calhar até foi "bom" teres tido aquela nota.

    Um beijinho de uma colega

    ResponderEliminar
  12. Olá! Não sei se te lembras de mim, escrevi-te mais que uma vez, uma delas foi sobre se o Inglês é muito importante para entrar em medicina? Lembras-te?
    Bem, só te estou a escrever para dizer que fiquei triste por não conseguires nota para a especialidade que querias... Mas tenho a certeza que vais tomar a decisão certa para o que vais fazer agora, é preciso é que sigas em frente, não é? Sou um bocado novinha, ainda nem sequer cheguei à faculdade, mas tu tens sido a minha grande "motivação", e por isso tenho quase a certeza absoluta que tens força para isso, e muito mais! Desejo-te a melhor sorte do mundo!
    Vai dando novidades, estamos cá todos (leitores) para te apoiar!
    Beijinhos,
    Maria.

    ResponderEliminar
  13. Boa noite!

    Tendo seguido o teu blog já há cerca de 2 anos não posso deixar de te desejar FORÇA. Soube no ano passado o que pesa não conseguirmos concretizar os nossos sonhos por causa do que acontece em horas: não entrei em medicina por duas décimas e "fui parar" a dentária...entretanto no 2º semestre decidi voltar a entrar e lá consegui. Estou na UBI :)

    Apesar de nem sequer haver termo de comparação entre os exames nacionais e o Harrison, o sentimento é o mesmo e percebo o que estás a sentir. Boa sorte a tomares a decisão :)

    As vezes dou por mim a pensar como será daqui a 6 anos quando chegar a minha vez...ainda por cima eu ainda estou na fase de conhecer os meus métodos de estudo, e digamos que não sou propriamente aquele tipo de pessoas que têm dificuldade em estudar. Mas as especialidades que tenho em mente também não são das mais fáceis, e o facto de este ano (pelo que dizem) ficarem 200 médicos sem acesso à especialidade assusta-me

    Eu sei que isto não adianta muito a uma mente de 1º ano, mas o futuro é algo que me preocupa. E eu sou mesmo daqueles que entraram por quererem MESMO medicina, não pelo emprego, porque pelos vistos isto hoje em dia está mau para todo o lado...

    Isto já é uma pergunta pessoal, mas achas pelo facto de estudar na UBI ficamos em desvantagem em relaçao aos do ICBAS, FMUP, FMUC, Minho etc em termos de bases para o Harrison? Se me quiseres responder a isso, agradeço :)

    De resto, muito boa sorte e decidas o que decidires que seja o melhor para ti! Saudações de um colega de 1º ano :)

    ResponderEliminar
  14. Olá! Também fiz esse horroroso exame este ano, mas no meu caso aconteceu o inverso. Sabia qual a especialidade que queria e onde a queria fazer, por isso sabia que precisava de uma nota bastante baixa. Acabei por estudar apenas um mês e tirei uma nota muito superior ao que estava à espera e feliz ou infelizmente superior à dos meus amigos que tal como tu esforçaram-se ao longo de um ano ou mais. Foi uma sensação agridoce e acabei por ficar mais confusa, sem saber se deveria interpretar isto como um sinal para seguir outra especialidade. Tenho uma amiga que estudou mais de um ano porque precisava de 80-90 e infelizmente tirou 30. Digo-te o mesmo que disse a ela: agora não sobreanalises o que aconteceu e aproveita sim estas merecidas férias. Se decidires repetir o exame, o conselho que posso dar da minha pouca experiência de estudo com o harry é que te foques mais nos livros mais pequenos no mês que antecede o exame. Se não repetires acredito que encontrarás uma especialidade que te deixará feliz. Não te conheço pessoalmente, mas pelo que acompanho aqui no blog não tenho a menor dúvida que independentemente da especialidade serás uma médica exemplar e, acima de tudo, uma médica querida :) Ajudarás muitas pessoas ao longo da tua vida e este "mau" resultado que tiveste não terá importância. Quando um doente se senta à nossa frente não sabe que nota tivemos no harrison e este exame claramente não avalia o nosso esforço nem conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Desejo-te muita boa sorte e tenho a certeza que tudo se há de resolver :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola querida colega!
      Um mes??? Wow!
      Obrigada pela tuas palavras.
      Vou eu deixr-te um conselho: segue o ti coracao, e nao a tua nota. Conheço pessoas que sempre quiseram determinadas eapecialdades,de notas mais baixas, de "menos prestigio", desvalorizadas pela maioria, mas era o que sempre quiseram... Quando se viram com melhores notas, escolheram pela nota, pelo tal prestigio, dizendo "nós aprendemos a gostar de tudo"... Enfim, agora arrependem-se e alguns ate ponderam desistir da especialidade e tentar de novo.
      Segue o teu coraçao!

      Eliminar
  15. Olá! Não pretendo "resgatar" memórias que possam não ser as melhores para ti... Mas a verdade é que me identifico muito com as palavras que escreveste há um ano atrás. Fiz a PNS no passado dia 19 e fiquei com uma nota muito semelhante à tua (que é boa!), mas não consigo evitar de pensar que não corresponde ao verdadeiro esforço. Neste momento sinto algum vazio, não tinha nenhuma especialidade definida, queria tirar uma boa nota para depois escolher, mas agora que caí na realidade, tento ao máximo não começar a gostar de coisas para as quais não tenho nota. O que é difícil, confesso, que isto o fruto proibido é o mais apetecido. Tento ao máximo não me comparar a outros. Não fiz cursos, fiquei em casa sozinho a estudar... E aí batem os mil "Se's", a dúvida sobre se não poderia ter posto um certo "orgulho" de lado. Mas enfim, ando na tarefa das contestações de perguntas, a arrumar livros e slides. E a pensar, mil vezes ao dia, se tudo isto porque passei terá valido a pena. Beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá colega!
      Foi inevitável reler o que escrevi, e acho que se nota que por detrás destas palavras estava mesmo um vazio, um sofrimento, que calculo que seja o teu agora. Vou convidar-te a ler/reler o que escrevi dias antes da prova:
      "Quando comecei o ano comum, estava convencida que iria detestar mais de metade dos estágios. Afinal, acontece que ser médico já é mesmo bom! Que acho que me adaptaria a imensas especialidades e acabaria por gostar, ao contrário das únicas duas que falava sempre. Acontece que agora que até casei, vejo as coisas de uma forma diferente. De repente, já não importa assssim tanto qual a especialidade, porque no final do dia o que realmente importa está em casa, a minha espera... "

      Continua a ser só a minha perspectiva, se calhar não te ajuda muito agora, mas tenho a certeza que vais encontrar o necessitas. O importante é traçares uma estratégia. Eu optei por começar o ano comum por estágios que eu poderia gostar. Assim, se não gostasse mesmo, ainda iria a tempo de desistir e repetir exame. Agora olhando para trás acho que foi uma boa jogada.
      Alguma coisa que necessites, continuo à distância de um comentário deste blog.

      Eliminar
    2. Olá! Obrigado pelas tuas palavras, acredita que ajudam bastante :) principalmente porque nesta fase inicial parece que só as boas notas vêm ao de cima lol. Tenho agora outra tarefa entre mãos: ano comum. Fizeste em Santa Maria da Feira não foi? Eu gostava de ir para um sítio onde houvesse grande proximidade entre os internos. Quero aproveitar este ano para aprender e ganhar alguma confiança em termos praticos... Mas ir para um sítio e andar só por minha conta também não me agrada muito...
      André

      Eliminar