domingo, 8 de maio de 2016

Medicina Interna

Aos colegas que vão escolher especialidade em Junho e consideram Medicina Interna:

Sou casada com um aspirante a internista. Tenho amigas de faculdade que escolheram também esta especialidade.
Vou falar daquilo que eu vejo, que estou meia dentro do assunto, meia fora.

Para quem gosta de especialidades médicas, Medicina interna é uma especialidade muito estimuladora mentalmente, muito completa, e por isso exige muito estudo. Isso todos nós sabemos. Devo confessar no entanto que me senti admirada quando dia após dia, o meu marido chegava a casa com imensos papeis para ler...eram guidelines, eram artigos, eram revisões de tema... Ele, que não estudava lá muito na faculdade, porque lhe bastava ir às aulas e o cérebro dele era tipo esponja, sentava-se no sofá, não para ver TV, mas para ler.
Não se enganem, vão ter de estudar ou vão fazer figuras menos felizes diariamente no internamente e na urgência.

Depois, as urgências: desde que a lei mudou, e estando em hospitais que a fazem cumprir, as coisas não são más. Faz apenas e somente 12 horas/semana. Ora...isto porque está num hospital simpático, que definiu que os internos do 1º ano fazem apenas noites a partir de Julho (para terem meio ano de mais apoio, uma vez que à noite não há as especialidades todas). Também porque está num hospital simpático, não faz mais que uma urgência por semana. Não há urgências extras obrigatórias..só faz quem quer e pode...e com limite máximo de 6 urgências/mês. Em termos de organização, também não se pode queixar, uma vez que ele ficou a saber, com um ano de antecedência, que vai ter de fazer o dia de Natal. Em Janeiro, recebeu a planificação das urgências para o ano inteiro! Não pode jamais dizer, nem eu, que não sabíamos!

Sobre a formação propriamente dita: faz um pouco de tudo, que creio ser a essência da MI. Em apenas 4 meses de internato (vamos descontar o Maio que ainda vai no inicio), já diagnosticou e orientou alguns enfartes, já fez pelo menos 2 cardio-desfibrilhações na urgência que eu me lembre, porque não têm Cardiologia aos fins de semana. Já fez paracenteses, porque não há gastro disponível sempre... Também se bem lembro já fez prai umas 5 toracocenteses...lá está..porque não pneumologia de urgência.
Pelo que me conta, têm muito mais do que pneumonias internadas... Têm doenças auto-imunes para estudo, têm endocardites infeciosas, têm linfomas para estudar...e lá vão fazendo de tudo, porque não têm as especialidades todas.
Pelas contas da ordem dos médicos, é suposto um interno ter 200 doentes no internamento ao longo do ano. Ele já teve 110, em 4 meses...acho que não será difícil atingir os mínimos.
Já devem ter percebido que estou a falar de um hospital que não é central. Então para quem gosta de trabalhar, já perceberam que devem ponderar bem esta questão.

E sobre a investigação e essas trapalhadas todas, que os hospitais centrais são espectaculares e têm faculdades??? Isso é com tudo na vida meus caros...quem quer, faz! Já não estamos na primária, não temos de estar a espera que nos proponham fazer isto ou aquilo...Podemos e devemos ser nós a propor trabalhos, a mostrar o interesse...


11 comentários:

  1. Olá :)
    Estive a ler imensos posts que fizeste desde 2010, parabéns pelo blog e pelo teu percurso.
    Sou aluna do 3º ano de Medicina Dentária, sempre quis Medicina mas o sonho foi ficando de lado e cá estou na Dentária...o teu blog fez-me chamar o bichinho ao de cima, mas já não tenho os meus queridos 18 anos, não é?
    Bem, o que te queria perguntar é se por acaso me podias dar mais informações sobre o tempo que estiveste na Cruz Vermelha. Gostava de alguma forma me envolver com eles, mas não sei bem como, nem onde. Achas que me podias dar umas luzes? Já fiz pesquisa na net mas não percebi muito bem as coisas.
    Um beijinho e toda a sorte do mundo!!
    Letícia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Primeiro: conheci uma rapariga que estava no 3º ano de enfermagem (so lhe faltava um, portanto) e desistiu para entrar em medicina; se gostas mesmo, força!
      Segundo: o melhor é falares diretamente numa delegação da Cruz Vermelha, onde te der mais jeito, porque não sei se o processo ainda é como eu o fiz já se passaram uns aninhos) e se é igual em todas as zonas do país!
      beijinhos

      Eliminar
  2. Olá! Estou a acabar o 12º ano agora e o meu sonho desde pequena sempre foi ir para medicina, por isso estava a pensar candidatar-me a esta. Acontece que no ano em que comecei o secundário descobri que afinal sou um pouco (para não dizer muito) sensível a cortes e sangue. Por isso gostava de saber como são as cadeiras de cirurgia já que tenho alguma (mais para o muita) sensibilidade. Vai ser muito difícil habituar-me? Vai-me prejudicar muito? Como são as aulas? Obrigada e beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Margarida.
      Olha es portuguesa ou brasileira? Se fores do brasil não sei nada, como deves calcular.
      Em portugal: vais te habituando ao contacto com a clinico, com os doentes, os odores estranhos por vezes, as cirurgias... Não és obrigada a assistir a cirurgias se te sentires mal. E depois segues por alguma especialidade que aches que te darás bem! =) força nisso!

      Eliminar
  3. Para quando o proximo post?

    ResponderEliminar
  4. Ansiosos pela próxima aventura ;)

    ResponderEliminar
  5. Olá! Sei que este não é o post mais indicado para fazer estas perguntas, mas aqui vai!Em primeiro lugar espero que tenhas muita sorte na tua carreira e que tudo te corra bem. Gostava de saber com que idade tiveste a certeza que era medicina que querias seguir e o porquê de seguires esta área.
    Desde pequena que sempre quis ser médica, agora quando acabar o secundário vou ter de tomar a grande decisão e não me quero de todo arrepender!

    Obrgada

    ResponderEliminar
  6. Bom dia , estou a fazer um trabalho acerca do aumento do número de mulheres no curso de medicina após o 25 de Abril, e por isso como é uma pessoa envolvida diretamente nesta área , queria lhe perguntar se acha que o número de medicos supera o número de médicas , e quais sao as espicialidades da medicina que tem o maior numero de homens e as que têm maior número de mulheres , com base na sua experiência .
    Muito obrigada ( o seu blog é fantástico)

    ResponderEliminar
  7. Tanto tempo de espera ;)

    ResponderEliminar