terça-feira, 10 de março de 2015

"Que decidiste?"

Falava-se que os internos este ano não poderiam desistir do ano comum para voltar a repetir exame até Junho, como ocorrera noutros anos, e teriamos até Fevereiro para tomar essa decisão. Negociações para lá e mais negociações para cá, reuniões e mais reuniõezinhas com o Ministério da Saúde, a Ordem dos Médicos, etc e parece que tudo fica como estava para mim. Portanto ainda vou a tempo se quiser voltar a estudar (o sonho de qualquer estudante de medicina é estudar o harrison não uma, mas duas vezes! =/ ) Ser médico em Portugal está cada vez mais complicado. Há imensos colegas que preferem trabalhar no privado, em deterimento das más condições do público, já para não falar dos muitos que emigram para outros países da europa para fazer a especialidade. Agora que gozei férias, se tivesse de estudar de novo para o Harrison para tentar de novo Ginecologia, seria capaz. Mas mais do que ser impulsivos e só querer seguir numa determinada linha, hoje em dia é preciso ser-se inteligente na escolha da especialidade. É o conselho que mais ouço, quase diariamente, das mais diferentes pessoas (desde colegas mais velhos, outros funcionários públicos, ou até mesmo doentes bem informados). Por isso desistir do Ano Comum não é a minha primeira opção...Creio que irei fazer este ano e escolher outra especialidade. Qual? Esse é o problema número dois. Em Abril vou fazer estágio de Psiquiatria para Aveiro e vai ser o ponto que me faltava para a decisão final.

8 comentários:

  1. E então, quais são as especialidades consideradas 'inteligentes'?
    Espero que independentemente da decisão, seja a escolha acertada e que sejas muito feliz.

    ResponderEliminar
  2. Só um reparo... "Ser médico em Portugal está cada vez mais complicado" Não discordo desta afirmação...mas tendo em conta que eu sou daquele grupo que foi "forçado" a sair do nosso país por este medíocre Governo, tenho a dizer que pelo menos os médicos têm a vantagem de poder ficar em Portugal e ter um salário digno e ainda têm a opção de escolha entre público e privado.. Veja-se os casos das Engenharias, das Químicas, da Física, cursos complexos e com importância estratégica para o país... os poucos que têm trabalho em Portugal estão a ganhar à volta de 700 euros...e depois queixam-se que não produzimos nada. Desculpe o desabafo, eu espero que os médicos reconheçam que apesar de tudo ainda estão protegidos da parte mais negra desta crise que levou milhares de jovens qualificados a emigrar e que não abandonem de vez o SNS pois precisamos dos nossos melhores profissionais médicos, formados nas nossas Universidades. Continuações de sucesso e felicidades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns pela sua reflexão. Confesso que seu comentário me deu grande orgulho de ser médico. Tenha certeza que há diversos colegas médicos que se emocionaram com seu desabafo. Conte conosco nos SNS e nos dê apoio apoio político para o SNS crescer em qualidade. Felicidades aonde estiver.

      Eliminar
  3. Ola :) daquilo que falas com os colegas mais velhos, que especialidades são mais aconselhadas? Quais as que dão mais garantias (dentro do possível)?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão não é quais as especialidades que dão mais garantias, mas as que dão menos...e a questão também não se prende só com "garantias" (de formação, de colocação após terminar a especialidade, etc), mas sim o estilo de vida que se quer ter.
      Eu não arrisco no meu blog a dizer quais as que devem escolher e que são prometedoras, porque isso poderia levar os leitores em erro. Mas há especialidades para as quais já não há muitas colocações nem muita opção de privado, e os exemplos mais berrantes são Pediatria, Endocrinologia, Estomatologia... Temos de ter em consideração que os Cuidados Primários de Saúde estão cada vez melhores, e espera-se que prosperem com a entrada de mais jovens internos, que têm em mãos alterar o paradigma da centralização e a cultura errada de que "só as especialidades hospitalares é que são boas". Levar um filho ao pediatra particular por 70 euros pode já não ser muito vantajoso, visto haver consultas com profissionais excelentes de saúde infantil no centro de saúde por 0 euros...Assim como ir ao Ginecologista particular por 80 euros para seguir fazer uma citologia, uma vez que as consultas de planeamento familiar no CS são gratuitas...

      Garantias não há de nada, especialmente em tempos de crise...

      Eliminar
  4. Sim, neste momento nada nos da garantias. Acerca de mgf, por exemplo, tem sido dito que a cocacao de especialistas no norte está cada vez mais difícil, porque já quase toda a gente tem medico de família. sabes alguma coisa sobre isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! És IAC tambem?

      Olha também já ouvi dizer isso...uma amiga minha mais velha que esta a terminar a especialidade agora disse-me exactamente isso, que as colocações em MGF nao andam muito boas...obviamente querem mais médicos para o interior alentejo/algarve e ilhas... Mas acho que isso é um pouco o panorama geral..os grandes centros têm imensos médicos! Eu estudei em Coimbra e em cada esquina havia um consultorio médico e segundo um estudo, é a zona do país onde há mais médicos...

      Eliminar
    2. Não, sou aluna do 6 ano a estudar para o harrison e a ponderar as opções. Gosto das médico cirúrgicas, nas também gosto de mgf. Vamos lá ver como corre o exame..
      Relativamente as médico cirúrgicas, por exemplo, disseram-me que a primeira desempregada médica foi uma dermatologista, apesar de ser una especialidade logo escolhida

      Eliminar