quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Primeiro ordenado!

Após muitos e muitos anos a estudar, e concluído o primeiro mês de trabalho, eis que aparece a mais recente novidade da minha vida profissional - o meu primeiro ordenado! Enfiar a cabeça nos livros afincadamente ou, se quiserem, trabalhar à nossa maneira, começa a ser natural. Tirar uma boa nota num exame, ou ainda melhor, saber o que fazer perante uma determinado caso clínico nas aulas práticas da faculdade, são as recompensas que vamos tendo. A isto, para os felizardos claro, junta-se o orgulho da família e o seu incondicional apoio, que são formas diferentes e igualmente importantes de reconhecimento. Basta que não nos peçam o que não podemos dar e já nos ajudam tanto... Mas tudo tem de virar, e todos nós precisamos de crescer, passar ao passo seguinte. Receber o meu ordenado foi o que isso significou para mim - andar em frente! Foi a formação de mais um pouquinho da médica independente a aparecer. Garanto-vos que soube muito bem (e estou a falar puramente de significados emocionais, não do valor em euros). Comemoração: enchi a barriga com um grande waffle nessa tarde!

5 comentários:

  1. Olá!
    Chamo-me Daniela, ando no 12º ano e espero vir a ser uma estudante de medicina e claro, ser médica futuramente. Desde já parabéns pelo teu magnífico blog, visito-o com muita frequência e obrigada por partilhares como é estudar medicina.
    Apesar de já ter a certeza que quero ser médica e poder ajudar os outros, ainda tenho várias dúvidas, das quais que universidade escolher (sou de uma vila do distrito de Braga) e se faço bem ou não inscrever-me numa residência universitária. Os meus pais não têm muitas possibilidades e as residências são mais acessíveis.
    Achas que podes falar um pouco sobre como é estudar em Coimbra e como é viver numa residência universitária (regras, ambiente, alimentação, etc...)
    Obrigada e muitas felicidades,
    Daniela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Daniela.
      Desculpa a demora a responder. Olha acho que o melhor é ires ler para trás, tenho alguns posts e respostas a leitores sobre residencias e como é estar em Coimbra, porque tem aqui imensa informção. Se surgir alguma dúvida mais particular, volta a deixar comentário.
      Beijinho

      Eliminar
  2. Olá, já te sigo à algum tempo,primeiro queria dar-te os parabéns por te teres tornado medica (se Deus quiser eu também o serei, daqui a uns aninhos), em segundo queria perguntar-te como crias-te o teu blog. Obrigada, e continua a perseguir os teus objectivos.

    ResponderEliminar
  3. Olá :) :) :)

    Sou a Bia, tenho 15 anos, frequento o 10º ano no curso de Ciências e Tecnologias e a única profissão que me encheria as medidas neste curso seria a medicina. Sim, comecei agora, sou muito jovem, mas sei bem o que quero. Não, não digo isto pelo salário (e sei que é muito diferente daquilo que a maioria das pessoas pensa), sei que é uma das profissões mais exigentes e cansativas que existem, mas sinto que é A minha profissão. Sinto que podia exercer medicina até ao fim dos meus dias. Escolhi este curso com esse objectivo, mas à medida que o tempo passa, só vejo o meu sonho mais longe.

    Descobri o seu blog recentemente e tenho de admitir que fiquei fã.
    Pensei que me poderia esclarecer algumas questões que me atormentam quase que diariamente, tamanha já é a sua experiência.

    1-Como foi o seu percurso académico? Qual a sua média final do 10º ano?
    2-Entrou em Medicina na primeira tentativa? Tinha um plano B, caso medicina não funcionasse?
    3-Tenho tido sempre boas notas (muitos 5's e poucos 4's), e no primeiro período deste ano letivo obtive uma média de 17. Porém, neste período as minhas notas baixaram e muito, estou agora com uma média de 14, e não consigo entender o porquê (ou melhor, até consigo: ando desmotivada, constantemente em stress, a pensar que nunca vou conseguir entrar em medicina, se não deveria ter escolhido outro curso, se me vou aguentar aqui, o que posso fazer...). O que faço?? Arranjo um explicador de matemática (sim, matemática e fq são os meus pontos fracos, neste curso basicamente só gosto de Biologia...)?? Preciso de dicas. Eu não tenho um plano B. O que faria no meu lugar?? Esteve em alguma situação semelhante?
    4-Será que vou conseguir entrar em medicina? Ou será preferível começar a pensar em algo mais realista e mudar de curso, por exemplo?
    5-Sabe de outros blogs de médicos/estudantes de medicina que me possa indicar?

    Desde já obrigada e a maior sorte no seu percurso :)
    xx

    ResponderEliminar
  4. Bia, sei que o comentário era dirigido à autora do blog, mas aqui ficam alguns pensamentos que a podem ajudar. PS. Eu entrei em Med em 2011 e embora a minha média não fosse top (acho que fui das últimas a entrar), consegui entrar na mesma! Média do secundário - no secundário a chave do sucesso está no trabalho. A nível da Matemática e da FQ - as disciplinas a meu ver mais difíceis de C&T - não são exigidos grandes raciocínios ao nível de secundário, é uma questão de praticar IMENSO e mecanizar os exercícios. Por contraste, sei que a Matemática de faculdade por exemplo nas engenharias, já requer certo topo de raciocínio que não assenta apenas na prática e mecanização. Ora para obter este nível de aperfeiçoamento, é preciso abdicar de muita coisa (há pessoas que não precisam de muitas horas de estudo, mas não é o meu caso) e usar o tempo de forma muito inteligente. Ou seja, o que quero dizer é que há que desmistificar a Mat e a FQ se secundário. Parece um bicho papão mas se duplicares as horas de estudo, vais ver que vais dominar! Basicamente o que eu quero dizer sem parecer burra (sim porque há sempre aquela pessoa que entrou sem estudar) é...estuda a sério e não te disperses.Acho que não está nada perdido, conheço pessoas que tiveram um arranque lento, com médias bem inferiores ao que é requerido para medicina e depois aplicaram-se à séria e entraram. Acho que deves arranjar um explicador a Mat e FQ (se tiveres possibilidades) para que consigas ir dissecando a matéria e ao longo do ano e ires mais bem preparada para os exames de 11 ano. No meu caso isso foi crucial e aconselho vivamente a quem está a ter dificuldades nestas disciplinas a procurar um bom explicador desde logo. Opções - acho que neste momento não deves perder tempo a pensar em planos B e C. Foca-te nos teus objectivos principais, que passam por ter a melhor média possível (tendo por referência as notas à volta de 18) no final de tudo, com a consciencia tranquila que deste o teu melhor, não conseguires entrar, aí sim pensas num plano B. Sinceramente, e tendo em conta alguns exemplos de amigas, elas tinham notas muito altas no final do secundario mas insuficientes para Medicina, então fizeram 1 ano de outro curso, Ciencias Farmacêuticas, Bioquímica, Bioengenharia etc e no final do primeiro ano de faculdade repetiram os exames e entraram. Acho que é uma boa opção, se não conseguires entrar à primeira, seguires um curso que te dê uma formação mais aprofundada das matérias que estudamos no secundário. Podes ver pelos cursos que têm matemática, biologias e químicas no primeiro ano. Geralmente o que acontece é que no final do primeiro semestre já começas a achar a matéria de secundário MUITO fácil e linear e depois vais super preparada para os exames. Claro que esta é uma opinião muito pessoal e não será unânime, mas espero ter ajudado!

    ResponderEliminar