terça-feira, 2 de outubro de 2012

Socorrismo e outras novidades

Alguém que costuma ler o meu blog, ao encontrar-me online no Facebook dizia: "então, já não escreves nada há muito tempo..." e eu respondi "já lá vou"...e entretanto passaram-se quase 2 semanas.
E foram duas semanas bastante intensivas.

Com a "reciclagem" do curso TAT da Cruz Vermelha, passei os últimos dois fins de semana inteiros a ter formação teórica e prática. Voltei a pisar os joelhos e as mãos de tantas compressões cardio-torácicas fazer (se querem ter uma paragem cardio-respiratória à minha frente, agora é o momento ideal), e servi de vítima tantas vezes para o pessoal "novo" que fiquei com os músculos das pernas todos massacrados.
Após duas avaliações práticas e uma teórica, e mais uns turnos de INEM pelo meio, lá consegui terminar o curso e essa etapa esta finalizada.
Meia louca, ou prudente, conforme o ponto de vista, comecei a fazer o "Curso de condução básica" de ambulâncias. E ainda cheguei a ter 3 aulas. O suficiente para perceber as diferenças entre o tamanho de uma carro ligeiro e um veículo de emergência. Entretanto percebi que não tinha absolutamente mais tempo... Chamo-lhe mesmo condução básica, porque o resto do pessoal continuou e já anda a treinar a condução em emergência (coisa, diga-se, que comigo resultaria em mais vítimas do que socorridos)!

Posso partilhar convosco que pensei desistir da Cruz Vermelha. É tudo muito bonito, mas não é fácil arranjar tempo e sobretudo, disposição, para sair de casa para 8h de turno semanais... Com a chegada do tempo frio as coisas pioram substancialmente. E na altura ainda tinha o curso TAT para repetir e isso deixava-me incrivelmente preguiçosa, com vontade de abrandar o ritmo alucinante das minhas semanas...
Depois, num dos turnos que fiz, uma velhinha muito querida que fomos socorrer por dispneia severa, no caminho para o hospital perguntou: "menina, eu vou morrer?". Posso dizer que me senti muito, muito bem  por poder dizer "Não, não vai...estamos a chegar...", enquanto lhe acariciava o rosto e lhe apertava a mão e ver nos seus olhos alguma sensação de alívio. Foi como um relembrar das razões que me levam àquela delegação, semana após semana.

Quanto a tudo o resto, as novidades são as seguintes:
  • a minha sobrinha virou sobrinho na última ecografia. Digamos que era tímido e assim conseguiu enganar a mim e a 2 médicas experientes.
  • tenho uma nova colega de quarto, que gosto muito. Já conhecia, e tem sido tudo óptimo.
  • pretendo realmente fazer ERASMUS no próximo ano; locais e etc ainda está a ser estudado, mas esta é a última oportunidade e não vou voltar a adiar, até porque se adiar, será para sempre.
  • uma vez que o projecto "Interrail" vai mesmo para a frente, pretendo ganhar uns trocos extra na latada, na bilheteira...espero ter sorte e ser seleccionada.
  • iniciei um novo puzzle - um antigo hobby perdido até então - de 2000 peças e montes de bonequinhos engraçados, num hospital de loucos!

7 comentários:

  1. Olá,
    Bom regresso e volta sempre, pois mesmo que demore eu sei que vou gostar de te ler e de alguma maneira viajar através das tuas experiências.
    A sobrinha virar sobrinho tlv seja coisa boa, as meninas são parvas naquela idade que parece que nunca mais acaba (começou aos 12 e já vai nos 16 e tem dias que só na base do chinelo - ñ é verdade mas tem dias que ...deumalibre).
    Mãe de teenager sofre (não muito no meu caso q testou mal habituada).
    Adoro que não se desista.
    É uma vitória ainda maior do que quando se começa.

    Fica bem,
    Flora

    ResponderEliminar
  2. Afinal sempre era rapaz... Pressentimento de tia nunca se engana!

    ResponderEliminar
  3. Olá, fala da tua experiência como tudo começou

    Rosa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosa!
      Podes ler mais sobre o socorrismo e algumas coisas engraçadas e outras mais dificeis que me aconteceram nesse contexto, em outros posts meus. Procura nas etiquetas, a que diz "Socorrismo",

      Eliminar
  4. Estive a ler, uma coisa que me desperta curiosidade é: como lidar com o impacto da morte nestas situações? Com o tempo a pessoa vai habituando, mas quando é a 1ª vez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Bem, morte é para mim, como para a maioria dos seres humanos, eu diria, um assunto delicado, especialmente se imaginado ou consciencializado que se trata de algo inevitável, que acabará por acontecer a todos, incluindo a nós. Nesse sentido, creio que é assustador. Num sentido mais profissional, é exactamente o que é, e esta justificação é a sua própria explicação..."Morre-se porque todos morremos". Porque não podemos ser presunçosos ao ponto de pensar que iremos salvar todas as vidas que precisarem de nós, socorristas/médicos.
      Não é ser insensível, porque isso é algo que não sou. Sou do género de pessoa que chora por um velhinho quando ele tem dor e eu não posso fazer mais nada... Mas a verdade é que se cria uma certa capa protetora. Não nos podemos deixar afetar pelos problemas dos outros! Nós médicos (ou futuros médicos melhor dizendo), lidamos com a morte, a doença, a desgraça humana, o desrespeito social...não podemos deixar que isso nos impeça de continuar a ver o lado maravilhoso da vida.

      Eliminar