domingo, 16 de setembro de 2012

Início diferente!

Chegamos a um certo ponto que pensamos "oh, lá vamos nós para o mesmo...". Na verdade, este ano, o início tem sido bem diferente. A começar cá por casa...
Aquela residência com uma ala super silenciosa, onde havia regras de respeito mútuo e consideração pelas horas de sono das outras pessoas, onde havia listas de limpeza de forma a garantir que tudo andava em bons rumos, já não existe! Encontrei ao chegar uma ala repleta de pessoas estrangeiras, praticamente sem quartos individuais (ou seja, muito  mais pessoas para o mesmo espaço), muita suja e sem ordem.
As coisas que coloquei no meu armário da cozinha iam desaparecendo à minha frente. Pousava um prato e alguém pegava nele como se aquilo fosse do "povo"... Cheguei ao cúmulo de deixar um bilhete dentro do meu próprio armário a dizer em inglês: "não usar estas coisas!" Deixei o pano de fora, pendurado, como sempre... Devia ter colocado o pano da louça lá dentro também, porque não tardou a desaparecer.
Durante a primeira semana acordei várias noites seguidas às 3h da manhã, hora a que "elas" chegavam a casa. Chegar a casa tarde não costumava ser motivo para acordar as restantes colegas, mas isso era "dantes"!

Agora falam-se imensas línguas por aqui, mas o inglês reina, claro, incluindo dentro do meu quarto, que estou a partilhar com uma Italiana. Escusado será dizer que trouxe o meu dicionário para Coimbra... Não posso negar que tem sido um bom treino, mas qualquer que passe no corredor no momento em que estou a falar percebe que a minha colega não deve entender nadinha... (exagero meu, porque temos tido longas conversas... o tempo passa enquanto penso em como se diz as coisas)

Aquelas famosas duas semanas de faculdade que não se faz nada a não ser "apresentação"? Não foi bem assim... O regente de Cardiologia achou por bem alterar o método de avaliação e torná-lo verdadeiramente bolonhês, coisa óptima, na minha perspectiva. A questão é que agora temos de ler semanalmente capítulos de Harrison para conseguir responder a umas perguntas que ele disponibiliza e que são debatidas nas aulas práticas. Como em sorte me calhou, já na próxima semana, responder às questões e apresentar o trabalho, não tive um arrancar de estudo muito tranquilo.
Idem aspas para a regência de Obstetrícia que, com o seu discurso de "vamos lá estudar todo o ano" me fez ter gosto para fotocopiar o livro recomendado (coisa que não deveria dizer aqui, não é verdade?)

Também tive de ir incomodar as aulas de Epidemiologia do 4º ano, apelando ao preenchimento dos questionários para a minha tese de mestrado. Uma estratégia menos agressiva foi usada para o pessoal do 5º ano, mas não sei bem porquê, eles têm levado os questionários para "preencher depois" e não os devolvem! Não posso negar que eles são grandes, provavelemnte um pouco "seca", mas "epah que raio!" - trata-se da tese de mestrado de duas colegas e mais vale dizer que não querem colaborar, do que serem simpáticos e depois não devolverem as coisas! Parecendo que não, são 400x5 folhas que foram impressas e isso custou muito dinheiro!


Outra coisa diferente, embora um pouco insignificante, foi ter carro em Coimbra. E pode dizer-se que faz immmmmmmenso jeito, especialmente com este calor. Não é de todo um bem de primeira necessidade, mas sempre deu para compensar as boleias que vou pedindo aos amigos durante o ano.

E agora, também pouco ortodoxo da minha parte, aventurei-me na compra de mais um livro escrito em ingles (um ingles verdadeiramente complicado para o meu nível) e portanto, vou ler! (Algo que também só costumava fazer em férias).

1 comentário:

  1. Então, em vez de te lançares para o Erasmus, lançaste a tua casa para o Erasmus? :)

    ResponderEliminar