quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Interrail - a aventura que não quero perder!

Este post serve mesmo só para partilhar com todos os leitores os meus planos: fazer um interrail no final do 5ª ano.

Como o objectivo é ir de avião até Roma e começar lá, tive de planear as coisas com alguma antecedência, para ver preços... Acima de tudo, estava interessada em saber se é realizável, se tenho dinheiro suficiente... Ando a juntar dinheiro há 2 anos, com trabalhos de costura que vendo, com responsabilidades que são remuneradas na minha residência universitária (actualmente já não o faço), com o dinheiro que se vai juntando no natal e na páscoa, e até com um part-time na queima das fitas... Defendo a ideia que este tipo de aventura só tem valor se formos nós mesmos a juntar dinheiro para o realizar. Chegar perto dos pais e dizer "pai, mãe, quero conhecer a europa... Quero dinheiro." nunca fez o meu estilo, nem faz parte da minha educação.

Após contas e mais contas, após terem sido traçadas mais de 7 rotas diferentes, consegui uma viagem que me parece barata e cheia de cultura. Roma e Istambul eram as duas cidades que não podiam faltar! Bonús maravilhosos como Liubliana, Viena, Budapeste e Paris parecem-me perfeitos. O objectivo é passar certa de 2 dias em cada cidade, e fazer viagens entre paises em comboios noturnos. Ja pesquisei todas as ligações nas quais estou interessada e até a lista de hostels por cidade... Preferi começar a viagem de avião porque é mais seguro no inicio do que no fim, uma vez que se perder algum comboio ou assim, não haverá problemas. E assim posso visitar Roma em 3 dias, sem gastar dias de Interrail. Pretendo comprar um passe flexi de 10 dias de viagem em 22.



Se conhecerem amigos que já tenham visitado estes países, se vocês mesmos têm informações úteis sobre interrails, por favor não deixem de comentar.

10 comentários:

  1. Olá!

    Sou teu colega da FMUP e acompanho frequentemente o teu blog. Também estou interessado em fazer um interail, será que podias disponibilizar os sites em que te informaste de tudo (desde os comboios propriamente ditos, até aos hostels de que falaste, preços, etc)? Já agora se não for incomodar muito podias explicar um pouco melhor como funcionam os interails? Conta o nº de países por que passas ou o nº de km que fazes?

    Obrigado,

    André

    ResponderEliminar
  2. Olá andré! Ou melhor, colega andré... Estas em que ano?

    Então: não conta o número de países nem o número de km. A única coisa que conta é o numero de dias de viagem. Como eu disse, eu vou comprar um passe flexi, de 10 dias de viagem em 22. ou seja, quando eu usar o passe para fazer a primeira viagem conta como o dia nº 1 e a partir dai tenho 21 dias. Nesses 21 dias, posso viajar em 10.

    Existem ainda os seguintes passes:
    5 days within 10 days -> 175€
    10 days within 22 days -> 257€
    Every day within 15 days -> €298
    Every day within 22 days -> €329
    Every day within 1 month -> 422€

    (www.interrailnet.com/interrail-passes/interrail-global-pass)
    Podes ainda visitar só um pais, com um passe que só te permite andar dentro desse pais. Nenhum passe pode ser usado dentro do teu pais de origem.

    Podes visitar qualquer pais da europa, embora alguns precisem de passaporte, como o caso da turquia.

    Sobre horários e afins: eu aconselho a viajar o máximo de noite. Comboios noturnos, segundo o que li, são uma excelente opção porque já se acorda na pais de destino. E podes ir sentado ou numa cama beliche. Os preços variam desde 3€ a 30€ por pessoa, pelo que vi.

    É mais inteligente traçar a rota tendo em conta as viagens noturnas que há. Assim sendo, acho que este site é muito bom:
    http://www.raildude.com/pt/interrail-comboio-nocturno

    Escolhes um pais no menu de lado e vês logo quais a ligaçoes qua há, os preços, o tempo de viagem e as condições.
    Convém confirmar tudo isto num daqueles livros anuais de interrail, com todos os horarios de todas as estaçoes e ligaçoes da europa! è peça fundamental...

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois há uma excelente vantagem de viagar durante a noite: a regra das 19h.

      A regra das 19:00h para os comboios nocturnos vai poupar-te um dia de viagem no teu passe de InterRail flexivel (5 dias de viagem num período de 10 dias ou 10 dias de viagem num período de 22 dias).

      Se usares um comboio nocturno directo que parta depois das 19:00 da tarde e o usares até ás 04:00h da manhã (ou depois) apenas o dia seguinte será contado como UM dos teus dias de viagem, e é essa a data que deverás colocar no teu passe de InterRail.

      Começas o teu dia de viagem ao apanhar um comboio após as 19h00 da tarde e viajas a noite inteira até pelo menos ás 04:00 da manhã neste comboio. No dia seguinte podes viajar o dia inteiro até ás 23:59 da noite.

      Lembra-te, preenche no teu passe de InterRail a data do dia seguinte.

      A regra das 19:00h também é válida com os passes para um único país (ONE COUNTRY PASS).

      Eliminar
  3. Olá. Desde já parabéns pelo blog, tenho acompanhado e adoro.
    Tenho uma dúvida (foi uma amiga minha que me perguntou se eu sabia mas não faço ideia) sei que o ano comum é remunerado mas e a especialidade? Quando acabam o ano comum e começam a tirar a especialidade esta também é remunerada?

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    E obrigada!!!! xD

    Quanto à tua questão: coitadinhos de nós se andávamos mais 5 ou 6 anos sem receber dinheiro... Ninguém ia pra médico assim, ou só quem tivesse pais muito ricos! =P

    O ano comum é remunerado: 1200€/mês, fora descontos... Ouvi dizer que já este ano vão baixar esse valor pra algo entre 800-1000€, mas não sei se é verdade. O que deverá ser verdade é o final do ano comum, como eu já anunciei num dos meus ultimos posts.

    Na especialidade ganha-se 1350€ (uma diferença muito pequena em relação ao ano comum) e o valor é igual para todas as especialidades, se não estou em erro... Ao longo dos anos, mais pro final, ganha-se mais um pouco, mas é mesmo pouco e não sei ao certo o valor. É claro que depois no final dos mês as coisas acabam por ser diferentes de pessoa para pessoa porque depende se a pessoa faz ou não horas extra, urgências extra, urgências noutro hospital além do seu, etc...

    Espero ter ajudado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela resposta.
      Realmente andar até aos 30 anos (mais ou menos) a depender dos pais e a tirar medicina... não deveria ser "pêra doce" xD
      Foste realmente esclarecedora.
      Muito obrigada mais uma vez e boa sorte.

      Eliminar
  5. Olá,
    O interaril parece ser muito interessante mas um pouco assustador também.
    Digo isto porque a minha nina anda sempre a falar nisso e já disse q qd fizer os 18 (graças a Deus que ainda está a entrar nos 16) que vai partir à aventura.
    Não será um bocadinho complicado para o sexo feminino?
    A cena dos dias dentro dos dias é que é coisa que ainda não percebi...
    Fica bem,
    Flora

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá flora!
      Bem, não convém nadaaaaa ir sozinha, nem ela nem ninguém. Um pequeno grupo, de preferencia com menos de 4 pessoas, é o ideal. Eu vou só com uma pessoa. Há Hostels que têm quartos partilhados só pra meninas, por isso até têm algumas vantagens.

      A questão dos dias não sei como explicar melhor, desculpa. Volta a ler e se nao entenderes avisa!
      beijinho e obrigada

      Eliminar
  6. Obrigado pela explicação sobre o interail. Desculpa só responder agora.

    André

    ResponderEliminar
  7. Ola, estive a ver que a tua vontade de fazer um interrail é parecida com a minha. Estou para fazer 18 anos, e já penso nisto desde os 16. O pior é que os meus pais são muito "galinhas" e não parecem querer deixar-me fazer isso. Mesmo assim, é um grande sonho e vou conseguir.
    Entretanto, força com isso. Se quiseres, conheço bem paris e posso te dar umas dicas.
    Um beijo, Sónia.

    ResponderEliminar