segunda-feira, 6 de abril de 2015

Tu não vais conseguir salvar todas as pessoas que encontrares...

Apesar dos poucos dias de avanço, Abril tem-se mostrado um mês prometedor para mim. Se já desconfiava que seria bom fazer estágio de Psiquiatria para tirar as minhas dúvidas interiores, agora tenho total certeza.
Desde o dia 1 que é assim, lá vou eu rumo a Aveiro todos os dias de manhã no meu carrito. Nota-se logo a diferença de ter de acordar bastante mais cedo do que nos tempos em que ia para o Centro de Saúde, que era a 5 minutos a pé de minha casa.
Por causa do fim de semana prolongado de Páscoa, ainda só somei 3 dias de estágio, mas gostei mesmo muito de todos. A equipa é jovem e acolheu-me bem e me parece que todos têm boa saúde mental... =P

Na quinta-feira estive de urgência das 8h às 20h - foi a minha primeira urgência como médica (porque no estágio de MGF não se faz urgência) e devo confessar que me agradou imenso, tanto os casos a que assisti, como essa nova sensação de se ser médico e não o estudante, num serviço de urgências.
A certa altura do dia, num momento mais parado, lancei ao especialista com quem estava uma das perguntas que mais me incomoda sobre a Psiquiatria:
- "A noção que tenho é que a Psiquiatria não cura ninguém...os doentes acabam sempre por voltar com recaídas... Isso ao final de algum tempo, não acaba por ser desmotivante para o médico?"
E ele respondeu:
-"Se reparares bem, são muito poucas as especialidades que realmente curam...A grande maioria dos médicos controla sintomas e impede ou atrasa a progressão das doenças, dá qualidade de vida, faz a prevenção das mesmas e resolve agudizações." E continuou: "Não sinto essa desmotivação a que te referes...o importante é não ter demasiadas expectativas, nem na Psiquiatria nem noutra especialidade qualquer. Tu não vais conseguir salvar todas as pessoas que encontrares..."

"Tu não vais conseguir salvar todas as pessoas que encontrares..."
 Eis um lado da Medicina é que é totalmente diferente daquilo que habitualmente tanto médicos como população espera dela, pela Esperança que a ciência consiga mais e melhor todos os dias. Eu sou uma pessoa esperançosa por natureza, que espera sempre o melhor dos outros, que acha que amanhã poderão mudar... Mas também sabia que há determinadas pessoas de quem é difícil esperar essa tal mudança. Distúrbios de personalidade, dependências de uma vida... E doía pensar que iria encontrar essa realidade de forma mais acentuada no mundo dos doentes Psiquiátricos. Acho que costumava pensar nisso do lado sombrio, pelo medo provavelmente de um dia deixar de me sentir realizada. Aquele especialista, com as suas palavras certeiras e repletas de anos de experiência, mostrou-me o lado mais positivo... A Psiquiatria de facto é fundamental na vida de muitas pessoas e famílias, dá qualidade de vida a muitos doentes e esse é o lado positivo a que de deve dar valor. Acho que só agora entendo de verdade o porquê de um amigo meu quer ser Oncologista.


1 comentário:

  1. Do pouquíssimo contacto que tive com a Psiquiatria, acho que para mim o problema era que eu própria me tornava doente. Estive duas horas com um esquizofrénico e já estava quase a acreditar nele! :P

    ResponderEliminar