quinta-feira, 30 de abril de 2015

Last Chance

Se me perguntarem qual a principal vantagem de se ter Ano Comum, eu vou dizer sem pensar muito: "última chance para descobrires o que realmente queres ser antes da derradeira escolha..."

Após a grande desilusão de não atingir aquela gigantesca nota a que me tinha proposto e que julgava ser essencial para ser feliz o resto da minha vidinha, a minha mente altamente direcionada para a racionalização decidiu traçar uma estratégia alternativa, um plano B urgente. Cheia de dúvidas e medos, com um certo pessimismo, confesso, e alguma melancolia, comecei o Ano Comum por estágios/especialidades que eram para mim hipótese de ingresso e deixei a ideia de voltar a repetir o exame num plano C.

Psiquiatria sempre esteve no meu "Top 2", num jogo de forças flutuante com a Gin/Obs, que ora ganhava poder, ora era esbatido pelos medos, por isso não poderia deixar de repetir.
Estive um mês a fazer estágio em Aveiro em Psiquiatria e não houve um único dia que não sentisse a felicidade e a realização que procurava...a tal que achava que tinha perdido. 
De repente, quando me apercebi, pensar em Gin/Obs, nomeadamente que não iria fazer essa especialidade, já não me causava nem mágoa, nem inveja, nem tristeza. Dava por mim a sorrir no carro ao vir embora, a pensar no quão gratificante tinha sido aquele dia e poderiam ser os restantes nesta profissão...
Ainda nem o estágio ia a meio e um dia respondi naturalmente a alguém que me perguntava se estava a gostar da experiência: "Estou a gostar tanto que quero mesmo ser Psiquiatra!" 
E voilá, essa felicidade em que andava, o entusiasmo no olhar que o meu marido notava ser diferente quando lhe contava dos casos que tinha visto, verbalizou-se e ganhou vontade própria.

Um dia qualquer de manhã, estávamos eu e o meu tutor do estágio a falar e ele diz-me: "quando for fazer a sua escolha, não se esqueça da Psiquiatria...tem olho para isto...". Hoje ao me despedir dele reforçou: "estou a sua espera no próximo ano...". Sorri profundamente grata pelo reconhecimento que aquela frase representava. Fiz aqueles quilómetros para casa feliz.

12 comentários:

  1. Cara colega,
    Segunda começarei o meu estágio de Psiquiatria também... E estamos numa situação parecida, quero mesmo ver "se é aquilo"... E admito sentir um certo nervoso miudinho por dentro de pensar que este mês será o mês da decisão no fim de contas! :)

    Boa escolha! Talvez sejamos um dia colegas de especialidade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá pedro,
      Também em Aveiro?
      Depois não deixes de me dizer se sempre vamos ser colegas!!!!
      Espero que corra bem!

      Eliminar
    2. Não, no HSJ... Vamos ver se gosto! Por acso estamos numa posição inversa, porque acho que se nao gostar de Psiq, irei para Gine/Obs... A ver vamos! :)

      Eliminar
    3. Primeira semana de estágio... e uma tremenda desilusão! Gostava de passar pelo mesmo que passaste, mas aqui resume-se a ficar ao lado do médico a acenar com a cabeça... :( Para quem vem dos outros estágios, habituado a ver doentes sozinho, fazer urgencias em quase autonomia total, ser habituado ao desenrasque, isto é um balde de água fria...

      Eliminar
    4. Ola Pedro,
      Olha eu gostei do estagio e adorava os dias em que não estava com nenhum interno, porque era eu quem falava com os doentes e discutia depois os casos com o especialista...mas a grande maioria do estágio foi observacional...na urgencia, na consulta...ficava a acenar como tu. LOL
      Tens de ter em consideração que Psiquiatria é uma especialidade que é necessário ter muitas aptidões na entrevista, é normal que não nos deixem fazer muito... Ainda assim, pensa se gostarias de estar no lugar das pessoas que agora vês fazer tudo. =)
      Boa sorte, vai dando noticias

      Eliminar
  2. Quando você era apenas uma estudante com o sonho de passar no vestibular, você tinha disposição o bastante todos os dias para enfrentar uma maratona de estudos? Quando você descobriu que você gostaria de se tornar médica, qual foi o seu maior medo? Ficarei muito feliz se me responder, obrigada desde já pela atenção!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!!
      Bem, eu fiz tudo com tranquilidade.... Acreditava piamente que caso isso fosse o que me estava reservado, lá chegaria... Acho que ajuda acreditar nisso.

      Eliminar
  3. Linda! Estou no 4ºano de Medicina na FMUC e leio-te desde que entrei na faculdade, estavas tu no terceiro ano, a estudar imagiologia.
    Queria comentar só para te agradecer. És um exemplo para mim, mesmo sem te conhecer. E é incrível, mas fico tão feliz com este post como se fosses da minha família! "Nada acontece por acaso..." é o que diz sempre a minha mãe. Obrigada Juliana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida!!!!
      Fico TÃO CONTENTE por me teres partilhado isto! Especialmente hoje, no meu dia de anos! Uma das melhores prendas...é saber que alguém vê em nós, mesmo sem nos conhecer, uma fonte de força...
      Continua forte!!! O 4o ano é complicadíssimo mas é giro entrar na clínica!!!
      Beijinhos e boa sorte!

      Eliminar
  4. Olá :) sou a colega a quem, há uns posts atrás, chamaste de "alma gémea" no que toca a sentimentos pós-PNS.
    Devo confessar que, apesar de ficar muito contente por teres encontrado o teu rumo no meio de tanto caos, fico com uma pontinha de inveja por eu não ter conseguido o mesmo... Aqui estou eu, já depois de ter os meses de opcionais feitos - que preenchi com especialidades que até pensei poder vir a gostar, à falta daquela que seria a minha 1ª opção - com a mesma sensação de vazio e desorientação que tinha em Dezembro... Não, ainda não encontrei a minha luz ao fundo do túnel. Ainda não descobri outra área da medicina que me faça ficar feliz por acordar cedo para ir trabalhar todos os dias e que me faça esquecer de olhar para o relógio para ver quanto tempo falta para ir para casa... E cada vez mais acho que não irei descobrir.
    Gostava de estar no teu lugar, neste momento. Deve ser um alívio enorme!
    Tudo de bom para ti, minha querida :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!!!
      Não te conheço, ou se calhar já nos cruzamos por alguma eventualidade, mas digo-te que compreendo perfeitamente o que sentes. É realmente angustiante ter-se estudado tantos anos para definir uma carreira e não saber o que se quer... Parece até ironia...A mim doía-me quando alguém me dizia, na tentativa defraudada de me apoiar, algo tipo: "não te preocupes...já és médica! A especialidade é um pormenor...". Eu queria gritar nessas alturas: "Mas eu não quero ser apenas mais uma médica! Ser médico não é passaporte para a realização profissional...eu quero ser concretamente isto ou aquilo..." É quase como se nos mandassem ir a uma biblioteca escolher de olhos vendados um livro entre as várias secções, na esperança de se acertar na temática! São tudo livros, mas não são iguais!...

      Não sei qual era a tua 1ª opção, nem as especialidades que fizeste opcionais, mas se quiseres conversar sobre isso, se um dia precisares de uma perspetiva externa de alguém que não te conhece, deixa o teu mail (que eu não o publico) e falamos por lá.

      Entretanto deixo-te um conselho, caso queiras:
      =) a luz ao final do túnel...quase aposto que no fundo do teu íntimo já a encontraste...talvez tenhas receio de a aceitar, por ser diferente do que tinhas pensado inicialmente, por algum medo ou pré-conceito.. Tenta olhar para essa luz sem medos. Se a resposta é repetir exame porque realmente achas que nada além "daquilo" te faria feliz, agarra-te a tua convicção de ser feliz e começa a estudar, já!
      Beijinhos

      Eliminar