sexta-feira, 19 de setembro de 2014

365 dias depois

Um ano depois do primeiro dia em que peguei nas cópias do harrison, e a praticamente dois meses do exame, fica aquela esmagadora sensação de aperto no peito... O que sei eu após este tempo todo? É tempo de mudar de estratégia ou continuo a ler capítulo após capítulo? Está na hora de deixar de ver a novela à noite? Ainda me posso dar ao luxo de dormir uma sonequinha depois do almoço à espera que o café faça efeito?


9 comentários:

  1. Olá !
    eu estou a pensar em ir esrudar medicina para outro pais, porem pergunto-me se sera possivel, apos o 1° ano, voltar para Portugal, para uma faculdade publica, como por exemplo a de Lisboa
    Sabes algo acerca disto?
    obrigada, beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Se quiseres voltar terás de fazer os exames nacionais como qualquer outro candidato...não há transferências directas em Medicina.
      Podes depois no final do curso voltar a portugal e fazer cá a especialidade.

      Eliminar
  2. Olá. Eu sou de Chaves e estou a pensar em entrar em Medicina para o ano. Por motivos de comodidade gostaria de ficar no Porto, mas estou completamente perdida no que toca à escolha fmup ou icbas. Uma vez que n estás em nenhuma destas instituições, talvez me pudesses dar a tua opinião, de uma maneira menos parcial que os alunos com quem tenho falado até aqui. Ficaria grata :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Olha não te posso ajudar porque não conheço nenhuma das instituições de ensino nem conheço ninguém que lá estude. Mas nunca ouvi falar de forma negativa de nenhuma delas, em relação à outra.

      Eliminar
  3. Olá!
    Estou a começar agora o 6º ano de medicina no icbas e confesso que me sinto um bocado perdida no que toca ao estudo do harrison. Já tirei as cópias e já tentei começar a estudar mas a bem dizer não sei como! Tens algumas dicas que me possas dar? Podes falar-me um bocadinho da tua experiência e do teu método? Por exemplo, quantas voltas dar, capítulos a excluir, etc... Também sou dos "abençoados" (ou não) que precisam de notas acima dos 80 para poderem ser o que verdadeiramente querem ser :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Bem, eu até te posso dizer como fiz e o que mudaria se fosse hoje que tivesse de recomeçar, mas ainda não te sei dizer se funcionou...
      Deixa-me o teu mail e eu respondo para lá (antes dos comentários serem publicados eu tenho de os aceitar e não publicarei o teu mail).

      Eliminar
  4. olá :) há muuuuuito tempinho atrás (estas ferias), encontrei o teu blog e decidi contar-te sobre o meu drama pré-medicina - dizem que ás vezes o melhor mesmo é falar cm estranhos, nao é?
    A verdade é que nessa altura não sabia o que ia acontecer à minha vida! Estava inscrita em farmacia no porto e tinha repetido os exames para entrar em medicina e andava cm o coração nas maos porque ja nao tinha a certeza se medicina era o q eu queria. Depois de uma pequena introspeçao (ja depois de saber que tinha conseguido entrar em medicina) conclui que todo este meu medo se devia ao facto de eu ter planeado todos os segundos da minha vida ao pormenor, caso me mantivesse em ciencias farmaceuticas, e o mesmo não podia dizer caso entrasse em medicina. E suponho que seja normal o medo do incerto! Acho que todos preferimos um caminho bem planeado, nao é?
    enfim, no fundo estou aqui para te agradecer porque foram conselhos como os teus que me fizeram ousar escolher o caminho incerto e não planeado!
    Estou a adorar o curso! estas materias iniciais sao um pouco chatas mas consigo entender a sua importância.
    Tenho é uma duvida relativa ao harrison (que ja nao vai ser harrison na minha altura, não é verdade? :p): gostava de saber se temos um tempo limite para fazer o harrison. Passo a explicar: ainda nao deixei de parte aquela minha ideia de seguir investigação, tirar um doutoramento depois do curso! Ora, caso apos os 6anos de curso surja a oportunidade de fazer o tal doutoramente,é possivel eu ficar 3 anos a fazer investigação sem ter que me preocupar cm o harrison?
    Muitos beijinhos e mais uma vez muito obrigada!
    P.s.- muito boa sorte para o harrison :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Eu lembro-me do teu "drama"... =) há um tempo atrás perguntei-me o que andarias "tu" (que nem conheço), a fazer...
      Obrigada, portanto, por partilhares comigo essa tua pequena vitória, fico muito feliz por de alguma forma ter ajudado...
      Bem, sobre o Harrison - não sei como anda isso ao certo, mas enquanto não sair em diário da república que o exame foi mudado, ainda não mudou...e já andam a falar em mudar há tanto tempo que agora só acredito vendo.
      Sim, depois do curso não se é obrigado a continuar com o ano comum e a especialidade...podes tirar tempo para o que quiseres, para voluntariado, para férias, para trabalhar noutra área qualquer, podes nem fazer mais nada na área da medicina, etc... Ultimamente cada vez mais gente faz especialidade e doutoramento ao mesmo tempo. Fica-se com o "estatuto" de médico doutorando, (não sei se é exatamente este o termo), e tem-se alguma redução de horário...mas não sei dizer mais nada sobre isso em concreto.
      Anyway, mais uma vez, calma...faltam 6 anos para teres de pensar no que queres fazer.
      Boa sorte para o teu curso.
      E obrigada...com tanta gente a torcer por mim só pode correr bem...

      Eliminar
  5. Olá!
    Sou um colega da FMUC, estou no 6º ano e só hoje descobri o teu blog... Li grande parte do que aqui escreveste e devo dizer que as tuas palavras são absolutamente inspiradoras, para além de um excelente fonte de informação para quem percorre este percurso que é a Medicina (a falta que me fizeram palavras destas em tantos momentos do curso...). Encontro-me de momento a tentar fazer a minha (já tão atrasada) tese de mestrado e apercebo-me do quanto me tinha feito bem ler o teu blog uns bons meses antes. Sou um dos alunos que acabou por escolher uma tese que não desse muito trabalho mas fi-lo por um motivo particular: desorientação. Na altura em que quis escolher a minha tese, procurei por vários meios alguém que me orientasse nos temas e áreas que me fascinavam mas, por azar talvez, nunca tive essa sorte. Com os prazos a apertar e sem a mínima ideia de como fazer uma tese, vi-me "obrigado" a optar por um artigo de revisão num tema que não me interessa particularmente e por um orientador que não merece essa designação. Conclusão: não me encontro motivado para ler tudo o que me é exigido e redigir a minha tese, numa fase em que esta já devia estar mais que feita e o Harrison já devia ser parte integrante do meu dia-a-dia. Enfim...aproveitei para desabafar e espero que me perdoes pelo roubo de tempo e paciência.

    Para terminar, e aproveitando a coincidência de escrever a poucos dias do exame da especialidade, quero-te desejar muito boa sorte (para o exame e para tudo o que se lhe segue)! Tenho a certeza absoluta que vais ser bem sucedida, o retrato que este blog faz da pessoa que és é prova mais que suficiente disso.
    Boa sorte e continua a escrever!

    ResponderEliminar