quarta-feira, 10 de setembro de 2014

O mundo secreto da biblioteca

Biblioteca do polo 3 de coimbra: todo o estudante de medicina certamente passou por ca algures no seu curso. Ha epocas do ano em que é complicadíssimo arranjar um espaço, e contra as regras, uns guardam lugares para os outros e é tudo uma enorme competição pela luz, por ficar mais perto ou mais longe do ar condicionado, consoante o gosto, e são 9horas e ja esta lotada. São as tipicas epocas de exames. De meados de julho ao final de novembro a biblioteca é da malta do harrison. E este lugar vira ponto de encontro entre os casais apaixonados que têm ambos que estudar, as máquinas de café lucram tanto como em janeiro e junho, apesar de estarem menos pessoas e senhora da biblioteca tem mais companhia. Cada um tem os seu lugar preferido que nao troca de dia para dia, e curioso, todos têm as suas lancheiras, garrafa de água, o mesmo livro à frente e um montão de apontamentos perdidos em folhas soltas - oh falta de imaginação!!!
Em horas muito especificas, o corredor transforma-se em passerele, e o que nao falta é gente a desfilar com as tais lancheiras, ou a carteira para pagar a refeição na cantina aqui do lado! Até nisso temos sorte! Não precisamos afastar-no do estudo muito tempo para comer e são mais tres paragrafos lidos!
O que nunca falta são os olhares disfarçados para se ver onde o vizinho vai! E se já sabe mais que eu?  Sacana, vai escolher uma vaga de especialidade primeiro!!! Faz parte, todo o ser humano tem o seu toque de egocentrismo, todos querem ser o que querem, e nao o que sobrou nas últimas vagas... O melhor talvez seja mesmo sentir que não se está sozinho, e aquele tal sacana que vai à minha frente pode na verdade ser o meu melhor amigo, ou simplsmente uma pessoa simpatica que conhecemos de vista, e que está nesta luta connosco.
No final mesmo, o que realmente conta, é saber que se fez parte deste mundo secreto da biblioteca, e se fez os impossiveis para não ficar o arrependimento da preguiça

4 comentários:

  1. Olá, boa noite

    Obrigada por partilhares todas estas experiências. Tenho pena que só agora, no 3º ano de Medicina, tenha dado com o teu blogue. É extraordinário, mesmo. Acho que se tivesse lido o que tens aqui escrito antes de entrar em Medicina, a integração e a adaptação teriam sido bastante mais simples.
    Tenho muitas perguntas relativamente ao curso, mas fico-me por uma, que exponho de seguida. Ao contrário de ti, que já sabes a especialidade que desejas seguir, e sabes mesmo que necessitas de uma classificação superior a 80%, eu ainda não sei, mas recentemente Medicina Interna tem suscitado um interesse especial. E tenho medo, receio, de que a minha média de curso ( que passará a contar), ou mesmo a do exame geral, não me permita seguir a especialidade que vou apaixonadamente querer.
    O que me sabes dizer acerca da 'concorrência' para a especialidade? Quais as especialidades com menos vagas, as mais desejadas? Aquelas em que só os melhores conseguem entrar?
    Se não conseguir entrar na especialidade que desejo, o que posso fazer ? Tenho de esperar um ano para repetir o exame geral ( o actual Harrison) ?
    E qual a importância do currículo ? Vejo muitos colegas a fazerem voluntariado noutros países, Erasmus, estágios. Achas importante investir nestas actividades?

    Acabei por colocar várias perguntas. Tenho muitas dúvidas, e não sei como as esclarecer, pois não conheço pessoas mais velhas que me possam esclarecer, nem coragem para abordar colegas mais velhos da minha faculdade.

    Volto a agradecer o blog fantástico que criaste, e pelo que li estou certa de que serás uma excelente médica, e pessoa.

    Continuação de bom estudo; ânimo!

    ResponderEliminar
  2. Bom dia!
    Antes de mais, gostaria que soubesses que adoro ler o teu blog, pois para mim é uma fonte de inspiração, uma vez que também quero seguir medicina.
    Este ano fiz os exames de FQ e de Bio/Geo, no entanto não me correram muito bem. As notas que tirei nos exames foram abaixo daquilo que pretendia, por isso estou a pensar em repeti-los já no 12º ano, ou seja, no próximo ano irei fazer 4 exames. Gostava que me desses alguns conselhos sobre, por exemplo, com que antecedência devo de começar a estudar, devo de me preocupar muito com o exame de português, qual o melhor método de estudo nos dias que antecedem os exames...
    Queria apenas que me desses a tua opinião, para eu ter uma ideia daquilo que devo de fazer.
    Desde já, muito obrigada e desejo-te uma continuação de um bom estudo e que nunca desanimes, pois estás muito perto de alcançar aquilo que sempre quises-te ser: médica!!
    bjs MG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá MG,
      Olha eu fiz os 4 exames no 12º ano...não vejo grande problema nisso. Não dei importância a portugues, nem sequer estudei.
      Para um exame difícil começas a estudar com que antecedência? Pensa que aquilo são "3 exames difíceis" e ve quanto tempo precisas.. se ajudar saber, eu comecei no natal a fazer os meus resuminhos e tal, devagarinho, mas fui començando.
      beijo

      Eliminar
  3. Muito obrigada, ajudas-te bastante!

    bjs MG

    ResponderEliminar