quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Alimentar o estudo com estudo!

Estive de férias uns poucos dias no final de Agosto. Não sei se isso foi bom ou mau a longo prazo. Não desliguei a 100% das preocupações, porque quando voltasse "já ía ser Setembro", mas ainda assim foi muito bom dar uns mergulhos no rio, dormir a sesta, ver filmes, dormir de novo. Por outro lado, foi bem mais complicado recomeçar. Quando provamos o sabor das férias, não queremos deixá-las escapar-nos das mãos.
Por isso ontem estava especialmente desanimada.
Mas, ao final da noite, surge a esperança ao fundo do túnel. Na próxima 5ª feira estará disponível num site duma daquelas academias dedicadas à preparação do Exame, um modelo de prova para simulação. Isso foi-me o suficiente para querer terminar esta volta antes desse dia chegar (embora seja quase impossível, mas fica a faltar pouco). Serviu para ficar com o nervosinho na barriga, o mesmo que nos ajuda a ser fortes e a continuar, que nos deixa com ansiedade e com vontade de testar os nossos conhecimentos... No dia seguinte recebemos por mail a nossa nota.
Isto vai servir-me para ver muita coisa...para ter uma ideia das matérias onde estou melhor/pior, para testar o stresse e as condições de exame, nomeadamente, estar 2 horas e meia seguidas a pensar, a ler, até completar as 100 perguntas... Vou tentar fazer à hora do exame, às 3h (uma das coisas que acho mais "contra", porque é a hora do soninho...sempre gostei de exames na faculdade às 8h da manha), etc.

Para a semana vou para Coimbra. Faz-me falta nesta fase, durante uns dias pelo menos, estudar na biblioteca de lá, com colegas de faculdade que só conheço de vista mas que sei que estão a estudar o mesmo que eu, com amigos que depois vão ter comigo... Faz-me falta sair um pouco do meu quarto, onde estou todo o dia, exceto às refeições. Já tenho saudades da minha pequena cidade...vou tirar uma folguinha para ir comer de côco um gelado ao Parque do Mondego.

5 comentários:

  1. Antes de mais boa tarde! Acredito que tenham sido dias complicados e mais longos que nunca mas está quase aí e vais conseguir alcançar mais um objetivo. Parabéns por toda a determinação e por tudo o que tens conseguido graças ao teu esforço.

    Tenho uma duvida que gostava que quando tivesses tempo pudesses dar a tua opinião. Um dia destes quando fui fazer a minha dádiva de sangue naquelas conversas puramente de circunstancia falei com o médico sobre o meu sonho de também entrar em medicina e que tive de adiar porque me faltam umas décimas na média. Disse também que ponderava arriscar ir para Espanha como segunda opção, provavelmente Santiago porque é perto e tem muitos portugueses. Mas a opinião nao fui muito positiva. Achas que os teus colegas que tenham vindo de lá fazer cá o exame de especialidade estejam menos preparados? qual a ideia que tens de estudar em Espanha? Melhores faculdades e assim. Já li muita coisa em diversos sites mas acho sempre que mais uma opinião é sempre valiosa.

    Mais uma vez, foco, fé e determinação! Boa sorte*

    Muito obrigada,

    Inês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ines!

      Antes de mais, obrigada. É sempre bom ler palavras de força.

      Bem, sobre a tua dúvida:
      Confesso que não sei muito sobre o assunto e por isso a minha opinião talvez não seja muito fundamentada. Estudar para o harrison pode ser feito em qualquer país, porque o que tens de estudar está muito bem definido, são 5 capitulos de um livro e pronto, e podes organizar-te bem sozinha, etc. Por isso que quiseres ir pra espanha e voltar para fazer a especialidade, se as coisas se mantiverem como estão, não vejo grande problema. O problema é se o sistema de seriação para a especialidade for mudado, como já andam a querer fazer há tanto tempo... Se mudar, vai deixar de haver um livro de referencia e aí eu acho bem melhor ficar nas faculdades portuguesas, que certamente serão mais adaptadas ao novo exame.
      Por outro lado, não sei se já leste no blog mas eu fiz erasmus em espanha. Durante esse periodo apercebi-me que estamos muito bem preparados e os tutores de forma geral gostavam muito de ter alunos portugueses e alemães, porque diziam que éramos muito esforçados, interessados e tínhamos boas bases.
      De qualquer forma, e numa opinião bem sincera, eu sou apologista de que as pessoas devem vencer os obstáculos e não contorná-los. Se não entraste em Medicina por umas décimas tenho a certeza que és super inteligente e trabalhadora e tens capacidade para entrar cá em portugal, perto de casa. Ir para espanha irá implicar que aprendas espanhol, que faças uns exames obrigatórios espanhois (não?), que vivas longe da tua familia durante 6 anos, etc...Acho que se calhar vai dar mais trabalho...
      Não sei se ajudei muito, mas esta é só a minha opinião...

      beijinhos

      Eliminar
  2. Bom dia!
    Quero, antes de mais, reconhecer o bom trabalho desenvolvido por ti, aqui no blog. Tens dado a conhecer um bocadinho o mundo da medicina que eu também espero explorar no próximo ano!
    Sei que já deves estar cansada de ouvir sempre os mesmos comentários a incentivar força e determinação, mas eu quero reforça-lo.
    Acredito que já tenhas ultrapassado muitos obstáculos, mas pensa… é “só” mais este. É o sprint final, só tens de acelerar mais um pouco e já está… és vendedora!
    Desejo-te muita determinação, muita garra, muita força.
    Por outro lado gostava que, sem qualquer carácter de obrigatoriedade, me esclarecesses uma dúvida. Pelo que tenho lido aqui no blog o teu forte não é o inglês… nem o meu! E sabendo (mais tu do que eu) que a maioria dos livros de estudo para Medicina estão em Inglês, gostava de saber como é que os alunos que têm uma relação difícil com o inglês fazem… é algo que me assusta.
    Obrigada, e muita força. Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola patricia,

      Obrigada pelas palavras... Nunca é demais ler apoio, acredita!

      A maioria dos livros sao em portugues brasileiro, nao te preocupes!!! So artigos cientificos é que sao em ingles, mas normalmente o ingles tecnico é simples.
      Alem disso, vais certamente estudar mais por sebentas de livros resumidos, apontamentos e slides das aulas do que por livros.
      Beijinho

      Eliminar
  3. Olá. Muitos Parabéns por esta nova etapa da tua vida! E também muitos parabéns pelo blog, adoro-o :)

    Vou agora para o 12ºano e tenho média de 10º e 11ºano 18,33, contudo não fiquei muito contente com as notas dos exames , tive 17 e 17,6 na 1ªfase. Podes-me dar algum conselho sobre o 12ºano e como deverei optimizar o meu tempo para obter melhores resultados? Tive 17 no exame de FQ, não sei se o repita para o ano, pois tenho medo de prejudicar o de Matemática, o que achas?

    Bjs

    ResponderEliminar