terça-feira, 1 de julho de 2014

SAUDADE

Em Espanha, um dos tutores de cirurgia com quem costumava estar costumava perguntar: "mas a saudade é boa ou má?", palavra para qual muitas línguas não têm tradução directa. E eu dizia: "Sentimos saudade de algo que gostamos e já não temos, por isso é um misto. Se hoje me perguntasse de novo, acrescentaria que "saudade é que o se pode sentir, mesmo quando ainda se tem, só por saber que vai terminar". Saudade é Coimbra.

Nas redes sociais começam agora a aparecer agradecimentos, frases incrédulas sobre o final do curso. E eu incrédula, feliz por terminar também, triste por terminar também, fico assim, meia confusa, meia atrapalhada. Foi em Coimbra que me apaixonei, que fiz amigos que são irmãos, que conquistei pedaços de mim. E são tantas as lembranças que doem e que me fazem sorrir, que é impossível não ter saudade.

Faltam uns meros dias para concluir esta etapa. A emoção é tanta que me dói a garganta de uma forma que só dói quando vou chorar...

3 comentários:

  1. Certa vez um médico perguntou pra uma criança que a beira da morte, oque é saudade?
    E ela fitou profundamente os pais ali perto e respondeu com naturalidade.
    - Saudade é o amor que fica.
    Foi a melhor definição que eu já vi.

    ResponderEliminar
  2. Olá, gostava que me explicasses uma coisa, as aulas de medicina aí em Coimbra ocorrem no pólo III e pólo I certo? E pelo que vi nos horários há dias em que eles têm por exemplo aulas da 8 às 9 no pólo I e logo a seguir às 9 e 10 têm aulas no pólo III, como é possível chegarem a tempo? (O pólo I e o Pólo III não são muito afastados?) E onde aconselhavas a um estudante a ficar a dormir? Isto é, é preferível ficar perto do pólo I ou do pólo III? Obrigado e tem um bom dia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Sim, as aulas ainda se dividem um pouco pelos 2 polos, mas cada vez menos e com futura tendência para serem todas no pólo 3. só nos 2 primeiros anos é que ainda há uma mescla, depois é praticamente tudo no polo 3, se a memória não me falha. Por isso, aconselho a escolher um local para morar perto do polo 3, que é onde tens a faculdade, a biblioteca das ciências da saúde, as residências universitárias mais recentes e melhor equipadas e os hospitais. As melhor situadas costumam ser na zona de "Celas".
      Quanto às chegadas de uma lado para o outro, nao te preocupes, porque os professores costumam ser sensíveis a essa questão e deixar sair mais cedo/começar mais tarde. =) Existem ainda autocarros, nomeamente o 29, que fazem a ligação da praça da república (perto do polo 1) e os hospitais (polo 3) em 15 minutos.
      Boa sorte!

      Eliminar