sábado, 7 de junho de 2014

VIDA SOCIAL EM MEDICINA?! É POSSÍVEL????...

Em resposta a um leitor, e a várias pessoas que têm este estigma, aqui fica o que a minha experiência me deixa partilhar:

Não é a primeira nem deverá ser a última que alguém me pergunta através dos comentários se "há vida social". Sempre que me perguntam isso fico surpreendida, porque isso revela a imagem que o curso de Medicina transmite à sociedade...Devem pensar que "somos uns marrões, que não namoram, não têm amigos, não falam com a família durante anos seguidos porque não há tempo..."

Bem, é mentira, anyway.
Há sempre pessoas com a descrição que fiz em cima, mas isso há em qualquer curso. Também há sempre pessoas que "não querem saber das notas para nada, que estudam só na véspera do exame...",mas isso, de igual forma, há em todos os cursos do ensino superior.

O importante, e SUPER POSSÍVEL, é encontrar um equilíbrio, como em tudo na vida. Durante o semestre, pode-se perfeitamente sair, namorar, gozar os fins de semana, ver filmes, ir a festas, etc etc etc... SÓ NÃO TEM "VIDA SOCIAL" QUEM NÃO QUER!
Como é óbvio, para chegar a esse tal equilíbrio, e para que não se anda somente a "passear os livros para se dizer que se entrou na faculdade", convém, a meu ver claro, ir estudando durante o semestre... Hoje uma coisa, amanhã outra, umas horas agora e outras depois, com organização e coerência. 
Na chamada "época de exames" sim, morre-se para o mundo! MAS ISSO ACONTECE EM QUALQUER CURSO (pelo menos da área da saúde, que são os cursos de que falo mesmo baseada naquilo que vejo)...
Se vocês, alunos do 12º ano que têm dúvidas sobre isto forem ver a nossa biblioteca do pólo das ciências da saúde nesta época do ano, iriam ver que não há um único lugar livre às 9 da manhã!!! (e a biblioteca abre às 8...) E iriam ver que tem montes de gentes de Medicina, assim como montes de gente de Farmácia!

A época de exames é deveras puxada sim! Temos cerca de 7-9 exames para fazer em 3 semanas, excluindo todas as provas orais que temos de fazer antes da época começar! É mais de um mês de estudo intensivo! Mas depois passa, como tudo e vem mais um semestre novo, com tempo, com possibilidade de diversão...

A TODOS VOCÊS QUE QUEREM ENTRAR EM MEDICINA:
- se realmente gostarem de Medicina, não deixem que isso vos confunda, não deixem que a opinião e comentários negativistas dos outros vos atrapalhem.
- vejam o que vos trás à medicina! É o dinheiro? A garantia já quase falsa de emprego garantido em Portugal? É o suposto estatuto social? Ou é o vosso gosto mesmo? A vontade de contactar com doentes?...
- sejam realistas: não é tão fácil tirar um curso superior como simplesmente ir para a caixa de um supermercado (SEM OFENSA)...vocês vão ter de estudar, seja qual for o curso! Vocês vão ter momentos que não poderão sair! ISSO É GARANTIDO!
- vocês não terminam os vosso "estudo" quando se formam...terão depois de tirar uma especialidade, e isso obrigará a mais trabalho...
- mas, acima de tudo, vocês, se gostam tanto de Medicina, vão adorar o curso na generalidade, vão adorar fazer a diferença na vida de alguém.

Boa sorte a todos!

10 comentários:

  1. Olá, estás boa? Gostava de te perguntar uma questão, eu gostava de entrar em medicina aí em coimbra no entanto ao falar com uma colega de curso que tem a irmã aí ela disse-me que em coimbra ao contrário da fmup apenas vão para o "hospital" no sexto ano, isto é apenas no último ano há de certa forma uma compenente clínica enquanto que nos outros não, isto é mesmo assim? Acho que não faz grande sentido e rapariga mentiu-me eheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Olha como é a FMUP eu não sei. Em coimbra é assim:
      1º e 2º ano são verdadeiramente teóricos - damos as bases de toda a medicina...a anatomia, fisiologia, histologia, etc etc etc.
      No 3º ano tens o ano inteiro de propedeutica médica e cirúrgica, e vais pro hospital ter aulas práticas a partir do 3º. Treinas entrevistas a doentes, começas a treinar o raciocínio clínico, etc. Por isso é mentira, nós vamos para o hospital no 3º, 4º e 5º. Temos aulas práticas nas enfermarias de cada cadeira. No 6º ano temos o ano inteiro de estágios e aí sim, é quando de facto passas lá mais tempo. Os estágios por norma são das 9h às 13h, e andas com um tutor.
      Eu gostei do curso na generalidade. Acho que somos bem preparados. Sei ainda que a FMUC está a programar uma reforma de curriculum, que não sei para quando será, mas deverá ser pra breve. E reformas são sempre boas! =) boa sorte

      Eliminar
  2. Olá ! Eu sou um estudante de 12º ano que acabou esta semana a 1ª fase de exames nacionais e que,como tantos outros,ambiciona entrar em Medicina. Infelizmente para mim,o exame de Matemática correu-me bastante mal e,sendo uma prova de ingresso necessária para Medicina,compromete fortemente o meu desejo. Neste momento estou devastado e não sei o que fazer à minha vida. Adorava entrar em Medicina e,se possível, em Coimbra. Que me aconselhas a fazer ? Ficar um ano em casa a subir notas ou ir já para a universidade e tentar para o ano de novo ? É comum em Medicina os alunos entrarem após a 2ª,3ª,4ª tentativa ? Estou desiludido comigo mesmo porque é o trabalho de muitos anos que está em causa,e precisava mesmo de alguns conselhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Desculpa só responder agora...deverias andar ansioso para ver ter notícias minhas...

      Ora bem...
      Eu conheci pessoas que entraram à segunda tentativa em Coimbra. Uma das minhas melhores amigas só conseguiu à 3ª e é uma excelente aluna... Tentar até se conseguir tem todo o mérito.
      Quanto ao que me perguntavas sobre repetir o 12 ou entrar já...isso depende do dinheiro que os teus pais tiverem, me parece. Se tiveres à vontade nessa questão financeira, eu aconselhava a ir pra faculdade...não sei qual é a tua segunda escolha mas se fizeres algo ligado à saúde, creio que poderá ser benéfico. A faculdade tem ritmo próprio e é necessário uma certa adaptação. Por isso se entrares já, depois quando entrares em Medicina, talvez seja já mais fácil. Mas agora também são sei a tua média e coisas assim...

      Se quiseres, deixa-me aqui um comentário com o teu e-mail/facebook e eu não o aprovo (assim ninguém vê o teu mail) e eu respondo directamente por lá.

      boa sorte e...fundamental...não desanimes! =)

      Eliminar
  3. olá :) já agora aproveitando a pergunta da outra leitora, tenho também uma dúvida... em medicina não se pode mudar de curso não é? ou seja, se eu entrar em medicina dentária depois para entra em medicina não posso simplesmente mudar para medicina, tenho de refazer os exames nacionais e voltar a concorrer? bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sue!
      Não podes mudar directamente...tens de voltar a fazer os exames e voltar a concorrer. Poderias fazer o contrário, passar de medicina para medicina dentária usando as mesmas notas, porque as notas dos exames nacionais têm validade de um ano, e se se tinhas nota para entrar em medicina, certamente terias para dentária.
      Da mesma forma, as chamadas "permutas" de faculdade também só são possíveis caso tenhas nota superior à nota do último a entrar na faculdade para a qual queres mudar.

      Eliminar
  4. Olá. Muitos Parabéns por esta nova etapa da tua vida! E também muitos parabéns pelo blog, adoro-o :)

    Vou agora para o 12ºano e tenho média de 10º e 11ºano 18,33, contudo não fiquei muito contente com as notas dos exames , tive 17 e 17,6 na 1ªfase. Podes-me dar algum conselho sobre o 12ºano e como deverei optimizar o meu tempo para obter melhores resultados? Tive 17 no exame de FQ, não sei se o repita para o ano, pois tenho medo de prejudicar o de Matemática, o que achas?

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá! Encontrei o teu blog à pouco tempo e agradou-me muito. Já li algumas coisas que publicaste e estou realmente fascinada com o curso de medicina. Eu vou agora para o 11ºano, a minha média de 10ºano é 18,2 e o meu sonho é entrar para medicina. Dediquei-me muito este ano, mas as notas não corresponderam aos meus objetivos. Toda a gente diz que o 11ºano é o ano mais dificil do secundário e estou com algum receio de baixar a média, queria subir.
    Será que me podias ajudar? O que é que aconselhas que faça no próximo ano?

    Parabéns pelo blog!

    bjs

    ResponderEliminar
  6. Boa noite! Antes de mais nada parabéns pelo teu blog. Descobri-o há relativamente pouco tempo e revejo-me muito naquilo que escreves, não faria melhor sem dúvida. Já tive oportunidade de ler alguns posts e de facto tens jeito para a coisa eheh Em relação a este post em específico gostei muito de teres, por assim dizer, desmistificado este assunto que a maioria das pessoas que não estão em medicina teima muitas vezes em reiterar. Algumas por uma certa inveja, na minha opinião, parece-me. Quantas e quantas vezes eu digo que saio à noite, que bebo uns copos, que jogo futebol e ouço coisas do género "Ui, tu não és de medicina?", "Ai, como é que é possível..." Por isso, mais uma vez, Parabéns! Um beijinho de um ex-colega da FMUC e, já agora, também do norte :) (Santa Maria da Feira)

    ResponderEliminar