terça-feira, 8 de julho de 2014

Chamemos-lhe fase "Harrison": é sinal que vai terminar algum dia

Deve ser a primeira vez em tantos anos que me lembre, que escrevo no meu blog estando na biblioteca. Não é de admirar, claro, visto que a maioria das pessoas que ainda estão a estudar por Coimbra são os abençoados "alunos do Harrison". Imaginem só: eu estou incluída!

Depois do último dia de faculdade, do jantar com os amigos e das despedidas das pessoas que só volto a ver em Novembro, depois da emoção da conquista do sonho, fica o quê (por enquanto)? O estudo intensivo...
Nada melhor que uma biblioteca com imensas pessoas na mesma situação que eu. Quando me apetece pirar-me daqui, olho em volto e vejo as caras conhecidas a sublinhar, a desfolhar, com caras de tédio bastante semelhantes à minha e fico logo...vá, com menos vontade de me pirar...

Em casa já montei o meu "estaminé" - completam,ente isolado, sem distrações. Eu e as paredes...

15 comentários:

  1. Olá :) Acabei agora de repetir os exames nacionais na esperança de entrar em medicina. Passei um ano na faculdade de farmacia da universidade do porto e durante este ultimo semestre empenhei-me a serio nos exames do secundário. Acontece que tenho andado um pouco assustada com todo este processo na medida em que, até aqui, ainda não tinha pensado bem no facto de, caso entre em medicina, muito provavelmente ficarei no país até aos meus 30 anos coisa que, para espanto de alguns, não me atrai muito. Sempre sonhei em viver em inglaterra, casar-me com um inglês (eheheh) e viajar para o resto do mundo e, agora que surgiu a possibilidade de ir para medicina, não sei se estou pronta para abdicar disso. Vou adorar o curso, não tenho duvidas disso, é a falta de mobilidade que me custa (se é que isto faz sentido). Enfim, estou-te a dizer isto com esperança que me consigas ajudar! Beijinhos e boa sorte para a Harrison :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Ui...ajudar-te...nao sei se consigo...

      Bem, vou contar-te uma história:
      eu entrei para medicina porque queria ser médica sem fronteiras...apesar de nao saber muito de ingles e nada de frances, o meu enorme sonho era esse, andar perdida no mundo a ajudar...emigrar? sim! sempre quis! Sempre fui apaixonada por Inglaterra e pelos países nórticos, e depois de ter visitado ambos no ano passado na viagem que fiz, bem...ui ui...
      Agora terminei o curso. Poderia inscrever-me para fazer a especialidade fora, num desses países, podia parar para fazer voluntariado no exterior...
      Mas não optei por nada disso... O que me trouxe aqui é agora passado, e que me mantém cá, é o meu presente. O que mudou desde dos meus 18 anos para agora?
      Bem, agora namoro, a minha família cresceu e sou madrinha de um bebezinho lindo, etc etc

      Moral da história:
      Deixa-te levar pelo vento. Não sintas medo de algo que nem sabes se vais precisar. Casar com um ingles? E se for portugues, que mal tem? Até podem emigrar os dois...até podes depois nem querer ir para inglaterra...até podes ir para lá fazer a especialidade...até podes daqui a uns anos olhar para este comentário e te rires pensando "que ideias eram as minhas..."...
      Se queres Medicina, se vais adorar o curso e a profissão, ok...essa é a decisão de hoje...a de amanhã, lago vês, amanhã...

      beijos,
      espero ter ajudado.

      Eliminar
    2. Ajudas-te muito! Tens toda a razão! Obrigada, a sério :) beijinhos!

      Eliminar
    3. Olá, dizem que o Harrison vai acabar e que a média de curso vai passar a contar na escolha da especialidade ... é verdade? Beijinhos

      Eliminar
    4. Ola!
      Essa é a proposta que esta em cima da mesa, substituir o harriaon por um exame qe aborde mais especialidades, sob a forma de casos clinicos, e a media do curso tambem entrar nas contas, mas por enquanto é so uma proposta que esta a ser estudada...ate realmente isso acontecer, muita agua vai passar no moinho...
      Bj

      Eliminar
  2. Parabéns, que blog incrível!! Meu maior sonho, desde criança é fazer Medicina. Estudei a vida inteira em escola pública, nunca tive os melhores professores e nem muita motivação (a não ser dos meus pais) mas sempre fui esforçada e dedicada em relação aos estudos, e espero conseguir esse ano a tão sonhada aprovação em Medicina na UFC. Parabéns pra você que conseguiu e muito sucesso nessa área . #AmorQueNãoSeMed

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Primeiro de tudo, adoro o teu blog!! Tudo o que escreves e partilhas aqui, para mim, e com certeza para muitas mais pessoas, é absolutamente fantástico, e faz com que tenha mais vontade, e adorar um dia(espero eu) ser medica! Chamo-me Joana, e vou agora para o 10° ano. Já decidi à algum tempo o que quero fazer, mesmo que não seja médica, será outra profissão ligada à saúde. Queria, se não te importas, perguntar te uma coisa à cerca dos anos de especialidade, é uma duvida que ando com ela na cabeça à algum tempo, é a seguinte: quando fazes o tal ano comum de internato, depois disso, vais para a faculdade tirar especialidade, como um aluno normal, que anda na faculdade (do primeiro ao sexto ano), pagas propinas e isso, ou vais à faculdade ter algumas aulas, mas passas a maior parte do tempo no hospital? Ou é completamente diferente do que estou a dizer?
    Outra coisa: muitas pessoas quando vão para o 10° ano (para o curso de ciências e tecnologias- curso q se tem de ir para seguir medicina, como sabes), baixam as notas e algumas radicalmente, quer dizer nas outras áreas também acontece, mas não tanto. É que a minha primeira opção é medicina, claro, só se não correr como espero vejo outras áreas ligadas à saúde, como enfermeira... Podes-me dar alguns conselhos, para manter as boas notas? Dizem que é diferente do básico, muito diferente. Tambem te aconteceu? Sentis-te o “impacto"? Se achares mais algum conselho bom para me dares, agradecia te muito!
    E contigo? Como estão a correr as coisas? ;)
    Desculpa lá fazer tantas perguntas...
    Bj :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola!
      Obrigada, antes de mais.

      Bem, nao tem nada a ver com o que disseste....lol Eu andei na faculdade 6 anos, que é o tempo do curso de medicina. Mas agora que acabei, nao volto mais à faculdade nem terei mais aulas. A partir de agora sou medica, trabalharei num hospital ou centro de saude e a minha formacao sera adquirir experiencia, fazer trabalhos para apresentar aos medicos mais velhos no proprio servico, etc... A fase de aulas terminou.
      Mas tambem ha exames...no final de cada ano temos prova oral e coisas assim, mas tudo no hospital.

      Sobre o secundario: nao acho que seja assim tao diferente, se gostas do que escolheste. Espera para ver e nao vas assustada.
      Beijinho

      Eliminar
    2. Obrigada!!
      Muito obrigada pelas respostas, e vou tentar seguir o teu conselho em relação ao secundário, porque gosto mesmo do que escolhi.
      beijinho, Joana

      Eliminar
  4. Olá, este ano em princípio entrarei em medicina na FMUP. Estive a ler alguns dos teus "posts" mais antigos e fiquei curioso quanto ao estágio que fizeste no hospital de S. Sebastião (Hospital de Santa Maria da Feira certo?), a partir do 3º ano já podes fazer estágios em regime hospitalar? E é algo complicado encontrar ou é relativamente fácil encontrar?
    Boa sorte para o Exame ;)

    ResponderEliminar
  5. Ola
    Olha esses estagios chamam-se CEMEFs e sao feitos a nivel nacional. Abrem vagas, concorres a uma especialidade/hospital. É facil e acessivel. Nao tenho a certeza desde quando podes fazer, eu creio que agora se pode fazer desde o 1o ano, nas ferias de verao, 2 semanas. Mas eu acho mais util fazer a partir da 3o ou 4o, porque se tira mais proveito ja sabendo alguma coisa de clinica.

    Boa sorte para o curso!

    ResponderEliminar
  6. Há muito tempo que sigo com atenção o teu blog. Revejo-me em muitas coisas que escreves. Afinal sou teu colega de faculdade ;) Uns anos mais novo, é certo! De certa forma, às vezes, sinto que os teus passos (os de outrora) são agora os meus. Agradeço-te pelas experiências que connosco partilhas. Nesta "fase" da vida em que estás, pré-Harrison, presumo que a ansiedade tome conta de ti. Mas a mensagem que te quero deixar é: As férias são sempre bem vindas, mas este este ano o verão está mais frio. As praias um pouco mais desertas. O ar condicionado da biblioteca este ano até deve estar de acordo com a estação (ele que anda sempre desregulado como o meu despertador em tempo de aulas). Corre atrás dos teus sonhos, continua assim, independentemente da área profissional que escolhas, os teus doentes orgulhar-se-ão de ti. Parabéns e bons estudos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro colega,
      Fazia muito gosto em saber quem es, porque hoje escreveste-me as palavras certas. Se é certo que eu vos ajudo com as minhas experiencias, voces dao-me muita forca com as vossas.
      Obrigada!

      Eliminar
  7. Olá. Tenho 18 anos e acabei de saber que não consegui entrar em Medicina. Tinha média para tal,mas como é exigido um mínimo de 14 valores em todos os exames, nem sequer me pôde candidatar. Acabei por entrar em Farmácia mas agora encontro-me num dilema. Desisto do meu sonho e encaro um novo curso ou fico um ano parada a estudar para repetir os exames e arrisco-me a a não entrar novamente? Estou muito indecisa porque qualquer seja a minha decisão a minha vida vai seguir um rumo que eu nunca previ nem quis. O que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Bem, isso és que tu que deves decidir...
      Se tiveres capacidade financeira para pagar as propinas e as despesas associadas à faculdade, acho que podes ir para Fármácia fazer o 1º semestre, por exemplo. Assim vês se realmente gostas do curso. Até pode ser uma surpresa maravilhosa...ou então podes andar lá algum tempo e veres que preferes repetir exames. Isso pode trazer alguma vantagem...dá para ver como é estudar na faculdade, a diferença dos exames, dá para começar a criar métodos de organização, que se depois mudares para medicina podem ser úteis.
      Já vi imensa gente fazer isso. Uma das minhas melhores amigas entrou inicialmente em Farmácia. Fez 2 anos do curso e em cada ano tentou entrar em medicina. Só conseguiu à 3x, mas conseguiu e tornou-se numa das melhores estudantes da universidade de Coimbra!
      Também conheci uma rapariga que não tinha muitas possibilidades económicas e não entrou à primeira. Disse aos pais que preferia ficar em casa e voltar a tentar depois. E assim fez, e depois entrou.
      Acho que deves conversar com os teus pais sobre essa dúvida que tens, porque certamente também terão uma opinião, que pode ser importante.
      Dispõe sempre.
      boa sorte
      beijinho

      Eliminar