quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

2014

Até há umas horas atrás, dizia que o "para o ano" isto e aquilo... É fácil cair na armadilha do tempo, e achar que o próximo ano trará melhores aventuras e será mais cheio que o exacto momento em que estamos a pensar isso... É muito fácil, pelo menos para mim, viver no futuro.

Depois um último segundo faz um novo ciclo começar e é oficial que nos possamos despedir de um inteiro ano. Para mim, 2013 não poderia ter sido melhor, a 5 minutos do seu fim reflecti um pouco sobre as coisas mais marcantes que aconteceram, as coisas que mudaram para sempre a minha vida, a minha família. Sem dúvida a mais magnífica em todos os termos da palavra foi o nascimento do meu afilhado, foi ter assistido ao seu primeiro choro de vida. Vê-lo crescer tem sido um privilégio.
Depois temos o final do 5º ano e o inicio do 6º, com a enorme recompensa e aventura do interrail. Sair de Portugal para visitar aquelas 5 cidades foi....tão especial que às vezes me parece que foi tudo um sonho. Mas não foi, lembro-me bem das ruas de Roma, do mau tempo de Londres, de tudo da Suécia.
Escrevi uma tese de Mestrado e defendi-a. Tirei mais um nível de espanhol. Candidatei-me ao ERASMUS e entrei. Iniciei a minha "carreia" científica. Perdi o medo do inglês. Desenvolvi mais um pouco o gosto pela leitura. Derrotei medos que guardava desde a mais tenra infância, percebendo de onde vinham. Aprendi a guardar um amigo, mesmo à distância. Percebi que Coimbra tem muito de mim. Desenvolvi mais um pouco o dom da tolerância. Meditei muitas e muitas vezes sobre mim própria. Mudei de religião. Cresci mais um bom bocado.

Poderia continuar, mas há toda uma vida pela frente, neste exacto momento.
Lá fora já é noite e a minha casa hoje encheu-se com a família mais próxima. Somos só 7, mas é assim que eu gosto de passar o ano, com um brinde de coca-cola e de pijama, à lareira, com eles... Gosto que a primeira coisa que se faça no ano seja dar um beijo a cada elemento, e desejar-lhe o melhor que a vida lhe puder dar. Gosto muito da nossa simplicidade.
Adoro pensar que já não é "para o ano" que muitas coisas novas vão acontecer, é já "este" ano... É daqui a um mês que vou para Espanha, é este ano que vou usar a cartola e bengala na queima das fitas, e me chamarão de "finalista". É este ano que me vou despedir da vida de estudante de universidade, quem sabe de Coimbra. É este ano que faço o exame que decidirá que rumo darei à minha vida profissional... Adoro pensar em tudo isso e saber que vou sentir saudades de dias como o de hoje, em que chove tanto e se está tão quente aqui dentro debaixo de mantas a ver filmes e a comer doçuras, que é melhor aproveitar ao máximo cada minuto de hoje.

7 comentários:

  1. Boa noite, podes criar um post a falar sobre as tuas dificuldades nos turnos da cruz vermelha? Tens medos? Qual a situação mais marcante?

    ResponderEliminar
  2. Olá Ju, estou no primeiro ano.
    Tenho que ir a recurso a todas as disciplinas.
    Durante esses anos alguma vez tiveste que ir?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá colega...(o nome?? =D )

      Olha eu nos primeiros anos não sabia estudar. Fazia resumos intermináveis, que me faziam perder imenso tempo e rendiam pouco e ainda por cima, me davam a sensação de estar a fazer um óptimo trabalho. Sim, fui a recurso imensas vezes...não é vergonha nenhuma e não deves ficar triste ok? Ainda te estás a adaptar, é completamente natural... Não sei se vais fazer melhoria ou se não passaste, mas isso pouco interessa. Eu reprovei a algumas cadeiras no primeiro ano e tive de ir a recurso...outras fiz com notas muito baixas. Não estou a incentivar isso, estou a dizer que considero normal, mesmo para pessoas como nós, que estavam super habituadas aos 18! Mas também de digo uma coisa que demorei muito a perceber: todos nós consiguimos voltar aos 15/16 (mais que isso na faculdade já é mmmmmmmega excelente). Bem, interessa agora que leias as coisas várias vezes, que não avances de aula sem pensares para ti própria : "o quê que ficou, o que sei agora que não sabia antes?". Claro que há sempre coisas que se podem escrever...não a matéria toda! Arranja mnemónicas divertidas para as coisas que não entram mesmo!

      Beijinho e boa sorte. Qualquer coisa, avisa

      Eliminar
  3. Olá desculpa, sou a Joana.
    Qual era o teu método de estudo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah olá Joana!
      Bem, não importa muito qual era o meu método de estudo antes, porque como já te disse, acho que não foi bem sucedido... =P
      Olha eu sublinho as coisas e faço uma primeira leitura geral, para saber mais ou menos onde estão as coisas, sem me prender aos pormenores. Depois começo a reler do inicio com mais atenção, a tentar decorar as coisas, já sem as distracções das pinturas abstractas... quantas mais vezes ler dessa forma, melhores e mais duradouras são as memórias. Mas isto é apenas como eu faço...cada um é como cada qual.
      beijinho

      Eliminar
  4. Mas o problema é quando temos montes de matéria para saber de um dia para o outro..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana, um dos enormes truques para na época de exames não se stressar, é ter a sensação de controlo, e essa sensação aparece naturalmente com a organização e com o estudo prévio. Não tens de saber "montes de matéria de um dia para o outro", tens de "relembrar" a matéria...é suposto que a vás estudando ao longo do semestre, e acredites ou não, e por muito que outros colegas possam dizer que "não estudam nada", ir estudando é a única forma de decorar e perceber e no futuro realmente saber alguma coisa... =P Mas nada que não aprendas a dominar com o tempo...
      Boa sorte

      Eliminar