sábado, 18 de janeiro de 2014

Estágio de Psiquiatria

Para quem conhece um pouco todas as teorias e definições que estão por trás da Psiquiatria, sabe que toda a parte teórica é deveras interessante. As teorias da personalidade, as antigas premissas criadores da psicanálise de Freud, etc etc etc... É incrível como acontecimentos da nossa infância podem afetar os adultos que vimos a ser, é incrível a neurobiologia que está por detrás de uma depressão, e que faz com a depressão de uma pessoa possa ser completamente diferente da de outra... Enfim, pelo menos a mim, tudo isto me fascinou e nunca faltava a uma aula de Psiquiatria.
Mas assustava-me a parte prática da questão. Como seria conversar com um esquizofrénico ou com um psicótico? Como seria conversar com alguém que diz que se quer suicidar, ou que vive a pensar que pode fazer mal a si próprio ou aos outros?.. Enfim, apesar de fascinante, achava que a Psiquiatria era talvez muito "negra", talvez só tratasse o lado mais cinzento das pessoas... Como poderia eu gostar tanto desta especialidade, e ao mesmo tempo adorar Obstetrícia, que contacta com a vida no seu melhor, que o choro de bebes complemente inocentes e "brancos"?! E seria verdade o que dizem, que todos os Psiquiatras são meios loucos também?

Bem, estou há 2 semanas no estágio de Psiquiatria. Verdade seja dita, não acho que seja o serviço mais organizado e mais cooperante que já conheci, mas ainda assim, e em termos de "especialidade", tenho vindo a gostar muito. Desmitifiquei muitos conceitos errados:
- os Psiquiatras não são nem mais nem menos loucos que todos os outros médicos, nas mais diversas especialidades. Pessoas "especiais", chamemos assim, podemos encontrar em qualquer lugar, e naquele serviço, para grande surpresa minha, são muuuuuitas mais as pessoas que chamaríamos de "normais" do que de "esquisitas".
- os doentes não são tão negros nem os seus problemas são tão cinzentos quanto aquilo que eu supunha. São pessoas sofridas, isso sim, mas todas extremamente simpáticas, gratas pela mínima ajuda que receberem. Já conheci alcoólicos com mais de 20 anos de consumo e toxicodependentes de uma vida inteira, que saem do internamento sem qualquer sintoma de abstinência, sem qualquer vontade de voltar a consumir, com planos reais de reconstrução de vida. Já vi esquizofrénicos serem internados compulsivamente, e saírem complemente estabilizados, com a promessa de uma vida tranquila, graças à intervenção no seio da população da Psiquiatria Comunitária... Já li cartas de pessoas que se queriam suicidar... Posso dizer-vos que não trouxe para casa os seus problemas, mas os seus sorrisos. Posso agora perceber que lado negro, todos temos, e que isso não me afeta assim tanto como eu pensei que afetasse. (E perdoem-me os "rótulos" aplicados nesta descrição, desde "alcoólicos" a "esquizofrénicos"; é apenas para simplificar o texto).

Entretanto o estágio também já vai a meio. Estágios de um mês passam a voar...

2 comentários:

  1. Gostei do novo post! Sempre achei Psiquiatria fascinante!
    Mal posso esperar para o próximo! ^^

    ResponderEliminar
  2. Gostei bastante da sua postagem. Pra quem te acompanha por aqui desde o começo já conhece bem o seu fascínio por essa área. Eu senti muita fluidez nas suas palavras, fora do comum, fico feliz por você. Obrigado por compartilhar conosco.

    ResponderEliminar