quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Estágio de Psiquiatria - continuação

Há 2 anos atrás, o meu professor de Psiquiatria e conceituado membro da Faculdade de Medicina disse-me, depois de eu ter feito uma pergunta qualquer que não me recordo, que "é assim que vê que há pessoas que têm jeito para ser psiquiatras..." Aquele comentário surpreendeu-me tanto a mim como a todos os colegas, que se voltaram para trás e devem ter pensado algo tipo: "quem? ela? a sério, psiquiatra? -.- "

No ano passado a minha tutora de tese de mestrado, psicóloga e investigadora, disse-me: "você gosta de pensar nas coisas...dava uma boa psiquiatra..."

Hoje, a minha tutora do estágio disse que era uma pessoa "engraçada", e não estava a referir-se só ao meu humor. Explicou que eu "era uma pessoa leve, que quando se vê chegar se vê leveza". Que "faço perguntas, procuro saber como se faz, e depois lá vou eu sozinha, independente e organizada." E depois acrescentou: "mas com a convivência se percebe que há muito mais, você (dizia ela) reflecte sobre as coisas, gosta de pensar..." Todo o seu discurso terminou em "você dava uma excelente psiquiatra".

Não sou perdidamente agarrada pela ideia de destino, mas gosto de pensar que a vida nos dá pequenos sinais. Talvez não seja bem isso na verdade. Talvez seja apenas a nossa forma de ver as coisas, talvez seja uma atenção especial. Sim, isso. Se estivermos especialmente atentos às emoções do dia-a-dia, às reacções que temos, à forma como reagimos ao mundo, à forma como a nossa personalidade se tempera em cada situação, vemos que há discretos acontecimentos que nos causam maior impacto, que há lugares e pessoas onde parece que pertencemos, ao ponto de parecer que nos transmitem alguma mensagem.
Criei uma gaveta mental para o tema "ser psiquiatra". Pequenos comentários relacionados, os sorrisos dos meus doentes, tudo que me parecem "sinais" está a ser colocado nessa gaveta. É incrível como ela se tem vindo a encher com rapidez e como isso de certa forma de preenche.

4 comentários:

  1. O que tem de ser tem muita força.
    Seja lá o que for.
    Ser psiquiatra, ou não, qualquer um dos dois. O que tem de ser ter muita força.

    Um abraço.

    Imelidiane
    (Brasil)

    ResponderEliminar
  2. Olá! Sigo o teu blog, embora seja a primeira vez que comento, quero que saibas que deves continuar ;) Já agora, aproveito para colocar uma questão em relação à escolha dos sapatos pretos que devemos comprar para a faculdade. Sei por experiência de algumas pessoas que os sapatos da Toga são insuportáveis, onde compraste os teus?

    ResponderEliminar
  3. Ninguém usa gavetas, agora são hashtags. Estamos na era da informação :)

    Psiquiatria ou qualquer que seja a área: tenho a certeza que será a melhor.

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    Estou muito contente com o que tens escrito à cerca do estágio. É bom ver o entusiasmo com que escreves! Tenho a certeza que te "safas" muito bem em Psiquiatria, aposto que tens muito jeito. A forma como escreveste Fez me pensar de outra forma nessa área da medicina! Espero um dia chegar tão longe! Boa Sorte, bj
    Maria.

    ResponderEliminar