domingo, 22 de dezembro de 2013

Resposta aos leitores

É bem verdade que por vezes demoro imenso tempo para escrever, e peço desculpa a todos que aguardam noticias minhas de forma ansiosa. Não era  minha intenção provocar esse tipo de reação. Há muitas vezes que olho para a página do blogger, que está nos meus favoritos, e penso: "devia escrever qualquer coisa..." mas depois, por um motivo ou outro, não sinto a inspiração que gosto de sentir para o fazer... Mas agradeço humildemente a chamada de atenção.

Respondendo ao que alguém perguntava: "como está a correr o estágio?":

O meu estágio de medicina interna terminou esta sexta feira. Durante dois meses, acordei todos os dias da semana às 7h20, para garantir que jamais me atrasaria (apesar de viver a 10 minutos a pé do hospital). Os meus tutores eram rigorosos nos horários e a única vez que cheguei às 8h32 (sem mentiras, foi mesmo às 8h32), ouvi um sermão do tamanho do mundo! Foi a primeira e a última, e nem vale a pena dizer que não foi culpa minha o atraso...
Eu sou claramente uma pessoa cirúrgica. Gosto de "fazer", ver "acontecer", "intervir directamente". Sempre fui e sempre serei assim em Medicina. Por isso internar uma alguém para estudar uns determinados sintomas esquisitos ou internar um velhinho que vai precisar de 10 dias de antibiotico para curar a pneumonia, é muito interessante, realmente é e respeito imenso os colegas que o fazem, mas não me realiza. O meu momento auge do dia (em termos médicos) era quando eu tinha de ir fazer gasometrias (acto médico que consiste em tirar sangue de uma artéria)! E nos dias em que não havia "gasosas" para fazer, ou não havia consultas com o prof. para assistir ou urgências para fazer, parecia que tudo passava devagar.
Apesar disso, entrei todos os dias naquela enfermaria com um sorriso no rosto, com um "bom dia" cheio e pleno e a esperança de poder ajudar alguém. Diversos foram os casos de pessoas que me disseram frases que me enchiam o coração para a semana inteira e foi por elas que fiz este estágio, e certamente foi graças a elas que consegui uma boa nota... Nunca me irei esquecer do Sr. José, de 75 anos, que me disse numa segunda-feira quando cheguei perto da cama dele: "oh senhora doutora, estou aqui cansado de pensar em si, a ver quando me viria ver...". E ele não me queria fazer nenhum pergunta, não queria queixar-se de nada, só queria "conversar" comigo... e lá ficamos os dois à conversa um bom bocadinho... As velhinhas a cantar, algumas tocadas pela sua demencia, a dizer tudo quanto pensam... 
O que mais gostei foram sem dúvida "os meus velhinhos", como me costumava referir a eles... Sempre achei tão sábia a velhice, tão inocente e tão vivida, e só espero puder lá chegar.

E o que menos gostei e mais me doeu foi ver que alguns médicos se tornam insensíveis aos gemidos de alguém, ficam chateados quando um senhor demenciado, que não sabe bem o que está a fazer, tira as sondas nasais ou o soro, ou insiste em levantar-se sozinho nu para ir ao wc... Peço ao universo que não deixe que a rotina, as frustrações da vida, ou qualquer outra coisa me torne numa médica fria e "habituada" ao sofrimento dos outros, como se isso não pudesse ser mudado, como se não houvesse esperança...

Agora que esta etapa já foi concluída, aproveito as férias para dormir até às 11h, para estudar à tarde o "harrison" e para aproveitar o calor da lareira e dos pais à noite. Mata-se saudades do afilhado (que entretanto já tem 10 meses), e espera-se com entusiasmo e calma o novo ano, as novas etapas que por aí virão...
O próximo estágio é Psiquiatria, durante um mês. E depois disso, é ESPANHA.

14 comentários:

  1. Vais fazer o estágio de psiquiatria, aonde?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Ainda não sei, só no primeiro dia ficamos a saber onde vamos fazer e quem é o nosso tutor. Mas é sempre nos hospitais de Coimbra. Pode ser na enfermaria dos homens, das mulheres ou no hospital de dia.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Pedia que por favor se identificasse. =) É estranho, se pensar, que me faça perguntas e eu responda e nem saber como o(a) deva tratar!

      Sim, faço ERASMUS em cordoba em Fevereiro.

      Eliminar
  3. Olá!
    O ano passado encontrei o teu blogue, e li-o todo de seguida, assim que o encontrei! Gostei muito do que li! Estou no 10º ano, e quero seguir medicina. O que me assusta um pouco é o inglês. O inglês não é o "meu forte", e estou preocupada, porque dizem que para seguir medicina, é preciso dominar bem a língua, por causa de certos termos que não tem tradução, é verdade? Nas férias de verão estudo sempre um pouco, mas nunca fica nada retido. O que me aconselhas a fazer? Gostava de saber a tua opinião. Aproveito para te desejar um Feliz Ano Novo!
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria!
      Antes de mais, obrigada pelo interesse no meu blog.

      Sobre as tuas perguntas:
      Olha a grande maioria dos livros de texto que temos de usar têm tradução para português. Os artigos cientificos que terás de ler ocasionalmente para este ou aquele trabalho são normalmente "técnicos" e o ingles médico é "fácil". Olha que eu para dizer isto, é porque não é mesmo nada demais, porque como deves ter visto pelos meus textos, o ingles nunca foi um forte para mim também.
      O mais complicado a meu ver é a presentação de trabalhos em congressos, porque temos de saber ingles cientifico para explicar o que foi feito, e ingles de "conversação" para responder às perguntas. Mas congressos cientificos é uma coisa que a grande maioria dos estudantes não vai... Isso é mais para internos de especialidade (ou seja, depois do curso). V

      Aquilo que te posso dizer que é que o ingles cientifico é algo que acaba por ser acessivel com a pratica. Na minha faculdade existe a cadeira de "ingles" no 1º ano (cadeira não obrigatoria, so a escolhe quem quer) e dá-se vocabulario dirigido à medicina. Podes sempre comprar um manual de ingles dirigido à medicina, que eu sei que existe, mas não sei de cor para te indicar.
      Acima de tudo tens também de ter calma. Acredites ou não, há mmmmmmmmmuita gente na faculdade de medicina que não domina o ingles. É importante fazer um esforço claro por ultrapassar isso, mas não é nenhuma catástrofe! =P
      Beijinho
      Feliz Ano!
      Se quiseres tirar mais duvidas estas à vontade

      Eliminar
    2. Olá, mais uma vez!
      Estou muito mais aliviada agora, com o que escreveste. Obrigada por responderes. Se te lembrares do nome desse manual, diz, para ter mais ou menos a noção, como estou de férias tenho tempo para essas coisas e pode ser que um dia seja preciso(espero que sim). Obrigada mais uma vez pela disponibilidade.
      Maria

      Eliminar
    3. =) De nada, Maria.
      Olha não sei mesmo o nome do livro... Não cheguei a comprar para mim. Mas se me lembrar vou perguntar a uma amiga e depois digo-te.
      beijinho

      Eliminar
  4. Obrigada :)
    É mesmo simpático da tua parte! Fico à espera.
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria,
      O livro chama-se "Professional english in use - Medicine".
      Deixo-te aqui o link do pdf:
      http://vk.com/doc47118_139006046?hash=e038b0a1bba48c6ca7&dl=3a9c84c9b9868303bb

      Beijinhos!
      Aproveita as ferias de Natal ok? Garanto-te que vais ter saudades delas depois... =) Boa sorte e dispõe sempre!

      Eliminar
    2. Muito obrigada!!
      Vou aproveitar bem o resto das minhas férias de Natal, acredita!
      Vou ter muito que ver.
      Bom Ano Novo, bjs
      Maria

      Eliminar
  5. Só por curiosidade, que língua estrangeira é que escolheste quando foste para o 10 ano?
    Desculpa se estou a fazer muitas perguntas.Estou com algum receio.
    Bom início de Ano.
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, na minha escola não podia escolher o que queria. Tive inglês no 10 e 11º anos.
      Beijo e bom ano

      Eliminar
  6. Ah, ok.
    Obrigada! bjs.
    Maria

    ResponderEliminar