terça-feira, 29 de outubro de 2013

Novo estágio - Medicina Interna

Na passada 6ª feira terminei o estágio de medicina geral e familiar. Foram 2 meses de muitas consultas, muitas histórias, muitos desabafos, uma nova perspectiva sobre a especialidade.
Aprendi muito, fiz boas relações que certamente perdurarão, e no final e para me encher o coração, recebi muitos elogios (que sabem sempre tão bem).

Ontem começou o estágio de Medicina Interna. Passo de uma especialidade geral não hospitalar para uma geral hospitalar, com internamento, urgências, etc. A coisa não correu lá muito bem logo no 1º dia - ficamos com um tutor que não sabia que iria ter alunos e não apareceu... 3h de espera até que alguém caridoso nos mandou embora.
Hoje as coisas já estavam orientadas. O tutor apareceu e disse com quem iríamos ficar no dia a dia. Gostei bastante do ambiente interpessoal, de ajuda e de ensino. Adoro ouvir a frase "quando tiveres dúvidas, diz" porque acho que isso é que faz sentido, especialmente em anos clínicos e tão importantes como este. A partir de amanhã serei responsável por 2 doentes. Terei de conversar com eles para saber como passaram a noite, saber os seus parâmetros vitais, anotar as suas queixas, fazer o exame objetivo que achar necessário, e depois colocar toda essa informação no processo clínico do doente. Sempre que entrar novos doentes, terei de colher a história. Daqui a algum tempo, já me vai ser pedido que adeqúe o plano terapêutico e faça sugestões no seu estudo. Por outras palavras, e citando os meus responsáveis: "aqui vocês serão como médicos mesmo, bastante autónomos, e nós estaremos aqui sempre para ajudar." Pareceu-me uma boa estratégica.
No meio de tudo isto, tive a sorte de ficar com uma menina de ERASMUS espanhola. Por isso tenho falado com ela em espanhol, e ela comigo em português, e corrigimo-nos uma à outra e eu faço umas traduçõezinhas para os restantes médicos quando ela fala rápido. Melhor treino que este não poderia ter, visto que já só faltam 3 meses para eu ir para Espanha...

1 comentário:

  1. Olá, como leitora frequente, gostava de partilhar o link de um blog de um medico cirugiao pediatrico que partilha as suas experiências. http://eosfilhosdosoutros.blogspot.pt/

    Espero que esteja a correr bem o estágio, é pena não ter escrito.

    ResponderEliminar