terça-feira, 22 de outubro de 2013

Último Cortejo da Latada

Ontem à noite, depois da minha habitual dose de estudos diários incompletos (porque isto de traçar objetivos e cumpri-los no que toca a este assunto não é comigo), permiti-me apreciar a noite.
Durante todos estes anos que vivi na residência, a minha cama era sempre a do lado da janela; este ano, pela primeira vez, estou do lado da porta do quarto, e por isso tenho como visão quando estou na cama o "lá fora".
Não sei como se diz aquela coisa da casa estar virada para norte ou para sudoeste ou lá o que seja...nem sei aplicar essas teorias geográficas, como a grande maioria das mulheres que sofrem de desorientação espacial. Só sei que estamos posicionados de uma forma que quando chove, a água bate diretamente no vidro da janela. As luzes amarelas da cidade brilham mais nestas noites para mim, porque a água a escorrer, associada ao meu astigmatismo, fazem-as parecer mais fortes. O efeito do vento nas pequenas árvores do nosso jardim, e nos sacos de papel esquecidos por alguém, formaram um cenário intrigante, como uma dança de folhas e pequenos pedacinhos brancos na relva... A rua tinha poucos carros estacionados, um silêncio mundano que eu adoro. 
Pensei na minha antiga colega de quarto, no que ela pensaria ao ver noites como as de ontem, quando se sentava na sua cama do lado da porta... Pensei no quanto ela me ensinou, no quanto eu cresci desde então. Pensei que hoje seria o último cortejo da latada a que eu assistiria enquanto estudante. Senti saudades dos tempos que já passaram, mas não fiquei triste. Vivi tudo o que queria viver até hoje, e não me arrependo do que deixei por fazer, porque tudo o que não fiz, foi por opção...

Manda a tradição que os finalistas voltem ao cortejo da latada como caloiros, e voltem a vestir-se com fatos originais e engraçados... Creio que manda a tradição que percebamos que quando um ciclo retorma ao seu início, fechando-o, está para terminar uma etapa da nossa vida.
Hoje vou ao cortejo com esta consciência e esta alegria, porque foi (e continuará a ser até ao final com certeza), uma das etapas mais felizes e mais gratificantes da minha vida. 
Se virem algum ovo estrelado a passar poderei ser eu!

2 comentários:

  1. Quão gratificante é saber que você finaliza essa etapa tão importante em sua vida. Parabéns. By: L. Liberato.

    ResponderEliminar
  2. Olá J. Castro, esses dias vi na internet, algo a respeito do Estatuto do estudante internacional, e sobre as novas condições de ingresso aos candidatos brasileiros na Universidade de Coimbra. Tu sabes algo sobre isto? Escutas comentários na faculdade? O estatuto ainda não foi divulgado e estou muito curiosa! rs

    Beijinhos..

    ResponderEliminar