quinta-feira, 25 de julho de 2013

Viagem!

Como prometido, la se arranja um bocado de tempo e net para escrever como tem sido eta aventura.

Roma foi tudo aquilo que eu estava à espera e talvez mais. A emocao que senti ao entrar no coliseu foi como uma bafada de at fresco. Tal grande, tao antigo e eu ali. Foi a demonstracao de um objectivo realizado e a uma grande sensacao de recompensa por todo o esforço que existiu por detras desta viagem, tanto em termos de estudos e curso como a nivel financeiro, porque foi eu que arranjei o dinheiro para atudo isto.
Os dias por italia passaram rapido. Visitei todos os monumentos que gostava, assim como os museus. Atrevo-me a dizer que andei alguns quilometros.
Dediquei no calendario um dia para o vaticano. Estive 2h a admirar a basilica de sao pietro e nem dei pelo passar do tempo. Tao rica, tao pormenorizada... Achei que nao se enquadrava no espirito de simplicidade que supostamente era o anunciado por jesus, mas isso é apenas uma opiniao pessoal.
Os museus do vaticano.... Bem vale a pena gastr esse dinheiro... Tao grande e tanto patrimonio... Havia salas que estam completamente pintadas. Esculturas, tapecarias, pinturas, quadros, as obras de miguel angelo na capela sistina.... Nao ha palavraa no meio de tanta arte e cultura.
La ninguem pagava bilhetes de autocarro, e nos fizemos igual... "em roma sê romano"... E isso foi optimo para as e oconomias e para as pernas.
Vim embora com um gostinho bom, contente com a escolha da cidade.

Budapete nao teve esse grande impacto, nem é tao grande quanto roma, claro. Os pontos altos da cidade para mim foram a citaleda, o ponto alto da cidade, as maravilhosas termas com agua a 38 graus (onde passei um dia inteiro) e o lindo mercado municipal e parlamento. Os gelados sao super baratos, assim como a cidade em si. Em 4 diaa gastei 80 euros ja com tudo incluido.

Neste momento estou em londres. Amo esta cidade, nao sei porque, embora ainda naoa tenha visto nada. Cheguei ontem do aeroporto as 2h da manha. Mas creio que as minhas expectatiavas nao vao ser defraudadas.

Em breve escrevo mais. Agora? Vou conhecer esta cidade...









11 comentários:

  1. Ola J.Castro.
    Sei que estas se divertindo e curtindo a tua viagem, então, desejo-te muita diversão nesses dias e que transcorra tudo da melhor forma possível e da forma mais agradável.
    Mas, passei também para deixar o link de um texto que li e que achei muito bacana. É para que, se tiver vontade, você leia assim que tiver tempo ou puder ler. Talvez de volta da viagem.
    Enfim, o texto é sobre uma estudante de Medicina surda. =)
    Aqui:
    http://cronicasdasurdez.com/uma-estudante-de-medicina-muito-especial/

    Um abraço,
    Imelidiane

    ResponderEliminar
  2. Medicina x obstáculos
    A medicina me deixa alegre ao pensar de como lindo e gratificante é essa profissão, mais do outro,sei das minhas condições, sei que não é fácil, muito pelo contrario, se trata de um curso caro, disputado, longo e difícil. Tenho inúmeras chances de isso não dar certo, de eu sofrer anos me preparando para passar no vestibular, anos que eu não saberia a reação da minha família, o tanto de coisa que teria que ouvir. E mais, como conseguiria passar 6/8 anos estudando, como conseguiria me manter com alimentação, transporte, livros..,. Não tenho pai, nem mãe que possa me sustentar, essas condições e possibilidades nãos são possíveis, além do que, já não agüento mais ser um peso para os meus familiares. Sei do prouni, mais é tão difícil, são 2, 3 vagas que são muito concorridas, ainda mais em SP :( Eu não sei o que faço, é o meu sonho, desde pequena quero isso, e só percebi agora que eu fiquei muito tempo parada. Estou no ultimo ano do ensino médio e preciso decidir de uma vez por todas se eu devo insistir. Me ajuda, com qualquer palavra sua, por favor, admiro e leio sempre seu blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola
      DesculPa a demora.
      Nao conheço a realidade dos estudos no brasil... Nao sei se te posso ajudar mas vou tentar.
      Lamento a tua situacao toda... Aquilo que pensei logo ao ler foi "nao podes supor o que os outros vao dizer"... Acho que deves expor a situacao aos tus familiares e nao podes partir do pressuposto que vao achar que sera um "fardo"... Alias, acho que isso é um orgulho para qualquer familiar!!!!! Acho que deves deixar de lado as tuas insegurancas e abrir o coracao!

      Beijo espero ter ajudado

      Eliminar
  3. Olá :)
    Vi que fazes voluntariado na Cruz Vermelha em Coimbra... eu devo ir estudar para lá e adoraria fazer o mesmo! Como funciona todo esse percurso? Tenho que fazer formações não é?

    Obrigada e boa viagem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola tudo bem?
      Olha o melhor é passares na delegacao de coimbra e perguntar o que tens de fazer, foi o que eu fiz na altura. Sim de certeza que teras de tirar jma formacao, a de tripulante de ambulancia de tripulacao, que engloba suporte basico de vida, primeiros socorros e actuacao em trauma.
      Eu nao faço parte da administracao nem nada disso por isso nao sei dizer mais que isto.
      Beijinho

      Eliminar
  4. Excelente blog, tou a adorar mesmo (:
    Gostaria de te perguntar como é que fazias o teu estudo no 1º ano. Que tipo de materiais utilizadas, levavas cadernos/manuais para as aulas, dossier... com que frequência se deve estudar num curso destes... E outra pergunta! Ouvi dizer que em Coimbra existem as trupes, sou rapariga, corro o risco de me cortarem o cabelo caso me apanhem à noite? :s ahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Ui...1º ano...onde é que isso já vai!
      Olha há livros que tens mesmo de comprar: eu aconcelho o atlas de anatomia - o Netter. É o mais usado, incluindo nas aulas. Não compres na FNAC. Vai à livraria Bisturi, nos hospitais de coimbra, no piso -2. Lá todos os livros de medicina são mais baratos.
      Costuma-se usar umas sebentas, que têm o que o prof diz nas aulas. Todos os anos o pessoal dá-se ao trtabalho de actualizar as sebentas e metem-as mais bonitinhas e tal, por isso as que eu usei já são desatualizadas. Pergunta aos colegas do 2º ano que certamente irás conhecer na praxe no 1º dia de aulas.

      Sim, existem trupes, mas não há muitas de raparigas ou mistas. As maiores vitimas são os rapazes... ihihh Há lugares que podes frequentar sem problema. Aprenderás tudo isso rapidamente, não te preocupes. Se vires um grupo de raparigas trajadas à noite, com gorro da cabeça e ar suspeito, muda de direcão! =)
      Beijinho e bons estudos!!! Boa sorte!!!

      Eliminar
    2. Muito obrigada pelos conselhos. Tenho que ir ver essa papelaria quando tiver oportunidade. ;) E que lugares "seguros" são esses? ahah Obrigada e boa sorte também para ti! Adoro o novo look do blog*

      Eliminar
    3. É verdade que quem não quiser ser praxado é excluído pelos colegas?

      Eliminar
    4. Olá!
      Olha não sei, duvido, acho que nunca ouvi falar disso. Mas eu não tenho muito tempo para andar trajada e já não vou às praxes prai desde o 3º ano, por isso ando desactualizada... Mas acredito que isso seja uma falsa informação. Começo uma menina que nunca trajou sequer e nunca ninguém a exclui por isso.
      beijos

      Eliminar