terça-feira, 9 de julho de 2013

Último ano do curso!

Ontem fiz o último exame, da última época de exames do meu curso! Posso considerar desde já que alcancei o 6º ano.

"ai...Medicina..é um curso muito difícil não é?"
A minha opinião: é dífícil porque é longo, porque saimos da faculdade com 24 anos e já metade dos nossos amigos terminaram os seus cursos há anos, alguns até já casaram, porque nas épocas de exames passamos 2 meses seguidos a estudar intensivamente, porque temos exames orais para fazer e porque temos a enorme pressão de "um dia vou tratar pessoas e vou ser responsável por aquilo que lhes faço/deixo de fazer". à parte do difícil, creio que não poderia ser mais interessante.

Mudar de rotina é o melhor que podemos conseguir. Não só ir avançando nos anos, mas atingir as diferentes metinhas. Para mim entrar nos anos clínicos (4º e 5º) foi uma, agora, chegar ao ano dos estágios, do erasmus, do estudo do Harrison, da defesa da tese é outra etapa e isso revitalizou-me! Ontem senti-me tão feliz e tão leve que não poderei descrever. Hoje adormeci sem qualquer preocupação...

Por falar em tese: vou aproveitar o resto da semana para avançar na minha. Tinha alguma "esperança" que a minha tutora não pudesse, só porque já estava a precisar de ir para casa... Mas ela pode e vendo bem, ainda bem que é assim, claro, porque vou adiantar muito trabalho. Pensemos que falta pouco para 6ª feira à noite!!!

14 comentários:

  1. Olá, j. Castro!
    Antes de me apresentar, deixa-me felicitar-te pelo teu blog (que sigo há uns meses, e só agora tive a oportunidade de me «dar a conhecer») e pelo teu desempenho na faculdade de Medicina. Continua a manter-nos informados sobre todas as tuas atividades!! :)

    Quanto a mim, eu sou a Ana, tenho 17 anos e terminei o 11ºano numa escola pública. Desde sempre que o meu maior sonho é tornar-me médica: para além da enorme responsabilidade e satisfação em salvar vidas, o corpo humano e a sua complexidade fascinam-me!
    No entanto, senti imensas dificuldades ao longo deste ano: apesar de ter uma média interna de 18,5 (aproximadamente), os exames de Biologia/Geologia e Física/Química não correram nada bem (talvez por estar demasiado nervosa, pois tenho noção de que estes têm bastante peso na entrada para a faculdade), contribuindo para uma significativa descida na minha média final. Sei que não sou uma aluna de 20s, mas esforço-me tanto para conseguir tirar 18/19 e, nas provas onde tenho de realmente mostrar o quanto eu valho, corre-me sempre tudo mal! Chega a ser muito frustrante... :(

    Confesso que me sinto algo desanimada, porque afinal posso vir a não conseguir atingir o meu principal objetivo!
    Queria, apenas, saber se também tu tiveste de enfrentar imensos obstáculos ao longo do secundário (incluindo os exames) e como conseguiste «sobreviver» às horas quase intermináveis a estudar, ao stress dos testes, à sensação de que todo o teu esforço acabou por não valer a pena...

    Um beijinho,
    Ana. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana!
      Antes de mais, sê bem-vinda "oficialmente". Eu adoro saber que consigo ajudar ou sei lá, inspirar talvez, pessoas com as coisitas que vou escrevendo! Respondo sempre aos comentários, mais tarde ou mais cedo.

      Ora bem: eu também não era aluna de 20´s, ok? 18/19 era sempre a minha média. Terminei com média interna de 18,50 por isso não vejo grande problema na tua média.
      Acho que o que mais me ajudou foi o pensamento "eu vou ser o que o destino quiser". Nunca me preocupei muito com isso. 1º achava que queria farmácia, só no 12º descobri que gostava muito de medicina... E por isso durante os 3 anos fiz sempre o melhor que podia. Estudava, era participativa, e sobretudo, não me preocupava com "o que quero ser quando for grande". Isso só acrescenta pressão.

      Quando fui fazer biologia e FQ no 11º ano tirei 14 se não estou em erro nos dois exames... Foi muito mau! Mas não levei aquilo a sério...sabia que era capaz de melhor e prontos. Repeti no 12º. Estudei com a antecedencia que eu achava que precisava para rever tudo e entrei no exame completamente relaxada. Acho que isso foi o truque! Porque não fiz os exames "para ser médica", fiz "para ser o que o destino quisesse, o que me fizesse feliz, apesar de eu achar que seria como médica que seria feliz".

      Tirei nos exames exactamente o que precisava pra entrar em Medicina e senti que isso era "um sinal" que este seria o meu lugar.

      Não te poderia ser mais sincera na resposta que isto. Creio que é uma questão de confiança no futuro, positivismo (além de estudo claro, porque não há milagres!)
      beijinho

      Eliminar
  2. Olá, novamente!

    Obrigada pelas tuas sinceras e motivadoras palavras... :)
    De facto, agora sinto-me um pouco mais confiante; o importante é continuar a trabalhar arduamente (nunca desistir!) e acreditar que o esforço será, um dia, recompensado, independentemente de conseguir entrar naquilo que realmente quero ou não.

    Mais uma vez, obrigada!
    Um beijinho da Ana :)

    PS.: Continua a escrever para todos nós; por vezes, acabas por te tornar numa excelente conselheira e, certamente, uma inspiração para muitos, em especial, para todos aqueles que sonham, um dia, vir a ser médicos. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim!
      Vou sempre escrevendo! Acho que às vezes caio na repetição, porque a minha rotina de estudante não é assim tão diferente, mas também tenho noção que vão aparecendo uns novos leitores e outros se vão fartando, pelo que a rotação natural das coisas faz com que a informação chegue a quem precisa de chegar...
      beijinho e boas férias

      Eliminar
  3. Boa tarde :)
    Vou para Medicina este ano (talvez Coimbra) e ler o teu blog tem sido absolutamente delicioso e inspirador. Lutei muito por este sonho, que sempre tive, e parece que estou perto de o conseguir realizar. Gostaria de colocar algumas questões... Sei que logo no 1º ano temos disciplinas opcionais, vi na net. Temos que escolher essas disciplinas logo no dia da matrícula? Quantas são e quais me aconselhas a escolher? E em relação aos manuais, quais é que achas que devemos obrigatoriamente comprar? Há mais alguma coisa indispensável que deva ter em conta?


    Um beijinho e muita força para o próximo ano!
    Bárbara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola barbara
      Desculpa a demora mas como deves ter lido estou em viagem e é mais complicado responder.

      Olha vais ter 2 opcionais por ano, uma em casa semestre. Eu acho que na minha altura escolhemos no 1o dia ou algo assim, nao na matricula. Mas entretanto ja se passaram 5 anos por isso nao sei como sera agora.
      Eu escolhi patologia experimental e sociologia mas o melhor é a tua madrinha ajudar-te porque tambem nao sei como sao agora as coisas. No 1o dia de aulas ou na matricula deverao ser praxados, e ai normalmente nao faltam candidatos a madrinhas e padrinhos. Essa 1a praxe é importante para a integracao a meu ver, eles levam-vos às aulas e isso. Nao deixes de ir.

      Beijinho, dispoe sempre que precisares. E parabens pela vitoria!!!!!

      Eliminar
    2. Muito obrigada pela tua ajuda! Não deixarei de ir à praxe. Queria só perguntar mais uma coisa... Agora vou ter um mês sem fazer nada e gostaria de começar a "preparar-me", conhecer mais coisas para ir já com algumas luzes. Que livros recomendas que leia agora nas férias? Ou outras coisas do género...

      Continuação de uma boa viagem, que vivas muitas aventuras!
      Bárbara

      Eliminar
    3. Ola de novo

      Olha nao te prepares ok? Nao precisas de certeza!... Tens é de aproveitar as ferias. Faculdade nao é igual a secundario, tens tempo para estudar!!! E quando comecares, vais ver...serao 6 anos seguidinhos... =)
      Sobre livros: o unico que considero realmente importante para toda a vida é o de anatomia: usamos o atlas do netter. Ve na net... Mas nao compres na fmac nem nada disso, é mais caro. Compra em coimbra, na livraria de medicin do hospital.

      Beijocas

      Eliminar
  4. Olá
    Desculpa estar a incomodar durante as ferias mas tenho estado a considerar o curso de medicina(acabei agora o 10 ano) e tenho algumas duvidas. Eu sempre quis algo laboratorial e agora descobri a especialidade em anatomia patológica que cobre tudo o que eu quero fazer, investigação ou diagnostico laboratorial.
    Em anatomia, vocês tinham aulas praticas em que dissecavam cadáveres ou tinham acesso a alguns previamente dissecados? Tinham testes práticos em que tinham que identificar estruturas nos cadáveres?
    Esta pergunta pode parecer um bocado ridícula mas e uma curiosidade, quando e que se pode escrever M.D. A frente do nome? E quando acabas o curso, a especialidade ou tem que se fazer o doutoramento?
    Obrigado e boas ferias!
    Andre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá André.
      Não incomodas nada! És de coimbra? As perguntas que fizeste sobre anatomia levam-me a pensar que estás bem informado sobre como sao as coisas no Porto... =P

      Então:
      - é um bocadinho complicado quando vocês me fazem perguntas sobre o 1º ano, porque eu já vou pro 6º e tenho receio de as coisas terem mudado entretanto e vos dar falsas informações. Ainda assim, e correndo esse risco: têm aulas teóricas de anatomia, que são maravilhosas! O Prof. Bernardes é genial a dar as aulas, todos os alunos gostam. Ele brinca imenso e mete o pessoal a dizer as coisas em voz alta em coro..quando sais da aula, já sabes um bom bocado. Aconcelho a ir sempre!
      Depois têm aulas práticas 1x/semana, 2h acho eu. Não há cadaveres diariamente. Em Coimbra a doação de corpos não é muito grande, infelizmente para a medicina. Vocês terão modelos anatómicos claro, peças de plástico e ossos e etc verdadeiros, mas não cadáveres.
      No entanto, na queima das fitas, o Prof. faz sempre um curso de disseção e ai sim, há orgãos, cadáveres e passam lá 2 dias inteiros a treinar e ver tudo. Eu fiz e gostei muito.

      Os testes práticos... no meu tempo faziamos a "gincana" em que tinhamos estruturas para identificar (nessas peças das aulas práticas), perguntas sobre as funções dos orgões, relações, veias e artérias, etc... E tinhamos 15 segundos por resposta. Quem passasse, fazia oral com o Prof.
      Agora têm testes de escolha multipla, que não são nada fáceis pelo que sei, e só se reprovarem nesses testes é que fazem a gincana, como eu fiz. E claro, têm sempre oral.

      Sobre a tua curiosidade:
      M.D. só se mete no nome depois do DOUTORAMENTO! Sais da faculdade com o MESTRADO, por isso depois é só tirares o doutoramento.... E claro a especialidade, se quiseres exercer medicina.

      Beijinho e se te puder ajudar mais, avisa.

      Eliminar
    2. Olá outra vez,
      Obrigado por responderes. Eu não sou de Coimbra sou de Aveiro, mas sempre gostei muito de Coimbra.
      Por acaso tenho mais umas duvidas:
      Na aulas de anatomia patológica tinham muitas aulas em que treinavam a fazer diagnósticos em secções histológicas?
      Pode-se fazer o doutoramento durante o tempo do internato?
      Eu sei que já estou a fazer muitas perguntas mas se não quiseres não respondas, podes me explicar a diferença entre hemofilia e diatese hemorrágica?
      Obrigado
      André

      Eliminar
    3. Olá André.
      Esta vai ser a resposta mais rápida de sempre, porque estava online quando o teu comentário entrou! ihih

      Olha... as nossas aulas de anatomia patológica não foram das melhores. As teóricas eram intragáveis e eu dispenso esse tipo de tortura, por isso só fui a umas 5. Estudei pelo livro sozinha.
      As práticas...demos muitas doenças que tinhamos de ver ao microscópio e inclusive desenhar e legendar e coisas assim.
      Podes fazer o doutoramento assim que queiras, após teres terminado o curso...se quiseres fazer durante a especialidade podes fazer, mas tens de considerar que a propria especialidade já é uma grande etapa, tens trabalhos para fazer além de todo o trabalho clínico/laboratorial/cirurgico, etc...

      Sobre a outra pergunta, e correndo o risco de ser imperfeita na resposta (não metas isto num trabalho sff):

      As hemofilias são doenças hereditárias de transmissao genetica ligada ao cromossoma X, que faz com que a pessoa tenha dificuldade/incapacidade mesmo em parar uma hemorragia. Não sei se já deste a cascata de coagulação, mas na hemofilia falta um factor dessas cascata...
      Diatese significa "disposição a"; diatese hemorragica significa que a pessoa tem mais disposiçao a sofrer hemorragias, por ter alguma doença ou condiçao que o façam. Hemofilia, Síndrome de Rendu-Osler-Weber sao exemplos de diateses hemorragicas.

      Eliminar
  5. ola gostaria de saber quantos exames faz um aluno de medicina no ultimo ano(5º)?? e apenas curiosidade....

    ResponderEliminar
  6. estou curiosa pk um amigo esta em mediciana geral...e eu gostava de saber kuantos exames tem ele ke fazer neste ultimo ano...

    ResponderEliminar