segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Viagem - Parte 2

Já deveria ter escrito antes, não era?
Oh mas sabem como é...escrever textos num ipod pequeno..aquilo encrava e depois apaga-se tudo e é uma chatice. Esperei para ter o PC de novo... Sim, já cheguei a Portugal no dia 7 mas todos temos direito ao nosso momento de preguiça literária, não?

Ora bem, estive 5 dias em Londres, numa casinha nos arredores de uns conhecidos...mas eles tambéme estavam de férias, por isso na prática tive a casa inteira à disposição. Emigrantes portugueses têm inclusive TV em portugues, por isso matei saudades dos maravilhosos programas da hora "nobre" - as novelinhas.
Nos 2 primeiros dias visitamos uns 4 museus, já nem sei bem. Já não podia das pernas, sinceramente e estava a desanimar. Onde andava o Big Ben??? No dia seguinte lá estava ele, bem bonito quanto o pintam. Optamos por comprar um passe, daqueles que dá pra entrar num montão de coisas e acho que foi uma boa jogada, Assim aproveitamos mais e não andavamos sempre a fazer contas. As jóias da coroa são encantadoras para qualquer mulher, deva dizer-se. 
A cidade surpreendeu-me. Ao início não gostei e continuei o resto da viagem a dizer que não tinha gostado. Agora já com os ânimos mais calmos acho que sim, é giríssima, mas não tanto quanto o que eu pensava. Aquela paixão que escrevia no outro dia, desapareceu. Mas como acabamos por visitar imensas coisas, incluindo o zoo e lojas de jogos e bowling, foi mesmo muito divertido, e por isso e por todo o conforto que tivemos, posso dizer que gostei imenso.

Mas o melhor viria depois... Suécia. Bem, Estocolmo é mesmo outro nível, outra mentalidade, outro modo de estar na vida. As pessoas andam todas de bicicleta ou transportes públicos. As ruas tinham tanto trânsito como as ruas de Coimbra ao Domingo. Dava gosto olhar em volta, porque era tudo tão limpo, tão organizado, tão bem pensado... As pessoas aproveitavam os 20 graus de temperatura como se fossem uns 35, e andavam de clações e tops e coisas assim, e eu, friorenta, sempre com o casaco atras. Nem calcei sandálias lá! Imensa gente a correr ao final do dia, andar de patins, a jogar jogos com os filhos nos parques... Enfim, adorei mesmo. Esta sim, é a minha cidade de sonho. Também lá fiquei em casa de familiares, por isso também deu para comer arroz e coisas assim... O Vasa museu é um prazer que qualquer pessoa deve conhecer!!!!
Tirando a dificuldade de falar ingles com a dona da casa e os preços escandalosamente elevados, tudo impecável!

Depois desta maravilha, e daquele sentimento de "não quero ir embora...vá lá ficamos aqui até setembro...", qualquer cidade que viesse depois seria uma "cenita de nada" em comparação. Esta porbre desgraça caiu sobre Barcelona. Já muito cansados, e com imensas saudades do aconchego de casa, não gostamos muito daquele enorme impacto que sentimos. As diferenças com a suécia era muitas... Senti-se que se estava num país mediterrâneo em todos os aspectos... Os preços mais baixos, o chão sujo e cheio de chicletes, os roubos na praia, o trânsito, o calor abafado... Houve lugares que gostei, claro, e foi bom dar ums mergulhos num mar um bocadinho mais quente e mais salgado que a minha praia de Espinho, mas não é cidade à qual pretenda voltar.

No final e em forma de resumo: acho que ficou bem claro que usei imensos adjectivos positivos. Foi uma experiência mesmo enriquecedora. Sinto muito orgulho desta aventura!
Deixo aqui umas fotos daquilo que mais adorei.

 O mercado de Budapeste e a vista sobre a cidade.


O coliseu de Roma à noite, e os tectos da basílica de San Pietro.

 Os parques de Londres e o Big Ben, visto do rio.

O parque Guell e o mercado de "La Rambla" de Barcelona.

 O Vasa Museum




 As maravilhosas paisagens de Estocolmo.






12 comentários:

  1. Quando se fala em viagem, muitos associam aos gastos, despesas e desistem logo.
    Mas viajar...é mesmo um investimento...na sua personalidade, na sua cultura,
    no seu caráter e na sua essência.
    Parabéns pelos relatos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carlos!
      Não poderia estar mais de acordo... Viajar é e será sempre uma das minhas prioridades, um enorme desejo, porque ver o mundo é um grande privilégio.

      Eliminar
  2. Roubos na praia.. LOL.

    Então, acho que não ias gostar muito de algumas cidades do Brasil. ;p

    #brincadeiras

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    Já algum tempo que sigo o teu blog (entretanto criei um também :)), porque também tenho o mesmo sonho que tu: ser um dia médica.
    Queria aproveitar para te dizer que estes teus relatos, na primeira pessoa, sobre a tua vida como estudante de medicina, me inspiram (a mim e a muitos outros jovens certamente)a seguir o mesmo caminho que tu. É muito bom perceber a realidade (por vezes dura) que nos esperará daqui a algum tempo.
    Parabéns pelo teu percurso! Quem sabe se um dia não nos encontraremos aí por Coimbra...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola!
      Obrigada eu, por partilharem comigo que de alguma forma vos vou ajudando.
      Por acaso adoraria cruzar-me com todas as pessoas que me seguem em anonimato! Estarei pelo hospital este ano, se lá fores, pensa com força em bateres contra mim!
      beijito

      Eliminar
  4. Bolas, ao ler este blogue parece que estou a espreitar o meu futuro... vou entrar na FMUC este ano :)
    A-ma-va viver na Suécia, mas em Coimbra não há aulas de sueco e nem há ERASMUS para lá, portanto não sei como hei-de fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Olha existe a modalidade de "erasmus placement", que poderás fazer no 6º ano. Consiste em seres tu a contactar uma faculdade de qualquer parte e pedires que te aceitem. Podes tentar fazer isso na Suécia. Eu tenho conhecimentos na Karolinska e pensei em fazer isso, mas o custo de vida em Espanha é bem mais barato que na suécia! Acredita, eu vi bem os preços dos supermercados nos 5 dias que lá estive!
      Mas vai vivendo um dia de cada vez... e acima de tudo, não te feches às novidades, não te prendas demasiado a um desejo porque senão podes perder outras oportunidades!
      Beijinho

      Eliminar
  5. Olá :) Sabes dizer-me, em Coimbra, quando é que deixamos de ser caloiros? E quando termina a praxe/podermos ser apanhados por trupes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Pelo código de praxe, deixas de ser caloiro/a aquando da 2ª matrícula na universidade de coimbra. Não importa se no mesmo curso ou não.
      Na 1ª queima das fitas passas de "caloiro" a "caloiro pastrano", porque a partir daí podes usar a pasta académica. Até lá, não podes usar nem tocar com as mãos numa dessas pastas. Se na praxe te pedirem para segurar nela (um velho truque) segura com os antebraços. ("Aos caloiros é vedado o uso da pasta da PRAXE ou de qualquer outro modelo que se confunda com esta. A infracção será punida com a captura da pasta e sanção de unhas a aplicar por trupe, ordinária ou extraordinária, por qualquer doutor na PRAXE ou por veterano mesmo à futrica. A pasta apreendida será entregue ao Conselho
      de Veteranos que decidirá do destino a dar-lhe.
      É vedado aos caloiros pegarem na pasta da PRAXE, com ou sem insígnias. Podem todavia nela pegar, livres de sanção, se entre esta e as mãos interpuserem qualquer peça do seu vestuário ou lenço.")

      Sobre as trupes não te sei dizer muito na verdade, porque nunca fiz parte de nenhuma, nem nunca fui apanhada por nenhuma!

      Mas acho que o melhor será entreteres-te a ler o código de praxe... Vende-se baratinho na associação académica. andei a pesquisar na net pra te deixar o link mas só encontrei o de 2007, que está desactualizado.

      beijinho

      Eliminar
    2. Então estaremos sujeitos às trupes/praxes durante o ano inteiro... lá se vão as saídas à noite eheh E o que vem a ser isso da sanção de unhas? Obrigada pelos conselhos! Beijinho

      Eliminar
    3. Pensei que na noite da serenata deixavamos de ser caloiros :)

      Eliminar