domingo, 3 de junho de 2012

Contra-Relógio

Desde que comecei a escrever e aceitar comentários, tenho me apercebido que aquilo que mais perturba as pessoas no geral é a noção de "contra-relógio" que eu vivo. Têm toda a razão...
Ontem alguém me perguntava num comentário como tinha tempo para tudo...Por entre as aulas, que dependendo dos dias, podem passar a correr...ou demorar uma eternidade... O estudar, depois do jantar, pelos buracos do horário... O Voluntariado na Cruz Vermelha às 3ªs, das 16h-24h.... A Colaboração no Pelouro Científico do NEM... Viver em Coimbra e ter um família no Norte... Começar a tratar da tese...preparar orais e exames... Dar a devida atenção a amigos e namorado...

Não, não vou dizer que é fácil, não vou dizer que não me custa levantar-me às 7h30 e deitar às 00h30... O dia é sempre longo... e nos dias em que falto às aulas da manhã para ganhar tempo de sono, o meu cérebro, treinado e estúpido, acorda-me por volta das 7h30 da mesma forma... A pouco e pouco vou apercebendo-me dos barulhos em redor e sei que é melhor levantar-me, a ficar com dores lombares por dormir "demais"...
O reiki muitas vezes é trocado por mais uns minutos de conforto e aconchego...até que chega a hora de enfrentar a agenda para aquele dia... Confesso que me perco várias vezes, desoriento-me... Há dias em que não sei em dia da semana estamos...Mas há sempre tempo para mais alguma coisinha... Um concerto de música para "estar lá" para a amiga, um passeio à feira do livro...Uma caminhada até ao pingo doce... Um retiro espiritual, um escapadinha às urgências...

Como o faço?
Estabeleço prioridades
Estudo aquilo que penso precisar...às vezes aquilo que consigo... Levo sempre comigo os livros para a CVP e enquanto não temos saídas, fico por lá a estudar... Nunca rende igual, mas sempre se faz alguma coisa... Só vou às aulas que considero importantes...Ir lá só pra falar mal do prof, então não vou. Tento ir a casa todos os fins de semana...em semanas de mais trabalho, vou a estudar no comboio... 
Há semanas em que se pode dispensar um pouco de tempo para um café ou um cinema, outras em que todo o tempo livre não nos chega para o que temos de fazer... Há semanas em que me custa tanto ir embora...outras em que me custa tanto ficar... Há semanas em que me mata não ver a minha irmã...
Se aparece um congresso interessante, eu vou. Se há testes na semana seguinte, não vou a lado nenhum...
Depois vamos compensando as pequenas faltas, especialmente as que são para com as pessoas...

Esta semana a minha prioridade é a Hematologia (oral dia 21 e exame dia 25) e a Cirurgia...(aquela cadeira que simplesmente não consegui estudar durante o semestre...)

Se saberia viver de outra maneira? 
Com certeza que não...

1 comentário: