quarta-feira, 15 de julho de 2015

Novo Regime de Internato Médico

Uma vez que este foi aprovado o novo decreto de Lei sobre o Regime do Internato Médico, e eu ainda não o partilhei, aqui ficam as principais alterações e algumas luzes para quem está a pensar candidatar-se a Medicina: 

O internato médico vai corresponder "apenas ao período de formação médica especializada, com ingresso direto, a partir do Mestrado Integrado em Medicina". 

Artigo 12.º- Candidatura e admissão ao procedimento 
1 — Existe apenas um concurso único de ingresso no internato médico (a partir de 2017). 
(NOTA: Anteriormente existiam o concurso A e B. Ou seja, quem no futuro quiser fazer outra/mudar de especiliadade, entrará em concurso com os candidatos que acabam Medicina). 

Artigo 13.º - Prova nacional de avaliação e seriação 
1 — O modelo da prova nacional de avaliação e seriação é aprovado por despacho do membro do Governo responsável pela área da saúde, após parecer da Ordem dos Médicos e do CNIM. 
(NOTA: surge uma nova prova nacional de seriação, que virá substituir o actual "Harrison", dentro do prazo previsto de 3 anos.) 
2 — Pode ser fixada no Regulamento do Internato Médico uma classificação mínima da prova nacional de avaliação e seriação para acesso à escolha de vaga de especialidade médica. 

Artigo 15.º -Colocação de candidatos 
2 — A colocação dos médicos internos decorre da ordenação obtida com base na classificação ponderada resultante das seguintes componentes:
 a) 20 % correspondentes à classificação final ponderada entre as diferentes escolas médicas, obtida na licenciatura em medicina ou mestrado integrado em medicina ou equivalente
 (NOTA: média ponderada, que será obtida atraves de uma formula previamente aprovada)
 b) 80 % da classificação final obtida na prova nacional de avaliação e seriação. 

Artigo 25.º - Mudança de área de especialização 
1 — Os médicos internos que pretendam mudar de área de especialização devem candidatar -se a novo procedimento concursal de acordo com as regras previstas no Diário da República, 1.ª série — N.º 98 — 21 de maio de 2015 2673 Regulamento do Internato Médico, não podendo ocupar mais de 5 % do total de vagas postas a concurso.
 2 — Os médicos internos só podem candidatar -se a novo procedimento concursal para mudança de área de especialização até à conclusão do programa formativo de metade do internato médico, sendo, apenas, permitidas duas mudanças de especialidade. 

Passará a ser possível a obtenção da autonomia de exercício da medicina ao fim de um ano de internato médico - em contraponto aos atuais dois anos -, medida que entrará de imediato em vigor e enquanto se mantiver o Ano Comum, que está previsto terminar.

8 comentários:

  1. Por favor, não pares de escrever! Espero vir a ser estudante de medicina daqui a um ano e adoro ler o teu blog!!

    ResponderEliminar
  2. Oi JC. Parabéns pelo blog. Acompanho sempre
    Me surgiu uma dúvida.
    Na prova do IM de 2017 não haverá mais o ano comum?
    Não quero deixar de faze-lo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho bem a certeza, porque dizem que antes de terminar com o ano comum, tem de fazer uma "6o ano profissionalizante". Por isso não te consigo ajudar nesta pergunta.

      Eliminar
  3. Olá, J. Castro!
    Muito obrigado pelas informações, seu blog é excelente!
    Me chamo Mateus, sou um estudante de medicina brasileiro, a terminar o 4o ano de curso. Penso muito em fazer o Internato Médico (aqui é chamado Residência Médica) em Portugal, na área de Neurocirurgia, mas tenho algumas preocupações:
    -Há alguma idéia de como será essa nova prova?
    -A carga horária de 40h/semana é respeitada nas especialidades cirúrgicas, sobretudo na neurocirurgia? Aqui no Brasil os internos em neurocirurgia trabalham mais de 80h (a formação é mais curta, apenas 5 anos) em alguns hospitais, uma verdadeira "residência" mesmo hahaha
    -Serei prejudicado de alguma forma no acesso à especialidade por ser estrangeiro?

    Desde já, muito obrigado!

    ResponderEliminar
  4. Olá, J. Castro!
    Muito obrigado pelas informações, seu blog é excelente!
    Meu nome é Mateus, sou um estudante de medicina brasileiro, a terminar o 4o ano de curso aqui (faltam apenas dois para me formar!). Penso muito em fazer o Internato Médico (aqui chamado de Residência Médica) em Portugal, na área de Neurocirurgia, mas algumas questões me preocupam:
    -Se tem alguma noção de como será essa nova prova?
    -Serei prejudicado de alguma forma no acesso à especialidade por ser estrangeiro?
    -A carga horária de 40h/semanais é respeitada nas especialidades cirúrgicas, sobretudo a neurocirurgia? Aqui no Brasil a lei decreta 60h semanais, mas inúmeros internos em neurocirurgia trabalham mais de 80h... uma verdadeira "residência", haha.

    Desde já, muito obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mateus.
      Aqui ficam asa tuas respostas:
      - Está previsto a nova prova ser mais prática, com casos clínicos, e abordará praticamente todas as áreas da medicina (ginecologia/obstetrícia, psiquiatria, medicina, cirurgia) e as perguntas deverão ser sobre "qual o diagnostico mais provável", "qual o exame a pedir em primeiro lugar", "qual a terapêutica mais correcta dentro das opções", coisas assim. Será de escolha múltipla, com cerca de 5 possibilidades cada pergunta. Digo "deverá" porque ainda não se tem certeza, mas já se fizeram provas antes para testar o modelo e eram assim.
      - Não. Em Portugal não há limite de vagas nem nada parecido para as pessoas que vêm de fora. Só tens de te inscrever para fazer cá o exame e tens de tratar da equivalência do curso (que não te sei dar pormenores), na Ordem dos Médicos.
      - Não. Nenhuma especialidade cirúrgica, que eu saiba, faz apenas 40h/semana. Está no teu contrato isso, mas tu como interno não vais chegar a 4ª feira e dizer "xau, ja fiz 40 horas, não apareço o resto da semana". Tens de fazer curriculum, tens de operar bastante, e isso inevitavelmente ultrapassa as horas previstas, para teu próprio interesse.
      Uma vez fui ouvir um interno de Neurocirurgia de Coimbra a falar sobre a especialidade. Ele disse que fazia cerca de 80/90h por semana. Se ainda será assim, não sei. Porque entretanto as regras mudaram e agora é obrigatório os internos terem descanso compensatório depois de uma urgência/banco, coisa que não acontecia antes. Neurocirurgia, caro amigo, não é daquelas em que vás ter lá muito tempo livre... =P

      Eliminar
    2. Hahaha era o que eu esperava mesmo! Muito obrigado pelas respostas, e tomara que eu consiga passar! :)

      Eliminar
  5. Ola! então o último Harrison vai ser em Novembro de 2017 pelas contas certo?

    ResponderEliminar