segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Cirurgia

Comecei no início de Agosto o estágio de cirurgia e fiquei no bem-aventurado grupo de mama e endócrino. Pessoas super simpáticas, o que é sempre essencial para mim.

Na primeira semana andei melancólica, a repensar a minha escolha profissional. Mais um pouco de dúvida patológica e ainda me auto-diagnostico como obsessiva.
É que por cá deixam-nos (a nós, simples IAC's) entrar nas cirurgias, nem que seja só para segurar o aspirador. E todo aquele ritual de lavagem, aquela dança cuidada de mãos no ar para vestir a bata sem nos contaminarmos, e aquelas roupas verdes trazem o sua charme e dramatismo à questão. De repente, estar a ouvir as colegas de Obstetrícia falar deste e aquele casos na sala do intervalo, já não me era 100% indiferente. Fiquei desconfortável. Cirurgia tem tanta piada...

Na semana seguinte já tudo me parecia sem grande cor, e as constantes dores por contracturas musculares das cirurgias começam a aparecer...ou eram as pernas, ou a coluna lombar, ou os ombros... Nessa quarta-feira, ouvir as colegas falar dos partos não me fez sentir nada, estava indiferente. Acho que aquele primeiro impacto foi o mais forte, porque já há mais de um ano que não entrava num bloco... Parecia o reviver de uma paixão duvidosa. Mas é bem verdade quando dizem que o verdadeiro amor é aquele que fica mesmo depois da paixão diminuir. Cá fiquei eu, mais convicta que nunca de que tenho a decisão tomada por amor à especialidade, e não por conveniência ou outra coisa qualquer.

1 comentário:

  1. Obrigado por escreveres!
    O teu blog é como uma inspiração para mim. O meu curso de sonho é medicina e tu dás-me a possibilidade de o conhecer melhor. Obrigado
    Com sorte, para o próximo ano, seremos colegas :)
    Não pares de escrever...

    ResponderEliminar