domingo, 5 de julho de 2015

Últimas News

Hoje decidi-me a fazer um resumo do que se passou nestes últimos dois meses de ausência de escrita. Então aqui vai:
- Comecei em Maio o estágio de Pediatria, que graças aos poderes do tempo e de umas férias pelo meio, já terminou! E concluiu-se o que eu já sabia: não gosto da coisa!
- Essas tais 2 semanas de férias foram óptimas e maravilhosas como todas devem ser, embora pudessem ter sido fantásticas se o sol tivesse aparecido para os lados do sul do país. Li mais um livro em inglês (um vitória pessoal) e matei saudades da máquina de costura.
- Auto propus-me a escrever um livro. Já escrevi uma página. Entretanto passou mais de um mês desde esse último suspiro de inspiração. E creio que foi suspiro falso, em boa verdade, porque vou mudar completamente a estrutura do dito cujo livro e apagar tudo o que já estava alinhavado. Fica o desafio, que não tem prazo. É para quando for.
- Entretanto comecei o 2º e último estágio opcional do ano comum. Decidi ser criativa e voltei a escolher Psiquiatria... Mudei o hospital vá, estou em Gaia agora. Mas sobre isso nada a dizer por enquanto, porque na verdade apresentei-me ao serviço no dia 1, e nos dias 2 e 3 estive ausente por licença de formação.
- Entretanto a novidade mais estonteante é a seguinte: fui convidada/desafiada a começar o Doutoramento em Saúde Mental no próximo ano! Durante uns dias após esse convite andei meia desnorteada. Incrivelmente orgulhosa e lisonjeada, claro, mas em certo ponto preocupada. Acabei há pouco mais de 6 meses uma longa jornada de estudante, e vou daqui a pouco começar outra? E tirar a especialidade ao mesmo tempo? Dizem os mais experientes e entendidos da matéria que hoje em dia ser-se médico interno e estudante de doutoramento é coisa habitual, e que estas aulas altamente dirigidas à Saúde Mental podem na verdade ser um excelente apoio a quem está a começar a sua vida clínica. Se é verdade ou não ainda não sei, mas é quase certo que me vou aventurar. 
Implicações pessoais? A maior é voltar a Coimbra, coisa que já se previa mas que tenho vindo a negar. Não por não gostar da cidade, porque será sempre especial para mim, mas porque de forma inata marco mentalmente a vida por etapas, e não costumo retornar aos locais das etapas anteriores. Deixei Coimbra quando terminei o curso, e achei que não voltaria a não ser para visitar a família que por lá agora tenho, desde que casei. Esta é uma explicação. A outra é o facto de estar a adorar estar perto da minha família mais nuclear. Ter de fazer uma viagem de uma hora pela auto estrada para ver quem se ama, de repente, já me parece uma eternidade. Uma terceira explicação poderia ser o receio de fazer uma especialidade num hospital super central, com mais 4 internos do mesmo ano, com mais 20 internos de anos superiores. Com Senhores Professores Catedráticos, com alunos de medicina a rondar as enfermarias, com a confusão de uma cidade de estudantes e doutores! Mas a esta terceira não se dê muito ênfase, não vá se perceber que sou insegura.


9 comentários:

  1. Olá...
    Muito interessante essa oportunidade! Acho que a deverias agarrar com unhas e dentes! :)
    No meu último comentário esboçava uma certa melancolia em seguir Psiquiatria, porque no meu estágio opcional não tinha sentido a adrenalina/motivação/realização que queria. A verdade é que, algum tempo depois, esse tipo de questões começam a aclarar na minha mente: começo a ver que provavelmente entrei com expectativas demasiado altas; assumi que em nenhuma especialidade um médico gosta de tudo (e aliás, vi que na Psiquiatria isso acontece com quase todos os médicos, que não se sentem aficionados por uma ou outra área)... Cada vez mais sinto que apesar de ter uma nota q me permite escolher praticamente tudo, a Psiquiatria está enraizada na minha personalidade, e na minha forma de ser médico. Uma espécie de vocação ao meu papel enquanto cidadão, médico e pessoa.
    Espero que um dia nos encontremos, colega!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito contente por ti e por partilhares comigo essa tua decisão! Acho que nos vamos encontrar certo dia nalgum congresso, ou se acaso
      quiseres ir para Coimbra... 😜
      Até um dia destes!!!

      Eliminar
    2. Coimbra não passa muito pelas minhas opções... Não conheço o CHUC, mas aqui pelo Norte ninguém o elogia muito... :p (apesar que se estivesse na tua posição, com uma proposta de doutoramento não pensaria duas vezes em ir para lá por mais inconvenientes q tenha, acredita!)
      Pondero mais os hospitais aqui do Norte... Como está a ser o estágio em Gaia? Estás a gostar? Provavelmente deves fazer SU no HSJ... O que achaste dessa urgência em comparação com as outras que ja conheceste?

      Eliminar
    3. Olá Pedro!
      Olha acho que isso de não se falar bem deve ser devido a rivalidades inter-hospilatres...já encontrei algumas pessoas aqui em Gaia que elogiaram o serviço de Coimbra... uma até lhe chamou "a cidade dos psiquiatras..." Acho que é tudo uma questão de opinião e às vezes o erro está em se falar sem se conhecer. Eu estudei lá, sei apontar muitas falhas, mas também já encontrei muitas lacunas tanto em Aveiro, quando lá fiz o estágio, como agora qui em Gaia, o que me leva a acreditar que, sejam seriços enormes como os centrais, ou pequenos como os distritais, norte ou sul, lugares perfeitos nunca existirão. =) E também já reparei que há internos que vendem muito bem o seu peixe, falam muito bem dos seus serviços, outros criticam tudo...Devem ser poucos os que são equilibrados e justos nas avaliações.

      Olha não estou a gostar tanto de Gaia como gostei de Aveiro, muito em parte porque aqui só estou em consulta, e eu sou uma pessoa que gosta de internamento. Gosto mais da ideia da estabilização de agudos, do que do seguimento de crónicos.
      Sobre o SU: sim, fiz na semana passada pela 1º vez no HSJ...A principal diferença em relação a Aveiro é o número de internos (tanto de especialidade como de MGF). Nem me deixaram fazer a parte de tarde porque era muita gente... Aqui no serviço também se queixam que há muitos internos.
      Posso dar-te algumas informações que de certeza te serão úteis, recolhidas entre os internos de cá, sobre mais coisas. Deixa-me o teu e-mail/facebook aqui comentado (eu não publico obviamente) e falamos por lá! =P

      Eliminar
  2. Olá, eu sou estudante de Serviço Social, vou agora iniciar o 2º ano. Bem, estou pressa no 1º ano apenas por Inglês, sim é frustante, uma vez que fiz tudo o resto à primeira e com notas altas. No entanto, já ando com o bichinho do mestrado e que gostava que fosse em Psiquiatria Social. Atendendo a que sou desta área, o que achas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Desculpa, creio que não posso ajudar. Não tenho informações úteis nessa área.

      Eliminar
  3. Certamente conseguirás optar pelo melhor para ti, tendo em conta os prós e os contras! Em solidariedade contigo, estou a estudar psiquiatria (tenho exame na próxima terça) e faço parte daqueles grupos enormes de alunos que enchem as enfermarias dos HUC! :p mas também eu pondero - em atitude de masoquismo - continuar por estes lados, tendo em conta outras prioridades... Veremos, veremos!
    Boa sorte para essas decisões! Ah, e muitos parabéns pelo convite para o doutoramento! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!!! Espero que o exame te tenha corrido bem!
      Beijinhos e quem sabe, até pro ano (pode ser que daqui a 2 anos, quando fizeres estágio de psiquiatria no 6o ano, eu esteja por aí...)

      Eliminar
  4. Olá! Parabéns! Tenho uma dúvida: eu também gostava de após acabar o curso de medicina, iniciar o doutoramento. Como funciona em termos de pagamento? Temos que pagar ou se formos convidados temos uma espécie de bolsa? Ou existe mesmo bolsas às quais podemos concorrer com projetos? E pode-se acumular o salário enquanto interno com a bolsa? Obrigada e felicidades!

    Camila

    ResponderEliminar