sábado, 17 de maio de 2014

De Regresso a Coimbra

O sentimento de terminar a oral de cirurgia não foi só o alívio em si "daquela" prova, foi a abastada sensação de liberdade do pensamento: "terminaram as provas do meu curso...dentro de 2 meses sou médica".
Fiz aqueles quilómetros de regresso a Portugal a refletir sobre o impacto real que isso teria.

Quando dei por mim, estava a entrar na semana da Queima das Fitas, aquela que seria a última celebração de mais um ano de curso. A serenata foi mais bonita que o costume, abanar as fitas escritas no final teve outro encanto, o mesmo que eu achei que teria, em cada ano que via os outros colegas mais velhos a terminarem, imaginando como seria quando chegasse a minha vez...
Usar uma cartola e bengala no cortejo foi mágico, foram reconfortantes os abraços daquelas pessoas que estão comigo desde o primeiro dia... Oh! como foi especial cada pessoa que se cruzou comigo! Senti a felicidade genuína em cada triplo de bengaladas e beijinhos que dei e recebi, em cada abraço, nas típicas palavras "felicidades", "boa sorte pra vida", "parabéns"... E ia pensando: "consegui..."

Quando a semana chegou ao fim e regressei à minha vila natal, esse tal impacto foi ainda maior e não pude nem quis fugir à contagem decrescente de dias para o final dos estágios, desta etapa... Agora olhando para trás, adorei cada pedacinho deste curso, cada experiência (as boas e menos boas), cada conquista pessoal que fiz, cada passo. Não chorei na serenata, e não choro ao pensar em tudo quanto vivi, porque sei que apesar de esta tem sido uma etapa maravilhosa, estou preparada para as próximas e sei que serão tão importantes como esta tem sido.

8 comentários:

  1. Muitos parabéns e boa sorte para o que aí vem :D

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns!!! Deve ser uma sensação tão boa :D
    Uma tripla bengalada nessa cartola via internet :)

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde! Antes de mais parabéns pelo terminar de mais uma etapa, espero que daqui para a frente tenhas ainda mais felicidades.
    Já perdi o numero de vezes que li o teu blog, que sorri e pensei ''um dia vou ser eu. provavelmente também vou querer ter um blog e orientar outras pessoas, partilhar as minhas experiências''. Estou no 12ano e espero dentro de pouco estar também desse lado.
    Espero que continues a partilhas as tuas experiências e mais uma vez, parabéns. Tenho a certeza que mereces!

    Inês Moreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Inês! =)
      Fico muito contente que os meus textos possam dar alento a tantos jovens sonhadores como tu és, como eu já fui a uns anitos atrás (agora sou eu com discurso de velhota).
      Boa sorte para este ultimo ano e para os exames nacionais e tudo mais que por aí vem. Lembra-te de algo que digo a mim mesma constantemente: "o que tem de ser, será..."... Terás um lugar para ti se assim tiver de ser (tenho a certeza que esforçada já és).

      beijinhos!

      Eliminar
  4. Olá ! Em primeiro lugar parabéns pelo curso. Eu sou um estudante do 12 ano e ainda nao decidi que curso seguir,mas tenho uma dúvida sobre medicina: todos sabemos ser um curso bastante difícil e exigente,por isso,há algum tempo para disfrutar da vida académica e sair com amigos ? É que um dos meus receios é não conseguir disfrutar dos melhores anos da minha vida,que toda a gente diz ser. Obrigado.

    ResponderEliminar
  5. Olá ! Antes de mais,muitos parabéns pelo recente sucesso ! Eu sou um estudante de 12 que,como tantos,outros,ainda não tem definido o curso que quer seguir na faculdade. Uma das hipóteses para mim é Medicina,mas a enorme carga de trabalho de que todos falam assusta-me um pouco,pois não sei se estarei à altura das exigências do curso. Além disso,gostava de perguntar se é possível um estudante de Medicina ter uma vida social ativa ? Pelo que ouço dizer,é complicado conciliar as coisas...

    ResponderEliminar