quinta-feira, 24 de abril de 2014

Córdoba #4

Responsavelmente, fiz por estar em Córdoba na segunda-feira, porque era o ultimo dia de práticas de cirurgia, mas especialmente porque poderia ser que o professor quisesse fazer oral nesse dia. Bem, afinal ele pensava que nos poderia fazer exame até 20 de Maio (não sei onde foi buscar essa desculpa), por isso ainda nem sequer tinha ido buscar os nossos trabalhos à secretária. Trabalhos esses pelos quais nos matamos para entregar antes das férias, pensando inocentemente que assim ele teria mais tempo para os avaliar. Bem, a bem dizer, nem sequer o raio do jurado está confirmado. Disse que ainda tinha de falar com os nossos tutores para saber quando poderiam... (Adorei saber que o meu tutor entrava de férias nesse mesmo dia). 
Por fim, ficou com o nosso número e ficou de nos contactar a confirmar quando seria o dito cujo exame, mas que "à partida será na 3ª feira da próxima semana".
O que foi que eu pensei? "Boa, genial! Andei a deixar a minha família no dia de Páscoa para estar aqui super cedo e agora vou cá passar um semana à espera de uma oral..."

Mas além disso, o que hoje quero mesmo contar-vos é o significado da palavra PROCRASTINAÇÃO (e digo-vos que em Medicina isto não é nada bom!).

Segundo o inteligente Wikipédia, procrastinação é o diferimento ou adiamento de uma ação. Para a pessoa que está a procrastinar, isso resulta em stress, sensação de culpa, etc. Eu não precisaria de ir à net para encontrar uma definição, eu sou a definição!!! mas achei que ficaria mais bonitinho assim. Para quem sabe um bocadito de perfeccionismo, sabe que isso é só mais uma das características das pessoas com este traço de personalidade. "Procrastinam" porque querem que as coisas sejam perfeitas/porque traçam objectivos demasiado exigentes e na iminência de que isso possa não acontecer, adiam os seus afazeres.

Agora vamos adequar isto àquilo que tem sido a minha rotina esta semana "de espera pela oral"...
- Eu levanto-me bem mais tarde do que aquilo que a minha lombar desejaria (cama demasiado tempo para mim = dores musculares).
- Estudo uma ou duas horas...o Harrison...
- Almoço e vejo uma série ou um filme. 
- Estudar de novo, o Harrison...
- Faço o jantar e janto
- Vejo o "kitchen's nightmare" e mais séries ou filmes.
- Deito-me mais tarde do que aquilo que seria de esperar de alguém que se pretende levantar cedo no outro dia.

Onde está o problema? Digamos que o Harrison (nomeadamente a parte de Pneumologia, que é o que ando a ler agora) não tem muito de cirurgia, de adenocarcinoma gástrico, de pre e pos operatorio... 
Eu sei, estou a procrastinar... Detesto orais com todos os meus poros, e nunca me vou habituar a estar a ser avaliada enquanto falo! Tentaram enganar-me quando entrei na faculdade dizendo que só a oral de anatomia, a primeira, iria custar...Estou a terminar o 6º ano e continuo a sofrer desgraçadamente com elas, em parte porque estabeleço objectivos irreais para as classificações a obter (pensamentos do género..."quero ficar com 18 a cirurgia..." é tipo...cómico, entendem? Surreal!)... Por outro lado, sofro por falta de confiança, por medo de desiludir as expectativas (especialmente as dos outros), porque "sei lá bem o que vão ficar a pensar de mim...". A propósito disto, sempre foi astronomicamente mais difícil para mim fazeres exames orais em frente aos meus colegas do que só com professores...se esses colegas fossem amigos ou conhecidos, ainda pior. Louvada sejas FMUC! que só me fizeste passar por essa experiência umas 3 vezes durante o curso (engraçado, sempre a anatomia...)

Agora que já o confessei, pode ser que consiga finalmente começar a estudar cirurgia...dizem que o primeiro passo da psicoterapia é admitir que se precisa dela...

2 comentários:

  1. Adorei... Identifico-me em tudo o que acabaste de descrever. Ufa! Já não sou a a única a sofrer do mesmo "mal. A única difererença é que a mim faz com que tenha ataques de pânico/ansiedade que, infelizmente, ainda não consigo lidar bem com eles, ou seja, ainda não consigo ter controlo sobre eles.
    O facto de ter lido este post tira-me um pouco da ideia do porquê a mim?? e porque sou tão nova... etc etc etc

    Obrigada por partilhares "isto"...

    ResponderEliminar