segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Que comece o 6º ano!

A abertura solene do 6º ano estava marcada para as 9h. Lá fui eu, e acredito que a maioria das pessoas do meu ano, cheios de receio e entusiasmo. Já não dá para adiar mais. Agora não ficamos a olhar para os outros e imaginar "quando formos grandes...", agora somos nós os "grandes".
O discurso dos senhores professores foi simpático, de boas-vindas, fomos tratados como "os colegas mais novos", integrados num mundo que na verdade desconhecemos... Lá para o meio, o famoso professor de cirurgia fez questão de dizer que tínhamos a obrigação de saber executar "actos de enfermagem", que tínhamos este ano para corrigir as lacunas que pudessem existir da nossa formação prática e teórica, etc etc etc durante meia hora. Senti-me pequena. Senti que hão imensas lacunas. Senti medo de novo e durante todo o dia, apercebi-me da realidade da dureza do 6º ano, porque afinal, "somos quase médicos"... E como o mesmo professor disse: "vocês já sabiam no que se estavam a meter, por isso não se queixem!"...

Depois desta realidade chocante, outra ainda mais pesada anunciada da seguinte forma: "hoje à tarde já haverão aulas teórico-práticas. O grupo que começa com clínica geral deve estar no centro de saúde Norton de Matos Às 14h para a aula de saúde pública, e depois às 16h30 haverá a aula de medicina geral e familiar"... Yahhh...pois... no 6º ano não só temos estágios de manhã, uma tese para fazer e entregar e defender, estudar para o exame de especialidade e...pois como poderíamos esquecer...temos seminários de uma tarde inteira todas as 4ªs feiras e temos "aulas teórico-práticas" sobre a área em que estamos a estagiar, uma vez por semana, toda a tarde... Ora bem, menos 2 tarde na contagem.
Esta foi a tal realidade "pesada", a falta de tempo, os imensos trabalhos e trabalhinhos e apresentaçoezinhas e coisinhas que valem 0,4 e 0,3% da nota final e que no total valem imenso e que dão immmmmmmmenso trabalho.

Depois deste longo dia, ainda tive de chegar à residência e arrumar todas as minhas tralhas no meu minúsculo quartinho partilhado. Acreditem, demorei algum tempo, diria horas, a conseguir fazer com que o quarto ficasse habitável.

Agora assim de forma mais esquematizada:
- começo o 6º ano com o estágio de clínica geral e familiar, como já se devem ter apercebido pelo texto. Estarei 2 meses a acompanhar uma médica num centro de saúde (que por sorte é super perto da minha residência).
- 27 de setembro é suposto entregar a minha tese (existem 3 fases para entrega, e esta é a data limite da 1ª. Pretendo arrumar o assunto da tese o quanto antes.)
- tenho ainda que fazer um poster e submetê-lo para o congresso nacional de Psiquiatria até dia 10 de Setembro (sim, 10, daqui a 8 dias) sobre a minha tese...

O que significa que o 6º ano realmente começou! E que comece!...


4 comentários:

  1. Desejo-te tudo de bom neste ultimo ano de faculdade, e que sejas muito bem sucedida com a tua tese... ;) Vais ver que vai correr tudo bem, inclusive o temido exame de especialidade!

    Felicidades e um beijinho grande :))
    Ana Ferreira

    ResponderEliminar
  2. Obrigada J.C. pelo blog que criaste e que descobri há pouco mais de 2 meses. Sigo-o com um enorme prazer e como estudante novinha de medicina já por várias vezes senti conforto em ver como não sou a única a pensar isto e aquilo, a questionar, ou apontar falhas. Não só do curso, como questões que colocas e escreves doutros temas completamente diferentes.
    Não estudo em Coimbra, caso contrário já tinha tentado conhecer-te pessoalmente.
    Senti que desta vez a minha forma silenciosa e discreta de ler o teu blog devia mudar, pelo menos só desta vez. Pois pareceu-me correto dar-te forças. Não sei pareceu-me que seria simpático nesta altura.
    Temos toda a vida para aprender a ser médicos, realmente é uma enorme responsabilidade já daqui a um ano estares no internato, mas o certo é que ninguém no seu perfeito juízo quer errar, ou fazer mal aos doentes. Saber dizer "não sei, mas vou fazer por mudar isso e estudar" parece-me mais importante do que saber muito. A humildade e o gosto em aprender são para mim duas características que qualquer médico, que verdade seja dita, será sempre também estudante toda a vida, deve ter.
    Um óptimo começo de ano que com certeza vai ser exigente, mas espero que te traga muitas surpresas boas.
    Ana (estudante segundo ano do ICBAS)

    ResponderEliminar
  3. Qual é o tema da tua tese?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahaha!!! O segredo é a alma do negócio! Posso adiantar que estou a trabalhar na área de psicologia médica/psiquiatria.

      Eliminar