terça-feira, 3 de setembro de 2013

"1º dia"

Hoje tive um dia esgotante. Já não estava habituada ao ritmo, nem estava a contar ter de parecer um saltitão de um lado para o outro, em diferentes pontos da cidade, com horários apertados, para honrar todos os compromissos.

De manhã estive no centro de saúde, como seria de esperar. Adorei a tutora que me calhou, não só pela sua simpatia, mas também pelo profissionalismo que demonstrou em todas as situações. Felizmente para mim, e pelo menos por enquanto, não partilho o consultório dela com mais ninguém. Não estou com mais nenhum colega do 6º ano e ela não tem internos do ano comum, nem internos de especialidade, que por muito queridos que sejam todos, por vezes são tantos que já nos atrapalhamos uns aos outros e uns fazem as coisas e os outros ficam só a olhar. Por isso tudo o que há para fazer, fica para mim. Desde a parte chata da informática e dos computadores que estão sempre a bloquear, até à palpação de barriguinhas e coisas mais médicas. Percebi que ia ganhar muito "traquejo", como se costuma dizer.

À tarde lá estive eu, desde as 14h às 17h30, em frente ao computador e fazer tratamento dos dados estatísticos, completar tabelas, rever e voltar a rever números e estrelinhas de significância... E assim se vai fazendo uma tese, devagar...

Cheguei a casa e já não tinha mais força nas pernas. Liguei agora o Pc porque o trabalho não terminou. Na verdade, tenho à minha frente mais um montão de tabelas e coisas feias que tenho de traduzir para conclusões bonitas. Mas como sempre fui ao mail e vi que me tinham deixado alguns comentários, um deles particularmente simpático de uma colega mais nova de outra faculdade, que hoje, logo hoje em que eu estava tão cansada, revolveu "dar-me força". E eu não poderia deixar escapar a oportunidade de lhe dizer "obrigada", a ela e a todos os que me ajudam, quando leêm e comentam os meus posts, quando simplesmente só leêm na vertical, porque é muito reconfortante saber que aquilo que escrevo serve de alento a outras pessoas, porque é muito bom ler umas frases de coragem de pessoas que nunca vimos nem conhecemos. Como se ficasse uma mensagem no ar, uma hipótese de que talvez um dia nos poderemos cruzar...


A todos e a cada um em particular, por me ajudar ou por deixar que eu o ajude, um obrigada muito sincero.

12 comentários:

  1. Já sabes que especialidade vais escolher?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá... "anónimo". =P

      Não, ainda não. Há muitas coisas a ter em consideraçao: o gosto pela actividade escolhida, o tipo de rotina de cada especialidade, a qualidade de vida que proporciona aos médicos, a satisfação, e infelizmente, começa a ser necessário pensar se teremos emprego em Portugal no final da especialidade...
      Por enquanto, posso dizer que gosto de Psiquiatria e Ginecologia/Obstetrícia. Com o estágio de Medicina Geral e Familiar, espero também gostar dessa, mas tenho as minhas dúvidas, porque gosto de especialidades mais hospitalares.

      Eliminar
    2. Psiquiatria é muito interessante.

      Eliminar
  2. Obrigada J.C.

    Apesar de não ter escrito o meu comentário ontem com o intuito de receber um agradecimento teu, não posso negar que fiquei contente. É sempre bom fazermos algo sem querer, ou sequer pensar, no que podemos receber em troca, mas depois até recebermos algo em troca que aparece como um extra que não pedimos.

    Continua com a tua vontade de estudar e aprender para ser a melhor médica possível. Quando as forças te faltarem não te esqueças das pessoas que conheces, ou não, e que te dão ânimo. E claro de todas as muitas coisas longe da medicina que te "aquecem" o coração e ensinam.
    Na verdade para mim medicina é quase tudo.

    No ICBAS, faculdade que frequento disse um dia o médico que deu o nome à escola: "Um médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe" Abel Salazar.

    Desta vez indico o meu email. Sou muito privada nestas coisas, mas não quero ser anónima sempre.

    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ainda bem que gostaste!
      Como tu podes ver pelos meus relatos, eu não vivo só para a Medicina, nunca vi o curso dessa forma... Adoro viajar, conviver, costurar, etc... Por isso o senhor Salazar tem razao.
      Não consigo ver o teu mail, apesar de teres assinado.

      Eliminar
  3. Olá! Tenho lido o teu blogue compulsivamente porque vou entrar em medicina este ano (se tudo correr bem) e esta partilha da tua experiência tem sido ótima porque já me deu a conhecer alguns aspetos acerca deste mundo!

    P.S: tenho uma dúvida que me está a consumir! Quem deve preencher o pré-requisito do grupo A que as faculdades de medicina requerem para se fazer a inscrição? Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá M!

      Sê então bem-vindo e parabens pelo teu percurso já feito, que certamente será brilhante.
      Olha eu ja não me lembro o que é o requisito A. Se for sobre a tua saúde, creio que deverá ser o médico de família ou outro que te conheça.

      Beijinho e boa sorte

      Eliminar
  4. Olá! Eu descobri este blog há cerca de um ano e desde aí tenho-o seguido silenciosamente. Hoje faço o meu primeiro comentário. Ler este blog ajudou-me a decidir que é mesmo medicina que eu quero e deu-me força para continuar a estudar e atingir esse objectivo. Ontem à noite descobri que entrei na minha primeira opção, com muita surpresa minha. Neste momento estou feliz e com medo, mas não me arrependo do esforço todo que fiz e do curso que escolhi. Quero agradecer-te por escreveres estes posts que me ajudam a mim e de certeza muito mais pessoas.
    Continua assim e muito boa sorte para os estudos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, creio que não podes imaginar o quão feliz estou em saber que te ajudei nesse objectivo. Sinto-me mesmo bem ao saber que estarás na universidade que escolheste em primeira opção (seja ela qual for), que estarás em Medicina nestes próximos anos, que certamente serás um(a) excelente médico(a)... É bom contribuir para a felicidade dos outros; tu, com o teu post, acabaste de contribuir para a minha.
      Obrigada!
      Muito boa sorte! Se precisares de ajuda ou apoio, sabes onde encontrá-lo.

      Eliminar
  5. Olá! Gosto imnenso do teu blog e tenho muita curiosidade em saber se tens registos anteriores a 2010 pois estou muito interessada em saber como são os primeiros anos do curso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá diana!
      Olha eu comecei a escrever e publicar em Maio de 2010. Anterior a isso, só na memória...
      De maio a outubro escrevi noutro endereço: http://sermedicina.wordpress.com/category/ser-estudante-de-medicina/

      Beijinho

      Eliminar