segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Uma looonga semana! Uma vida nova...

Na última semana não tive tempo para respirar tranquilamente. A minha agenda estava completamente preenchida. Nas horas livres depois do jantar, não conseguia fazer mais nada senão deitar-me na cama e parar o cérebro, ou seja, ver tv. Houve dias em que às 22h30 já estava a dormir. 
Em resumo posso dizer-vos que as minhas aulas de espanhol já começaram. Aquele novo hábito de ter de ir para o pólo 1, para a Faculdade de Letras, ao final do dia, duas vezes por semana já me cansava mentalmente, antes mesmo de chegarem as 3ªs e as 5ªs. Mas estou a gostar. Gosto da professora, dos colegas e do meu grupinho de 3 "futuros médicos", como a prof nos chama quando quer a atenção de todos. Para dizer a verdade, essas são as horas nas quais nos permitimos um pouco de rebeldia. Rimos imenso do sotaque pouco castelhano uns dos outros, estamos sempre virados para trás na conversa e lá no meio disso tudo vamos dizendo umas coisitas em espanhol.
A 2ª tarde e a 3ª manhã são os únicos momentos livres do horário...momentos esses que foram totalmente ocupados com a tese. Temos o objectivo de apresentar parte do trabalho que está desenvolvido em 2 congressos internacionais e estamos a "despachar" trabalho agora que vamos tendo mais tempo. Temos de fazer o tratamento de dados e os posteres em inglês. Trabalho demorado, devo dizer, mas incrivelmente recompensador. Aconcelho vivamente todos os colegas a fazerem um trabalho de investigação clínica que realmente gostem! Aproveitem para aprender a trabalhar com o SPSS, ou relembrem, melhor dizendo. Fiquei realmente feliz quando na semana passado conseguimos tirar a primeira conclusão do trabalho. Conseguimos fazer algo novo, algo genuíno, e isso para mim é muito melhor do que qualquer trabalho de revisão científica!
A juntar a toda esta agitação, o final da semana começou com 2 turnos seguidos na Cruz Vermelha! E digo-vos que o que menos gosto é ser chamada às 5h45 da manhã para transportar bêbedos para o hospital... Trabalho necessário claro, especialemente se tivermos em conta os imensos casos sociais que encontramos, mas incrivelemente difícil se considerarmos as horas e o frio que ainda faz.
Sábado de manhã foi apanhar o primeiro comboio e voar até ao hospital: o meu sobrinho foi "incentivado a nascer"... Qual mudança de lua qual quê! Nada que um misoprostrol não resolva! Às 19h20 estava a chorar pela primeira vez e com ele, os pais e eu, emocionados com o momento! Nunca antes tinha sentido uma alegria tão inata como aquela, como quando segurei aquele pequeno bebé e lhe disse: "olá meu amor, eu sou a tua madrinha!"

8 comentários:

  1. Desde já Muitos Parabéns pelo blog. É muito bom poder acompanhar uma futura médica.
    O que eu queria perguntar (e pelo que percebi estás cheia de trabalho por isso não quero ocupar muito o teu tempo) é se podes dar algumas "dicas" para quem está no secundário e queira seguir Medicina? Em termos de organização, entre outros...
    Boa sorte e que tudo te corra bem,

    Carolina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carolina.

      Não percebi bem se queres que escreva um post sobre isso ou se queres que responda a ti...Mas tambem não tenho muito para dizer, por isso vou deixar aqui mesmo.
      Olha as pessoas não são todas iguais, nem os métodos de estudo são eficazes para todos...O que posso dizer é dizer como eu fiz.

      Olha um dos objectivos é manter a média elevada e para isso o melhor é mesmo começar desde o 10º ano. Não sei em que ano andas, mas pronto. Há sempre cadeiras que gostamos menos... Eu detestava ingles e foi aminha pior nota, mas fazemos umas contas simples e tentamos compensar com outra! =P

      Sobre os exames nacionais: não sei bem como isso anda agora. Olha eu tive biologia e FQ no 10º e 11º e fiz exames no final do 11ª. E aquilo nao correu muito bem... Depois repeti no 12º. Não sei se podem fazer isso agora... Eu achei muito importante fazer exame uma primeira vez na descontraçao... No 12º fiz entao os 3 exames de acesso. Eu preciso de ler as coisas várias vezes por isso comecei a estudar cedo, e não há vergonha nisso. Também não é preciso comecar no 10º!!!!!!!
      =P

      Acho que a melhor aposta é fazer todos os exames possíveis de outros anos, para se perceber a mecânica daquilo, que não varia muito de ano para ano. Treinar as respostas de desenvolvimento, ver como são pontuadas, de forma a saber como jogar. Conhecer as regras do jogo é fundamental a meu ver!
      Na Matemática não esquecer de justificar tudo, demonstrar os cálculos todos, e claro, fazer exercicios...

      Respondi? Se não respondi volta a comentar...faz as perguntas que quiseres! E pra próxima diz-me em que ano andas! =P beijocas

      Eliminar
    2. Bastava teres me respondido como fizeste, muito obrigada :D
      Ando no 10ºano e isto não está a correr muito bem para quem quer entrar em Medicina porque a minha média não chega a 17, ronda isso.
      Também não gosto de inglês e escolhi espanhol, até agora acho que foi a melhor escolha que fiz visto que consigo tirar 19, coisa que se estivesse em inglês quase de certeza que não conseguiria.
      Sim, podemos repetir os exames no 12ºano e pelo que estou a perceber essa vai ser a melhor opção para ir preparada.
      Queria só te deixar mais duas perguntas: Recorreste a explicações ou não foi necessário? E para estudar para os testes, começavas a estudar com muita antecedência?
      Muito obrigada mais uma vez :D
      Beijinhos,

      Carolina

      Eliminar
    3. Oi!
      Olha estás no 2º periodo do 10º ano...ainda falta algum tempo e ainda podes recuperar perfeitamente... Não faças disso uma loucura, estuda com amor, por amor à profissão que queres seguir. Tira tooooodas as dúvidas que tiveres nas aulas!
      E não penses já em repetir exames! Faz por conseguir o melhor já... sabes que se não for desta, podes repetir e isso é bom para ir mais relaxado, mas não vás já com a ideia de que vais repetir! Isso foi o que me aconteceu a mim, só isso...Se conseguires já uma boa nota, nem que seja só a uma delas, já é bom!!! Assim ficas mais livre no 12º.
      Sobre as tuas dúvidas:
      - olha eu não tive explicaçoes durante o secundário...tentava sempre tirar as duvidas no final das aulas... Lembro-me que na minha altura havia aulas de apoio de matematica... eu ia mesmo só para treinar um bocadito, e porque adorava aquilo, não porque precisasse propriamente...
      Quando estive a estudar para os exames nacionais tive algum apoio dos meus profs de biologia (que me arranjou um livro de exercicios) e de FQ (com quem tirava as duvidas). Se tiveres uma boa relaçao com os teus profs, é uma boa opçao a meu ver... Especialmente se for à borla! =P

      - Para os testes... é dificil dizer, já não me lembro bem...e dependia de qual era a cadeira... matematica ia estudando sempre, com exercicios e isso...as linguas eu nao estudava (nao sigas o exemplo) e o resto nao sei ao certo, mas nunca deixava tudo para a ultima...

      Beijinho

      Eliminar
    4. Muito obrigada pelos conselhos e pelo tempo disponibilizado para me responder.
      Conseguiste ajudar-me.
      Boa sorte e beijinhos :)

      Eliminar
  2. Olá,

    Não te queria ocupar muito tempo, uma vez que sei que andas obviamente ocupada. Mas queria pedir-te um grande favor. Eu sou enfermeira e estou a fazer uma tese de mestrado em cuidados paliativos na FMUP, e tenho um questionário online destinado a profissionais de saúde e estudantes de medicina com apenas 16 questões (juro que leva 2 minutos a responder!). Precisava mesmo muito que alguns estudantes de medicina me respondessem... se tu o pudesses fazer e reencaminhar para outros colegas, ficaria eternamente agradecida.

    Mto Obrigada desde já.

    Link para o questionário: https://docs.google.com/forms/d/1tMZS3Gyl7Nts0mGFwK89AUO6_W3vULmJRtJ4HjLiohk/viewform

    Boa sorte para tudo,

    Alexandra Pereira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Olha o melhor é entrares no site da "comissaofmuc0812". É o nosso blog onde divulgamos as coisas... Deixa lá um comentário algures a pedir isso.

      Beijocas

      Eliminar
  3. http://www.youtube.com/watch?v=AJRPwvcQNTw

    Que te sirva de motivação!

    Beijos

    ResponderEliminar