domingo, 31 de outubro de 2010

Fotografias prometidas

Tal como tinha prometido, deixo aqui fotografias que já andava a prometer desde o séc. VI a.C.

  •  Praxe no Botânico: o objectivo é testar os caloiros e fazer daquilo uma grande brincadeira. Colocam-se os caloiros na borda de uma grande lado do Jardim do Botânico de Coimbra. Os doutores dizem "saltem" e alguns, os mais espertinhos, saltam para cima. Os mais aventureiros saltam para dentro do lado (cuja agua vai quase ate ao pescoço). Basta um, e apenas um, saltar para a água e todos os outros têm de fazer o mesmo - o chamado espírito de manada. 






Este ano resultou muito bem. Ao primeiro "saltem" mais de 10 saltaram (este ano os caloiros têm um amor à camisola...) e depois os outros saltaram todos sem ser preciso dizer nada! Foi fantástico! À mistura, e para matar as saudades, muitos doutores saltaram também. Depois ficam todos dentro do lado a cantar músicas alusivas ao curso e a Coimbra. Maravilhoso...
Por causa destas coisas, os doutores da praxe são vistos pelos mais novos como "amigos", não como "autoridades severas". E é por isso que a PRAXE em Coimbra é como é: na paz. É verdade que muitos facilitam, nem vestem bem a Capa e Batina, mas a maioria é facilmente chamada à razão e corrige a sua actuação.
No meu primeiro ano nem fui à praxe do Botânico. Detestava a praxe, fugia o quanto podia e acabei por perder imensas coisinhas engraçadas. Só quando me tornei "semi-puto" e agora ainda mais, como "candeeiro", ao receber os novos caloiros, é que percebi que só assim faz sentido. Eles fazem tudo o que lhes mandam, desde as coisas mais estúpidas às mais engraçadas, têm espírito de iniciativa e de manada, e tudo por orgulho ao curso. Aprendi bastante com eles...
  • O meu querido estetoscópio! 
 

  

7 comentários:

  1. Gostei particularmente deste post! A praxe na sua glória! Acho que isto sim, representa o espírito de Coimbra, o berço da tradição académica. Não é por causa da hierarquia, do rapanço ou de por de 4 (va um bocadinho...) mas sim pelo companheirismo, a amizade e os momentos que se vivem :)
    Tenho alguma pena que nao tivesses ido a mais praxes, mas é normal, em nós a alma da praxe não foi bem implementada... Ao contrário do que tá a acontecer agora!

    O estetoscópio é um marco na tua vida. Acho que devias empenhar-te no que cada dia se torna mais real: vais ser mais que uma pessoa! Uma heroína inominada na sociedade, alguém que muitos não vão esquecer! Vais ser a pessoa que vai vencer a morte e espalhar vida! Mas mais de tudo, vais ser alguém que muitos vão tomar como modelo, que ultimamente vai partilhar alegrias, tristezas, emoções de todos os tipos! Espero que o uses e estimes bem, como "instrumento de Deus".

    (de alguém que tu amas...)

    ResponderEliminar
  2. Mas o "instrumento de Deus" dela não será outra coisa...

    ResponderEliminar
  3. Gostei do novo blogue. Está muito interessante.
    Continua com essa força!

    Beijinho,
    Filipe C.

    ResponderEliminar
  4. Acho irónico que a praxe de estudantes de medicina inclua práticas que podem levar a que adoeçam.
    Mas quando vejo os caloiros de engenharia a carregar tijolos percebo que a minha surpresa é infundada :D


    Gostei do teu estetoscópio cor-de-rosa. Perdão, é salmão. Nunca tinha visto outros para além do cinzento? Acho que é a cor correcta.

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    eu vi o teu estetoscópio e queria perguntar.te em que ano é que tiveste de o comprar e quanto custou... eu smp ouvi dzr q medicina exige muito dinheiro pq temos de comprar muitas coisas para laboratório e livros e tal... eu queria sbr se é mesmo muito caro e a partir d qdo é q se começa a gastar mais dinheiro com esse tipo de compras. é vdd.. eu queria saber se compraste aquela bata branca que os médicos usam? pode parecer uma coisa tola... rsrsrs... mas eu tenho mta vntd d a vestir.
    mais uma vez obrigada por smp responderes. bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Ui tanta preocupação que vai nessa cabeça...

      Olha o esteto compramos habitualmente no 3º ano. No 1º e no 2º não precisas dele para nada porque não vais contactar muito com doentes... Nós mandamos vir de fora, inglaterra se não me engano, e pagamos os portes de envio por turmas, que fica bem mais baratinho... Creio que ao todo o meu ficou em 70 euros, já com uma gravação... Muito mais barato que em portugal, que fica no minimo em 150. E podes escolher a cor e isso. É barato, se pensares que muito provavelmente irás precisar dele toda a vida.

      Quanto à bata: a faculdade oferece quando cá chegas, assim como agendas, uma pastinha, canetas, etc... Não precisas de te preocupar com isso. Como tens Introdução à Medicina no 1º ano, onde fazes umas estágiozinhos de 1 dia no hospital, em diferentes serviços, precisas de a vestir logo no 1ª ano, assim como nas aulas práticas de bioquímica, que são num laboratório.

      Quanto ao geral: há cursos substancialamente mais caros, como artes... É verdade que os livros técnicos são caros...49, 50 euros na média, mas são raros aqueles que verdadeiramente precisas de comprar. Em todo o curso comprei, porque era quase obrigatório, assim de repente lembro-me só de um, de Histologia, no 2º ano. Tudo resto é opcional... Eu fui comprando claro outros livros, mas porque queria e porque achei que seria útil no futuro.
      Também não te podes esquecer que a grande maioria das coisas são estudadas pelos slides das aulas teóricas, ou por sebentas ou resumos já feitos e disponíveis nas papelarias da zona... E depois temos uma biblioteca fantástica, muito bem equipada, como todos os livros que precisarias ao longo do curso, e aberta todos os dias, todo o dia e em época de exames, aberta também até à meia noite...
      A grande despesa na faculdade são as proprinas (1000 euros por ano), o alojamento, mas existem residências sociais com óptimas condições e com todas as despesas incluídas desde 75 euros por mês, e as viagens de comboio ou autocarro, especialmente se fores de longe.

      Beijinho

      Eliminar