segunda-feira, 8 de agosto de 2016

7 meses depois

7 meses depois de ter começado o internato, vêm estes dias de calor que pretendo aproveitar ao máximo, em 7 dias de férias... Fazer aquilo que tive de adiar tantas vezes, por falta de tempo, falta de energia quando havia tempo.

É verdadeiramente assustador perceber que já estamos em agosto, e que daqui a 2 meses vou começar a fazer os meus estágios no hospital. Este ano faço reumatologia e pediatria... Acho sinceramente que vão ser tempos difíceis, voltar a ser vista como 'a estagiária', e não como uma verdadeira médica formada. Por saber disso, já vou sofrendo por antecedência...

Ontem consegui finalmente juntar uns bons amigos da faculdade. Cada um na sua cidade, na sua especialidade, foi espetacular de ver. Cada um já vê as coisas mais à sua maneira, e eu e outro colega de MGF, vemos as coisas na generalidade. Começam-se a alinhavar as diferenças dos raciocínios, não que isso seja mau, claro, é algo inevitável.
No meio de dois futuros internistas, um deles meu marido, e de um futuro hematologista que está a fazer o estágio de medicina interna, lá estava eu a discutir com eles casos de urgência, já que comecei a fazer alguns turnos. Confesso que senti uma 'pica' nisso...um orgulhozinho de andar metida 'nas coisas do hospital' e continuar a ser a futura médica de família.

A propósito disso, esta semana disse espontaneamente a uma colega, quando vi um carrinho de bebe no centro de saúde de dois lugares, e reconheci a mãe: 'aqueles meninas gémeas são minhas'... Foi a primeira vez que o disse. São 'minhas' porque acompanhei a gravidez da mãe, porque estava a torcer para tudo correr bem, porque estava ansiosa de as conhecer, e porque serei a continuar a acompanhar crescimento delas...

4 comentários:

  1. Que bom teres voltado aqui! Estou prestes a entrar nesse mundo que é estudar Medicina e ler o teu blogue ajudou-me a preparar mentalmente para o que de bom e mau aí vem.
    Boa sorte para o teu futuro :)

    ResponderEliminar
  2. O J. Castro. Tudo bem?
    Fala mais para a gente sobre essas diferenças de raciocínio nas especialidades. Tu que acompanhas um pouco da rotina do teu marido... há muitas diferenças entre a MGF e a Medicina Interna? E conta para gente, como é está "metida nas coisas do hospital".

    "São minhas gemeas..." o MGF sente mesmo que é "parte da família", né? Bonito isso.

    Um abraço, ate breve.
    Imeli.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia, vou fazer o Harrison este ano, li que estudaste por slides da academia/exame da especialidade...tava a pensar fazer o mesmo pois tenho dificuldade em decorar livros.Que aconselhas?que nota tiraste na PNS?gostava de ir pra mgf

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bruno.
      Eu estudei por slides mas às vezes penso se não teria ajudadoler as frases todas direitinhas...não sei. Por slides consegues um estudo mais rápido e mais dirigido, não sei se pelo livro não será mais fácil reconhecer frases, como muitas vezes aparecem na prova.
      Isso depende essencialmente de ti, de como já estudavas antes, não compares directamente porque há gente a estudar por slides e tirar 95 e quem tire 39...
      Boa sorte

      Eliminar