segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Resposta aos leitores: Pode-se engravidar na especialidade?

Alguém aqui há dias me perguntava alguma coisa sobre se poderia engravidar durante a especialidade ou se isso traria alguma desvantagem.

Ora bem, constituir família é um direito de qualquer cidadão; a mulher tem o direito de engravidar quando quiser, e o mesmo é válido para a paternidade (não esqueçamos o pai).
Durante este percurso de aulas de medicina e agora como médica, nunca ouvi nenhuma história de alguém que tivesse sido prejudicado por isso.

Fala-se, e repare-se no verbo que eu usei, que poderá não ser vantajoso em determinados anos de especialidades cirúrgicas, porque na cirurgia é necessário o constante "aperfeiçoamento" técnico. Mas aqui me parece que é uma opção das próprias pessoas, e não lhes é imposto nada. Cada um é que sabe quando terá disponibilidade emocional/tempo para ter um filho.

FALA-SE que ainda há por Portugal alguns Diretores de Serviço que não gostam muito de internas, no feminino, pela possibilidade de engravidarem... Mas isso me parece que é puro preconceito, de médicos de outra velha guarda, pelos quais não poderemos orientar as nossas opções de vida.

A minha opinião:
Entre falar-se e ser verdade, vai uma diferença. E entre as histórias que se ouvem de há uma década atrás e as atuais vai exatamente isso, 10 anos. Nestes anos, muita coisa mudou. Antigamente era quase impensável uma mulher fazer Medicina (e muitos professores faziam impor essa ideia, descriminando-as nas aulas); hoje em dia, 2/3 das pessoas que entram em Medicina são mulheres.
O negativismo da questão perdura e ainda aflige alguns, mas para mim isso não passa de um boato que vai passando de geração em geração. É quase como associar-se "Medicina = Biblioteca/Nerds"... São daquelas coisas!
Mas há imensas outras boas historias que nunca ninguém ouve falar! Vou deixar aqui um exemplo: atualmente no serviço de cirurgia geral (cirurgia, atenção) está uma interna em licença de maternidade, outra anunciou à pouco que estava grávida e 3 outras internas vão casar no próximo ano (2 delas no mesmo mês). Nenhuma delas foi de alguma forma discriminada...

Sejamos felizes e façamos "mazé" a natalidade de Portugal aumentar! =P

3 comentários:

  1. Grande resposta J.Castro!! Muito obrigada, acho que acabaste de tirar alguns "macaquinhos da cabeça" a mulheres que queiram ser médicas. Um beijinho de uma grande fã do teu blog e que um dia também vai ser médica, e que por sinal também já pensou nesta questão da maternidade e da medicina :)

    ResponderEliminar
  2. Olá! Gosto muito do teu blog e acredita que ajudas imensos alunos e futuros alunos de Medicina a perceber e a conhecer a realidade da profissão de médico :) Sou estudante de Medicina, porém atrasei 3 anos na tentativa de entrar. Por vezes, sinto-me um pouco em baixo, porque embora este há muito queira isto, também quero um dia ser mãe (antes dos 30, se possível) e trabalhar na minha profissão, conciliando sempre com a minha família. Gostaria de te fazer uma pergunta em relação a esta temática da maternidade. É possível engravidar no ano comum, se a idade desejada em ser mãe for precisamente aquela em que estarei no ano comum (28)? Que implicações isso poderá ter? Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Desculpa a demora na resposta. Sim, claro que é possível engravidar no ano comum... Agora escolhe se a especialidade em Junho, e grávida ou não, vais escolher o teu lugar/especialidade na mesma. Se entrares em licença de maternidade durante o ano comum, atrasas o início da especialidade...porque tens obrigatoriamente que fazer os meses de estágio do ano comum antes de avançares para a especialidade...talvez isso já não seja muito aconselhável em termos práticos, mas podes sempre engravidar quando quiseres. Aliás...o ano comum é o primeiro ano de internato de todas as especialidades, dai já ganharmos dinheiro e daí se designar 'comum'.
      Mas se queres um conselho, não te prendas com essas preocupações...tudo se compõe na hora certa... Agora o importante é terminares o curso, um passo de cada vez.
      Beijinho

      Eliminar