sábado, 20 de abril de 2013

Porque devo continuar - resposta a um leitor!

Este blog foi criado com a intenção da partilha: de conhecimento, de experiências, de dúvidas e medos. Por isso são sempre bem-vindas todas as opiniões e questões que possam ter. Pode não ser logo, mas respondo sempre.

Abordaram-me sobre o porquê de se continuar, o porquê de querer tirar medicina, já tendo outro curso e uma carreira.
Bem eu creio que consigo entender. Eu tenho apenas 20 e poucos anos e já me sinto cansada desta vida. Estou mais que pronta pra seguir em frente, dar o passo pra etapa seguinte, tanto a nivel pessoal como profissional (entenda-se aqui que não sei tudo, claro, pelo contrario, mas quero seguir). E às vezes sinto-me "presa" a esta vida que escolhi, porque efectivamente não posso fazer nada mais além do que é suposto. Também quero ter a minha casinha, porque viver durante 5 anos num espaço que não é nosso, mas ao mesmo tempo é nosso, é estranho. Também quero casar e ter filhos, eu diria, como qualquer mulher que tem esse tal "relógio" activo.

O que eu proponho que pensem é no seguinte:
Às vezes queremos tanto uma coisa e depois quando a alcançamos, pensamos "porque queria isto?". É bom refletir sobre isso... seria orgulho? Seria uma necessidade de mostrar a nós mesmos que conseguimos alcançar aquilo? Ou realmente queriamos e continuamos a querer determinada coisa?
Penso que a pergunta fundamental deverá ser: como serei mais feliz? A estudar mais 6 anos e depois a tirar uma especialidade mais outros 5 anos? Ou posso aceitar o que vida já me deu e ser feliz sem o curso de Medicina, mas tendo outras coisas sem ter de as adiar, como filhos?

Não quero de forma alguma desmoralizar ninguém. Proponho apenas que se sentem, cruzem as pernas à chinés, coloquem a coluna recta, fechem os olhos e se descubram. Isso é o mais importante.
As duvidas podem ser só fruto do cansaço, podem ser o medo a falar. Se assim for, e se no vosso coraçao concluirem isso, vão ver quando abrirem de novo os olhos, já não vão sentir isso. Pode demorar. Não pensem que meditar é imediato. As respostas chegam consoante estamos preparados para elas. Quanto mais nos conhecermos, mais rápido as descobrimos.

Há cerca de 3 a 4 meses atrás, já não sei bem, fiz isto que proponho. Não sei se cheguei a escrever sobre isso ou não. Precisei de 4 dias de meditação (não inteiros claro). Descobri um defeito enorme em mim, que não sabia até então que o tinha. Depois de o conhecer, de lhe dar as boas-vindas (porque faz parte de mim e não o posso nem devo negar), comecei a entender de onde chegavam todas as minhas dúvidas, o meu cansaço e o meu stress. Ainda não consegui mudar esse tal "pormenor" em mim, mas saber que ele existe e o que faz à minha visão do mundo, permiti-me que lhe peça "por favor, deixa a minha mente mais clara por uns segundos, não interfiras, para saber o que está a acontecer"... E assim é....

6 comentários:

  1. Eu ainda não consigo dar resposta a essas questões, nem sei se algum dia conseguirei. Mas de facto, apesar de difícil, não considero impossível conciliar a vida pessoal com o curso, como casar e ter filhos. Será ilusão por estar numa fase tão inicial? Conheces alguém nestas condições?Às vezes penso, que esta minha opinião é só uma mera sugestão psicológica por desejar que tal aconteça!é claro que sei que esta conciliação não se faria dentro dos 6 anos...mas realmente e como profissional de saúde, cada vez mais sou de opinião de que quando precisamos não são de todo os diplomas que nos valem, mas sim as pessoas que estão perto de nós e eu em tão poucos meses, já percebi que não é difícil deixar algumas pelo caminho, por tão pouco tempo de qualidade que temos para lhes dedicar!

    ResponderEliminar
  2. Por favor não deixes de escrever e de nos contar as "peripécias" do teu dia-a-dia! Encontrei o teu blog há cerca de 2 dias atrás e fiquei completamente viciada xP! Já o li de fio a pavio (:
    Grande beijinho e continuação de bons estudos! Continua a inspirar-me sff ;P

    Catarina Zorego Morais

    ResponderEliminar
  3. Olá :) Esta minha msg não é uma resposta ao teu post, mas sim uma duvida a qual nem sei se consegues rsponder, mas pronto.
    Seu eu fizer medicina no brasil eu posso trabalhar na europa? O curso é melhor no brasil?
    bjo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sue!
      Olha não faço ideia... eu tenho colegas brasileiros que estão cá de erasmus e pelo aquilo que eles me dizem, há algumas faculdades que vos preparam pra serem médicos generalistas e que podem praticar quando terminam o curso.
      Aqui não é bem assim... Depois de fazermos o curso somos obrigados a fazer o "Internato do Ano Comum", caso queiramos tirar uma especialidade em Portugal. Por isso não sei como se processa isso, se terias de fazer também esse internato ou alguma prova de equivalência do teu curso ao nosso, visto que não fazes parte da união europeia...não sei mesmo, desculpa.

      Eliminar
  4. Olá J.Castro! Adoro o que escreves, essas reflexões e conselhos... Eu estou exactamente nesta situação que descreves. Já tenho um curso mas vou agora para o 2º ano de Medicina. Passei o ano todo e continuo cheia de dúvidas. É mesmo isto que quero? Consigo "sacrificar" e adiar tantos aspectos da vida por Medicina? Sei que estas respostas estão dentro de nós, sei que devemos confiar na nossa intuição, não deixar que o medo nos altere a visão... Mas continua a ser difícil. Enfim, é só um desabafo e um agradecimento pelos teus posts, és uma inspiração :) beijinhos
    Rita

    ResponderEliminar