sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

2º semestre

Após 2 meses sem dar notícias, hoje é o dia de voltar a actualizar o meu blog... Já é um abuso tanto tempo!!! O meu pedido de desculpas para quem me segue... 
Em Dezembro começa a loucura do estudo que só termina a meio de Fevereiro e torna-se difícil ter vontade ou tempo para escrever...Intensivo, cansativo, frustrante quando as notas não reflectem o meu esforço, super encorajador quando uma nota é boa e merecida.. Faz parte e sobre "época de exames" já muito falei...

 Às vezes fico a pensar: "já viste o que aconteceu em 2-3 meses?" Aconteceu muitas coisa, conheci muitas pessoas que vale a pena referir e iniciei actividades extra-curriculares que há muito desejava...

Em Dezembro tirei um curso intensivo de socorrismo e hoje sou Tripulante de Ambulância de Transporte - TAT (embora na prática tenha as mesmas habilitações que o pessoal do INEM). Passadas 2 semanas com curso das 20-24h/6 dias por semana, fiz o exame final e tornei-me "Voluntária da Cruz Vermelha"... Algo há muito ansiado.
Agora tenho turnos semanais de 8h onde fico de "prevenção" para saídas de emergência pré-hospitalar... Não tenho ainda muita experiência, aliás, tenho muito pouca, mas já deu para socorrer algumas quedas, um acidente rodoviário, doenças súbitas e até fazer um apoio ao helicóptero nos HUC.
O que gosto mais?
A viagem até à vitima! Não posso negar que adoro aquela adrenalina de andar em contra mão, passar por cima dos passeios, com as sirenes barulhentas e adoro ver o efeito imediato que elas têm... É incrível ver como todos os veículos se afastam, num respeito inquestionável à emergência, à assistência à vida e ao sofrimento e se algum condutor distraído não o faz, todos os outros o criticam e acenam em desagrado...

Em Janeiro terminei as  aulas de língua gestual portuguesa do nível I e ficou a promessa de voltar no 2º semestre para fazer os níveis 2 e 3 juntos. Entretanto também confesso que me despertou imensa curiosidade saber como se processa a vida quotidiana de um surdo-mudo, num cenário de urgências, numa consulta com o médico assistente, num restaurante, nas finanças... Ha de facto uma barreira gigante! Nunca ninguém pensa "e se eu não pudesse ouvir ou falar?", mas deixo a pergunta no ar.

Com a interesse à psiquiatria que foi surgindo a cada nova aula durante o semestre, surgiu também a vontade crescente de fazer a minha tese de mestrado nessa área. Após várias tentativas negadas para temas de um projecto, desisti da ideia. Hoje ligaram-me a perguntar se gostaria de participar num estudo de psiquiatria, exactamente como eu tinha imaginado. Não podia ter ficado mais contente. Esta 3ª ou 4ª vou saber pormenores e começar.
É particularmente bom dar inicio à tese no 4º ano, para não deixar acumular. Se tudo correr bem, é apresentada em Setembro do 6º ano e já fica "despachado".

Como colaboradora do Pelouro Científico do Núcleo de Estudantes de Medicina, próxima segunda feira já começa o trabalho e temos muitos projectos em mente: complementar o curso com componente prática e algumas áreas científicas teóricas pouco abordadas é o objectivo. Tambem estou muito entusiasmada!

Enfim, novos livros, muito dinheiro gasto em fotocópias e encadernações, dossiers...e vamos lá arrancar com o 2º semestre do 4º ano, que já só faltam 5 semestres (dos iniciais 12).

Prometo actualizações em breve!
=P


Sem comentários:

Enviar um comentário