sábado, 3 de setembro de 2011

Regresso a Casa


Após uma semana em Vila Cova de Alva para umas férias tranquilas volto a casa. Pijama, filmes, sandes de queijo e costura vão preencher a última semana da pausa de verão. Depois, e só depois, regresso a casa. Irei voltar para a cidade que me acolhe durante todo o ano, para aquelas praças cheias de pessoas novas, prontas para começar um curso. Para a faculdade que, de velhinha, já quase só recebe turistas. Nós, os estudantes, voltamos para o Pólo III, das Ciências da Saúde, bem perto dos Hospitais.
Mas não sei ao certo se estou preparada. De Vila Cova dei um salto a Coimbra para tratar de assuntos burocráticos antes de fazer a viagem para o Porto. Ao entrar na cidade não senti alegria nem aquele “home, sweet home!”, mas também não me senti desconfortável ou pressionada. Creio que esse é o efeito do passar dos anos… Já sei de cor todas as ruas e cruzamentos, sei as horas a que passam os autocarros que mais uso, conheço o tipo de pessoas que lá se encontram e sei que dia da semana estou pelas pessoas e carros que se encontram na rua. Aproxima-se o 4º ano em que lá vivo.
De qualquer forma, uma coisa é certa: não trocava aquela cidade por nenhuma outra para estudar e para viver. É, de facto, a Cidade dos Estudantes e apesar de esta semana não ter sentido aquela alegria, sei que no próximo sábado irei sentir que estou a regressar a casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário