terça-feira, 14 de junho de 2011

...de volta à rotina das madrugadas...

São 8h20; já é tarde. A biblioteca está a começar a encher, mas ainda existem imensos lugares de vago - daqui a meia hora, já não há onde sentar. Todos procuram o mesmo, mas o quê? Será um lugar silencioso para se concentrarem melhor?

Não, na verdade todos querem companhia, alguém ao lado que também esteja na mesma tarefa. Na verdade queremos salas cheias de pessoas desconhecidas que são, na pré-época de exames, dos nossos melhores amigos, porque nos incentivam a estudar somente com a sua presença. 
Em casa as coisas processam-se de um modo mais lento, tudo custa mais. Como não temos ninguém para nos julgar inconscientemente, olhando-nos de lado com aquela cara de "não tens nada para fazer?!", deixamo-nos estar tranquilos dentro da nossa lentidão. Podemos passar todo o dia sentados em frente à secretária, mas estudar de verdade, nó máximo umas 4 horas...

Portanto deixo aqui o meu conselho: estudar para exames? Numa biblioteca bem requisitada, mas silenciosa, de preferência escolar, para que quem a frequenta tenha sensivelmente a mesma idade. Mesmo que venham com os pc's navegar na Internet, vamos sempre achar que estão a fazer uma super tese de mestrado e vamos pensar "vá, estuda para lá chegares..."

3 comentários:

  1. É verdade, me dá muita moleza estudar em casa, sempre acabo chamando alguém pra estudar comigo já que não conheço muito o pessoal das bibliotecas daqui.... O estudo rende bem mais!

    ResponderEliminar
  2. Como eu te compreendo :)

    ResponderEliminar
  3. É a maior das verdades! Estou no primeiro ano de medicina em Coimbra ;) e levar logo com um teste de anatomia assusta-me imenso porque acho que nunca estudei o suficiente. Agora, vamos ver como corre. A sala de estudo da associação ou a biblioteca em frente à faculdade de letras são por agora, os meus lugares de eleição para estudar :p

    ResponderEliminar