domingo, 20 de março de 2011

Objectivos Atingidos

Lembram-se daquele post que coloquei sobre os objectivos pro 2º semestre? Voilá! Estou com todos em andamento!

Às 3ª e 5ª, das 18-20h, tenho aulas de Espanhol. A professora é super querida, incentiva a turma a falar a língua, apesar de quase todos misturarem o Português, o Inglês e o Francês no meio das frases... A escrever, cada palavra cada erro, acho que pela língua ser tão semelhante à nossa. (A memória já não é o que era, isso é que é verdade!) Mas tenho gostado mesmo muito: as aulas são mais uma distracção do que uma rotina ou obrigação.

No próximo dia 28 começo o curso de socorrismo, pela Cruz Vermelha Portuguesa. 3 intensivas horas por dia, durante 4 dias, das 20-23h. No final, inscrevo-me como voluntária. Acho que vai ser daquelas experiências que simplesmente mudam a vida ou o modo de pensar de alguém. Inexplicavelmente, sempre que ouço o som de uma ambulância o meu coração fica em alerta e não consigo deixar de pensar "quem irá ali?" "será que é grave?"...

Candidatei-me a um estágio observacional no INEM, também no decorrer da mesma linha de pensamento daquilo que sinto pelas pessoas que estão a ir de urgência para o hospital. Quero ver de perto o que se passa lá dentro, quero ser chocada agora, para não o ser depois, quando for médica. Quero aprender a agir rapidamente, a usar de forma rápida na prática, aquilo que se aprende na teórica.

Desisti do trabalho de investigação que tinha vindo a desenvolver no 1º semestre. Aquilo de todos os dias fazer a mesma coisa e no final da semana os resultados serem "inconclusivos" não era para mim. Gosto de acções rápidas, de ver que o meu trabalho de agora dá frutos a curto prazo. Nunca sonhei encontrar a cura para o cancro, ou para a SIDA, ou para outra doença qualquer. Sou do estilo de enquanto outras pessoas procuram essas respostas, eu, com os meios de hoje, com o que se sabe hoje, tentar ajudar. Ajuda que sei que irá ter repercussão. Ser voluntária.


4 comentários:

  1. Prezada Estudante,

    Medicina é um sonho. Um belo sonho: com angústias, desamparo e muita, muita riqueza a ser oferecida a quem sofre. Você se tornará um anjo. Se é cristã o sentido profundo da experiência humana estará sendo experienciado. Se não é cristã o mundo lhe renderá respeito, da mesma forma. Siga em frente.

    ResponderEliminar
  2. Fico lisonjeada com a seu comentário. Muito obrigada...
    Para uma próxima, assine com o seu nome, é sempre bom conhecer alguém.

    ResponderEliminar
  3. "Inexplicavelmente, sempre que ouço o som de uma ambulância o meu coração fica em alerta e não consigo deixar de pensar "quem irá ali?" "será que é grave?"..." também sinto isto! :)
    j. castro, vou entrar para medicina neste próximo ano lectivo. como é que se tiram esses cursos e como é que se pode trabalhar na cruz vermelha? dá para conciliar com o estudo em medicina?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Daniela! Ou deverei dizer, "colega Daniela"?! xD

      Então: eu não sou a pessoa indicada para informar quando decorrem os cursos. O melhor mesmo é quando entrares, passares na Delegação da Cruz Vermelha e perguntares quando será o próximo.
      Os turnos, na Delegação de Coimbra, são de 8h. 00h-08h, das 08h-16h e das 16h-00h. Fazemos um turno por semana. Cada um de nós dá a sua disponibilidade, ou seja, à partida dá para te organizares em termos de horário. Já não me lembro de como é o horário do primeiro ano mas não deve ser nada de outro mundo! E não estas essas 8h constantemente a trabalhar...era mau sinal. Por isso podes estudar na delegação!
      Beijoca

      Eliminar